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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Interdepartamentais da EERP
 
Disciplina: 2200095 - Metodologia do Ensino de Enfermagem II
Nursing Teaching Methodology II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2020 Desativação: 14/07/2023

Objetivos
A disciplina promove oportunidades de aprendizado significativo contribuindo com a formação do (a) enfermeiro (a) na área de competência da educação, voltada para docência na educação profissional em enfermagem - formação de auxiliares/técnicos de enfermagem, bem como da gestão de ensino.
Busca aperfeiçoar competência para a docência na Educação Profissional (o que já foi iniciado em disciplina de Educação Profissional em Enfermagem I), analisando e construindo conhecimentos sobre a prática em sala de aula e a gestão de curso vivenciadas na disciplina 2200096 Estágio Curricular em Educação profissional em Enfermagem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
99971 - Adriana Katia Corrêa
1928087 - Rosangela Andrade Aukar de Camargo
 
Programa Resumido
Aprofundamento do desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) para a docência e para a gestão do ensino, no cenário da escola de educação profissional em enfermagem, desenvolvimento esse iniciado nas disciplinas anteriores voltadas à educação profissional; dimensões políticas, gerenciais, pedagógicas e relacionais para compreensão e atuação neste contexto, além de compor também carga horária para as atividades de "Prática como Componente Curricular", um dos componentes exigido para a formação de professores segundo a atual legislação brasileira.
 
 
 
Programa
Os saberes cognitivos, procedimentais e atitudinais se articulam para que o estudante inicie o desenvolvimento das seguintes ações profissionais para a construção da competência docente na escola técnica:
Ação profissional 1. Participa da formulação, revisão e/ou reconhecimento do projeto político-pedagógico (PPP) da escola de educação profissional em enfermagem. Reconhece o contexto da escola de educação profissional, sua estrutura física e organizacional, o modelo de gestão da escola/ensino, os sujeitos envolvidos no processo ensino-aprendizagem, considerando principalmente os perfis de professores, estudantes e coordenadores, as relações sociais e interpessoais que são construídas pelos distintos sujeitos atuantes na escola, a comunidade na qual ela se insere, as determinações políticas e legais que a orientam;
Reconhece o PPP da escola, analisando o prescrito e o efetivamente realizado, tendo em vista seus pressupostos filosóficos, pedagógicos, políticos e legal;
Acompanha o processo de estruturação, desenvolvimento e reformulação do PPP, identificando os distintos sujeitos envolvidos;
Ação profissional 2. Participa da execução do PPP da escola, no que se refere aos cursos de auxiliares/técnicos de enfermagem
Propõe atividades educativas voltadas à formação de técnicos de enfermagem, tendo em vista os princípios e diretrizes do SUS, principalmente no que se refere à perspectiva integral de cuidado, bem como à formação crítico-reflexiva, privilegiando metodologia ativa e problematizadora de ensino-aprendizagem, centradas nos estudantes, a partir de seu contexto vivido e do mundo cotidiano de trabalho, bem como práticas avaliativas formativas e emancipadoras.
Ação profissional 3. Avalia PPP da escola - no que se refere aos cursos de auxiliares/técnicos de enfermagem
Avalia o desenvolvimento das atividades educativas propostas, tendo em vista o envolvimento/desempenho do estudante, do professor e institucional, de modo participativo.

Saberes Cognitivos:
- Educação Profissional em Enfermagem no Brasil - questões político-legais (década de 40 até os dias atuais);
- Projeto Político Pedagógico e Modelos Curriculares em Saúde, com foco na educação profissional em enfermagem;
- Processo ensino-aprendizagem e Teorias da Aprendizagem na educação profissional em enfermagem;
- Sujeitos do Processo ensino aprendizagem na educação profissional em enfermagem (docente/ aluno (perfil/relações com o mundo do trabalho);
- Relações professor-aluno na educação profissional em enfermagem;
- Planejamento do Processo ensino-aprendizagem (objetivos, conteúdos, métodos, estratégias, avaliação) na educação profissional em enfermagem.

Saberes Procedimentais:
- Desenvolve busca ativa de documentos e informações em diferentes fontes;
- Realiza entrevista com diretor, coordenador de curso, professor e alunos da educação profissional;
- Analisa as informações de modo crítico e contextualizado;
- Elabora planos de aulas na educação profissional;
- Executa estratégias de ensino aprendizagem na educação profissional;
- Desenvolve relatos críticos e reflexivos a partir da realidade vivenciada e articula com a base teórica;
- Constrói o portfólio reflexivo;
- Constrói critérios de avaliação do ensino-aprendizagem coletivamente.
- Exercita a habilidade de comunicação e observação nos grupos de discussão e nos cenários de prática.

Saberes Atitudinais:
- Age de forma ética (compromisso profissional, respeito, linguagem clara gerando entendimento para o interlocutor, apresentação pessoal adequada);
- Assume atitude crítico-reflexiva no processo ensino-aprendizagem;
- Desenvolve a autonomia responsável no processo de ensino-aprendizagem;
- Exercita o trabalho em grupo (tomada de decisões; negociar conflitos; lidar com as diferenças, escuta, comunicação).
- Desenvolve compromisso social com atores da Escola de educação profissional.

Método de Ensino:
A disciplina corresponde aos momentos de reflexão, busca, síntese e análise do conhecimento, a partir da problematização das informações buscadas e previamente analisadas e das situações vividas nas imersões realizadas na disciplina Estágio Curricular em Educação Profissional em Enfermagem, sendo desenvolvida por meio de ciclo pedagógico: 
- Inserção na realidade (I) - momento em que o aluno, a partir de suas experiências e conhecimentos adquiridos anteriormente, realiza as atividades no cenário ensino-aprendizagem da educação profissional em enfermagem - disciplina Estágio Curricular em Educação Profissional em Enfermagem;
- Síntese provisória (SP) - em subgrupo de 12 alunos (cada professor acompanhará um subgrupo) é realizada a leitura, discussão e problematização dos relatos individuais referentes à imersão, com foco em alguns eixos norteadores, identificando os problemas relacionados à construção da docência na educação profissional, elaborando questões de aprendizagem. Em seguida, é realizada busca de informações/conhecimentos, em fontes variadas, tanto disponibilizadas pelas professoras como buscadas pelos estudantes (B) que ajudem a compreender/analisar os problemas identificados, respondendo às questões de aprendizagem, bem como a delinear estratégias transformadoras. Cada subgrupo deverá fazer uma síntese do seu material a ser apresentada aos demais no momento de nova síntese, bem como entregue - via impressa - ao professor; 
- Nova síntese (NS) - Cada grupo será dividido em dois subgrupos, sendo que para apresentação da síntese os subgrupos se alternarão nos dias de NS. Para esta apresentação, cada subgrupo terá liberdade de escolher estratégias de ensino favorecedoras do processo ensino-aprendizagem a serem utilizadas. Um quarto grupo será formado a partir do sorteio de dois alunos de cada subgrupo, tendo a tarefa de discutir as ideias apontadas pelos colegas e apresentar questões para debate, ao final do encontro. Caberá aos professores responsáveis coordenar o encontro, destacando, sintetizando e analisando aspectos essenciais.
Essa organização será repetida ao longo da disciplina. A intenção é compreender os problemas identificados e reconstruir a prática profissional, considerando os eixos norteadores. 
Avaliação (A) - ao final de cada atividade, é realizada a auto-avaliação, avaliação do grupo e avaliação do professor/facilitador.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação formativa e articulada à disciplina 2200096 Estágio Curricular em Educação Profissional em Enfermagem terá como referência os desempenhos esperados, sendo feita de forma sistemática, com registro e ciência do estudante. Constarão da avaliação: o desempenho do estudante no cenário de prática - escola de educação profissional de enfermagem, no pequeno grupo nos momentos de síntese provisória e no grande grupo nos momentos de nova síntese, produtos desenvolvidos na disciplina e o portfólio reflexivo construído pelo estudante, sendo considerados aspectos cognitivos, afetivos e procedimentais.
Critério
A nota final da disciplina varia de zero a dez e, em um processo de construção coletiva em sala de aula, coordenado pelos professores responsáveis, são determinados os critérios de avaliação referentes ao desempenho do aluno no pequeno grupo – Síntese provisória, no trabalho de busca coletiva em pequeno grupo, na nova síntese, no cenário de prática profissional e no portfólio reflexivo. Os valores entre as cinco dimensões que compõem o processo de avaliação da disciplina serão distribuídos equitativamente de modo que a soma entre eles totalize 10, ou seja, 2 pontos por dimensão. A entrega do portfólio posterior à data previamente combinada somente será aceita em situações devidamente justificadas. Se não houver entrega de nenhum portfólio, o aluno será reprovado. Será aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) e frequência mínima de 70%.
Norma de Recuperação
O acompanhamento ocorrerá ao longo do processo ensino-aprendizagem. Não está prevista recuperação.
 
Bibliografia
     
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