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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Interdepartamentais da EERP
 
Disciplina: 2200114 - A Inserção do Estudante na Universidade
The Insertion of the Student in the University

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 15 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Oportunizar aos estudantes do 1º ano do Curso de Bacharelado em Enfermagem discussão do período de transição do ensino médio para a Universidade, conhecer a estrutura formal da Universidade, no que tange ao ensino de graduação, a partir do Projeto Pedagógico do curso. Oferecer possibilidade de espaço para diálogo das expectativas diante de um novo cenário que se apresenta no ensino superior e da profissão. Conhecer os espaços estudantis e sociais oferecidos aos alunos do Curso de Enfermagem.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3144862 - Carina Aparecida Marosti Dessotte
2967191 - Luciana Barizon Luchesi
69675 - Maria Lucia do Carmo Cruz Robazzi
 
Programa Resumido
A estrutura da Universidade de São Paulo e da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Enfermagem. Espaços estudantis e sociais oferecidos aos estudantes da Escola de Enfermagem, da Universidade e de órgãos governamentais e não governamentais. Disponibilização de recursos disponíveis aos estudantes de baixa renda. Expectativa do estudante em relação ao Curso de Bacharelado e sua inserção nesse novo cenário da Universidade. Papel do estudante na Universidade. Expectativas sobre a profissão enfermagem e a troca de experiências com profissionais da área. Serviço de Ouvidoria.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
- Conhecer a estrutura da Universidade de São Paulo e da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto;
- Conhecer o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Enfermagem, seus princípios e atuação do estudante de Enfermagem;
- Conhecer os diferentes Programas de Apoio à Permanência e Formação Estudantil na USP e oportunidades de bolsas;
- Oportunizar aos estudantes momentos de reflexão e discussão sobre a escolha do Curso de Enfermagem e sua importância social. 

Saberes Procedimentais:
1. Leitura de textos, reflexão e discussão sobre o tema da escolha profissional, da USP e da EERP.
2. Desenvolvimento de habilidades para a avaliação do momento que está vivenciando na Universidade, suas expectativas, anseios e desafios.

Saberes Atitudinais:
1. Desenvolvimento de atitude pró ativa para na condução das discussões em sala de aula;
2. Demonstração de atitudes éticas e utilização de linguagem adequada para a abordagem dos colegas e docentes;
3. Relacionamento adequado com os colegas, docentes e funcionários da EERP;
4. Atitudes para estabelecer vínculos profissionais nos diversos cenários;
5. Compreensão da função da Universidade, da EERP e de ser estudante;
6. Utilização de técnicas de comunicação verbal e escrita de modo formal e ético no relacionamento com os estudantes, docentes, profissionais convidados e funcionários.

Método de Ensino:
Estratégias de ensino: rodas de conversa, aulas expositivas e dialogadas, atividades e discussão em grupos entre os alunos. Apresentação de cenários estudantis e de oportunidades de aprendizagem em diversos espaços na Universidade.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Avaliação da participação nas discussões e atividades propostas em sala de aula, da apresentação de relatos solicitados sobre textos, discussões em sala de aula ou reflexão sobre a escolha profissional. Nesse sentido, a assiduidade também é um requisito importante.
Critério
Será aprovado o aluno que obtiver média final igual ou superior a 5,0 nas avaliações, frequência mínima de 70%. O aluno que obtiver média inferior a 5,0 será reprovado.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
CHICK, N.; MELEIS, A.I. Transitions: a nursing concern. Chinn IP. Nursing research methodology. Boulder (CO): Aspen Publication; 1986. p. 237-57.
 
CLAPIS, Maria José et al. O ensino de graduação na Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo ao longo dos seus 50 anos (1953-2003). Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 12, n. 1, p. 7-13,  fev.  2004. Disponível em . acessos em 20 fev. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692004000100002.

ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO DA UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. Projeto Pedagógico. Curso de Bacharelado em Enfermagem. Ribeirão Preto: EERP-USP, 2014. Disponível em: . Acesso em: 03 jan. 2017. 

ESCOLA DE ENFERMAGEM DE RIBEIRÃO PRETO. UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO. www.eerp.usp.br

GADOTTI, Moacir. O projeto político-pedagógico da escola na perspectiva de uma educação para a cidadania. Conferência Nacional de Educação para todos. Brasília, setembro de 1994. 

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (BRASIL). Resolução CNE/CES nº. 3, de 7/11/2001. Institui Diretrizes curriculares nacionais do curso de graduação em enfermagem. Diário Oficial da união 09 nov 2001; Seção 1. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/CES03.pdf>. Acesso em: 03 jan. 2017. 

MOREIRA, Danila Perpétua; FUREGATO, Antonia Regina Ferreira. Estresse e depressão entre alunos do último período de dois cursos de enfermagem. Rev. Latino-Am. Enfermagem, Ribeirão Preto, v. 21, n. spe, p. 155-162, Feb. 2013. Disponível em: . Acesso em: 03 jan. 2017. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-11692013000700020.
 

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