1. Exercitar a prática profissional docente na perspectiva da promoção da saúde no contexto da educação básica; 2. Exercitar a prática profissional docente com base nas políticas educacionais no que se refere à articulação com a promoção em saúde; 3. Desenvolver temáticas de promoção em saúde nos espaços de educação permanente dos professores na escola de educação básica. Esta disciplina se desenvolve de forma articulada e de Indicação de Conjunto com a Disciplina 2200097 Metodologia do Ensino de Enfermagem I.
Exercício da prática profissional docente e o trabalho do enfermeiro na Educação Básica; Propostas pedagógicas e desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem em sala de aula, adequados às condições da realidade escolar e políticas públicas de educação e saúde na Educação Básica; Promoção da Saúde e Escola Promotora de Saúde no contexto da Educação Básica; Processo de Ensinagem; Metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Tecnologia e Comunicação.
Saberes Cognitivos: - Conceito de Promoção da Saúde e a estratégia de Escola Promotora de Saúde na realidade escolar; - Articulação das Políticas Públicas de Educação, programas e outros documentos norteadores para a educação básica e as propostas de promoção da saúde na realidade escolar; - Projeto Pedagógico, com foco na Promoção da Saúde na Educação Básica: relação entre o proposto e o realizado na escola; - Processo ensino-aprendizagem na educação básica; - Relações professor-aluno na educação básica; - Planejamento do Processo ensino-aprendizagem (objetivos, conteúdos, métodos, estratégias, recursos materiais e didáticos, avaliação) na educação básica; - Metodologias ativas de ensino-aprendizagem e Tecnologias da Comunicação e Informação; - Imunização e saúde coletiva com ênfase no contexto da escola de educação básica; - Articulação entre acuidade visual e o processo de aprendizagem na educação básica. Saberes Procedimentais: - Elaboração de plano de aula de ações educativas sobre saúde e temas afins na educação básica; - Desenvolvimento das ações educativas na escola; - Avaliação das atividades educativas desenvolvidas; - Avaliação da acuidade visual por meio da tabela de Snellen; - Verificação das carteiras de vacinação; - Participação da reuniões de planejamento e trabalho pedagógico nas escolas. - Desenvolve relatórios e registros críticos e reflexivos a partir da realidade vivenciada e articulado com a base teórica; - Desenvolve habilidades de leitura, interpretação de textos e escrita. Saberes Atitudinais: - Atitudes éticas no espaço profissional (compromisso profissional, respeito, linguagem clara gerando entendimento para o interlocutor, apresentação pessoal adequada); - Atitude crítico-reflexiva no processo ensino-aprendizagem; - Postura no trabalho em grupo: respeito, escuta ativa, tomada de decisões; negociação de conflitos; relação com as diferenças. Método de Ensino: Considerando o estágio como um campo de conhecimento, superando a visão de mera redução à atividade instrumental, essa disciplina propõe que o aluno vá a campo de atividade profissional - imersão na escola - desenvolvendo atividades educativas, e, de forma articulada a outras disciplinas, faça uma avaliação e reflexão sobre suas atividades, relacionando-as aos conhecimentos construídos ao longo do Curso. Assim, essa disciplina está vinculada à Metodologia do Ensino em Enfermagem I, que corresponde à problematização das situações vividas nos momentos de imersões na realidade da Escola de Educação Básica, completando o ciclo pedagógico: Síntese provisória; Busca de informações/conhecimentos; Nova síntese. Vincula-se com a disciplina Metodologia do Ensino em Enfermagem I, de forma concomitante. Integra também conhecimentos de outras disciplinas da área da educação: ERP0230 Didática III, ERP0231 Psicologia da Educação II.
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