Informações da Disciplina

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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Interdepartamentais da EERP
 
Disciplina: 2200098 - Estágio Curricular Supervisionado: Promoção da Saúde na Educação Básica
Integrated Curricular Experience: Health Promotion in Elementary Education

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 5
Carga Horária Total: 180 h ( Estágio: 150 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
1. Exercitar a prática profissional docente na perspectiva da promoção da saúde no contexto da educação básica; 
2. Exercitar a prática profissional docente com base nas políticas educacionais no que se refere à articulação com a promoção em saúde;
3. Desenvolver temáticas de promoção em saúde nos espaços de educação permanente dos professores na escola de educação básica.

Esta disciplina se desenvolve de forma articulada e de Indicação de Conjunto com a Disciplina 2200097 Metodologia do Ensino de Enfermagem I.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2112005 - Luciane Sá de Andrade
68973 - Maria das Graças Bomfim de Carvalho
2917823 - Marlene Fagundes Carvalho Gonçalves
1571591 - Marta Angélica Iossi Silva
 
Programa Resumido
Exercício da prática profissional docente e o trabalho do enfermeiro na Educação Básica; Propostas pedagógicas e desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem em sala de aula, adequados às condições da realidade escolar e políticas públicas de educação e saúde na Educação Básica; Promoção da Saúde e Escola Promotora de Saúde no contexto da Educação Básica; Processo de Ensinagem; Metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Tecnologia e Comunicação.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
- Conceito de Promoção da Saúde e a estratégia de Escola Promotora de Saúde na realidade escolar;
- Articulação das Políticas Públicas de Educação, programas e outros documentos norteadores para a educação básica e as propostas de promoção da saúde na realidade escolar; 
- Projeto Pedagógico, com foco na Promoção da Saúde na Educação Básica: relação entre o proposto e o realizado na escola;
- Processo ensino-aprendizagem na educação básica;
- Relações professor-aluno na educação básica; 
- Planejamento do Processo ensino-aprendizagem (objetivos, conteúdos, métodos, estratégias, recursos materiais e didáticos, avaliação) na educação básica; 
- Metodologias ativas de ensino-aprendizagem e Tecnologias da Comunicação e Informação;
- Imunização e saúde coletiva com ênfase no contexto da escola de educação básica; 
- Articulação entre acuidade visual e o processo de aprendizagem na educação básica.

Saberes Procedimentais:
- Elaboração de plano de aula de ações educativas sobre saúde e temas afins na educação básica;
- Desenvolvimento das ações educativas na escola;
- Avaliação das atividades educativas desenvolvidas;
- Avaliação da acuidade visual por meio da tabela de Snellen;
- Verificação das carteiras de vacinação;
- Participação da reuniões de planejamento e trabalho pedagógico nas escolas.
- Desenvolve relatórios e registros críticos e reflexivos a partir da realidade vivenciada e articulado com a base teórica;
- Desenvolve habilidades de leitura, interpretação de textos e escrita.

Saberes Atitudinais:
- Atitudes éticas no espaço profissional (compromisso profissional, respeito, linguagem clara gerando entendimento para o interlocutor, apresentação pessoal adequada); 
- Atitude crítico-reflexiva no processo ensino-aprendizagem; 
- Postura no trabalho em grupo: respeito, escuta ativa, tomada de decisões; negociação de conflitos; relação com as diferenças. 

Método de Ensino:
Considerando o estágio como um campo de conhecimento, superando a visão de mera redução à atividade instrumental, essa disciplina propõe que o aluno vá a campo de atividade profissional - imersão na escola - desenvolvendo atividades educativas, e, de forma articulada a outras disciplinas, faça uma avaliação e reflexão sobre suas atividades, relacionando-as aos conhecimentos construídos ao longo do Curso.
Assim, essa disciplina está vinculada à Metodologia do Ensino em Enfermagem I, que corresponde à problematização das situações vividas nos momentos de imersões na realidade da Escola de Educação Básica, completando o ciclo pedagógico: Síntese provisória; Busca de informações/conhecimentos; Nova síntese. 
Vincula-se com a disciplina Metodologia do Ensino em Enfermagem I, de forma concomitante.
Integra também conhecimentos de outras disciplinas da área da educação: ERP0230 Didática III, ERP0231 Psicologia da Educação II.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação formativa terá como referência os desempenhos esperados para a disciplina, e será feita de forma sistemática, com registro e ciência do estudante. Constarão da avaliação o desempenho do estudante no pequeno grupo e no cenário de prática, e os seguintes instrumentos: o projeto de atividades desenvolvido pelo grupo; a ficha de estágio (frequência e assiduidade, com assinatura do responsável pela escola); os registros diários em formulário específico; o relatório final construído pelo estudante, a partir das vivências e reflexões.
Critério
Será aprovado o aluno que obtiver nota igual ou superior a 5,0 (cinco) e frequência mínima de 70%.
Norma de Recuperação
A recuperação ocorrerá ao longo do processo ensino-aprendizagem. Não está prevista 2ª avaliação.
 
Bibliografia
     
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MONTEIRO S.; VARGAS, L. P. (Orgs.). Educação, Comunicação e Tecnologia Educacional: interfaces com o campo da saúde. Rio de Janeiro: FIOCRUZ; 2006.

PARO, V.H. Educação como exercício do poder: crítica ao senso comum em educação. 2ed, São Paulo: Cortez; 2010.

PELICIONI, M.C.F.; MIALHE, F.L. Educação e Promoção da Saúde: teoria e prática. São Paulo: Santos Editora, 2015. 878p.

PIMENTA, S.G.; LIMA, M.S.L. Estágio e Docência. 5ed, São Paulo: Cortez; 2010.

RANGEL, M. Métodos de ensino para aprendizagem e a dinamização das aulas. 3ed, Campinas, SP: PAPIRUS, 2005.

VEIGA, I.P.A. (Org.). Projeto político-pedagógico da escola: uma construção possível. 24ed. Campinas: Papirus; 2008.
 

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