Que o aluno seja capaz de: discutir o perfil epidemiológico das Infecções de Transmissão Sexual (IST)/Aids; discutir estratégias de prevenção e controle das IST/Aids; discutir os Programas de Atenção às IST/Aids; reconhecer as Ações de Enfermagem nas IST/Aids.
Instrumentalizar o aluno quanto a problemática e as medidas preventivas referentes às IST, contextualizadas nas práticas de saúde/enfermagem.
Saberes Cognitivos:1. Infecção pelo HIV/AIDS2. Sífilis3. Infecção pelo Papilomavírus humano4. Infecção pelo herpes vírus5. Hepatites B e C6. Medidas de prevenção e controle das DST7. Protocolo de atendimento e manejo dos indivíduos com DST8. Políticas públicas em DSTSaberes Procedimentais:Discutir sobre o cuidado ao indivíduo com DST, com enfoque no raciocínio clínico. Discussão de estudos de casos clínicosSaberes Atitudinais:Desenvolvimento de atitude pró ativa para o cuidado de enfermagem ao indivíduo com DST.Desenvolvimento de habilidades para tomada de decisão em situações clínicas.Identificação e utilização de recursos para a prática segura no cuidado deenfermagem (precauções padrão).Demonstração de atitudes éticas no cuidado de enfermagem e utilizar linguagem clara.Relacionamento profissional terapêutico na abordagem com o paciente.Compreensão da função do enfermeiro no planejamento e liderança do cuidado ao indivíduo com DST.Utilização de técnicas de comunicação verbal e escrita de modo formal, ético e científico no relacionamento com a equipe da saúde e pacientes.Método de Ensino:Estratégias de ensino: aulas expositivas e dialogadas, visitas e atividades teórico práticas em cenários de assistência e discussão de estudos de casos clínicos.
www. aids.gov.brPASSOS, MRL. Tratado de DST. Rio de Janeiro, Cultura Médica, 2004.BRASIL. Ministério da Saúde. Doenças Infecciosas e Parasitárias. 8ª. edição revista. Brasilia. DF. 2010VERONESI, R.; FOCACCIA, R.; Tratado de Infectologia. Atheneu. 2 vol. 2005.