Oportunizar aos estudantes do 1º ano do Curso de Bacharelado em Enfermagem discussão do período de transição do ensino médio para a Universidade, conhecer a estrutura formal da Universidade, no que tange ao ensino de graduação, a partir do Projeto Pedagógico do curso. Oferecer possibilidade de espaço para diálogo das expectativas diante de um novo cenário que se apresenta no ensino superior e da profissão. Conhecer os espaços estudantis e sociais oferecidos aos alunos do Curso de Enfermagem.
A estrutura da Universidade de São Paulo e da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto. Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Enfermagem. Espaços estudantis e sociais oferecidos aos estudantes da Escola de Enfermagem, da Universidade e de órgãos governamentais e não governamentais. Disponibilização de recursos disponíveis aos estudantes de baixa renda. Expectativa do estudante em relação ao Curso de Bacharelado e sua inserção nesse novo cenário da Universidade. Papel do estudante na Universidade. Expectativas sobre a profissão enfermagem e a troca de experiências com profissionais da área. Serviço de Ouvidoria.
Saberes Cognitivos: - Conhecer a estrutura da Universidade de São Paulo e da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto; - Conhecer o Projeto Pedagógico do Curso de Bacharelado em Enfermagem, seus princípios e atuação do estudante de Enfermagem; - Conhecer os diferentes Programas de Apoio à Permanência e Formação Estudantil na USP e oportunidades de bolsas; - Oportunizar aos estudantes momentos de reflexão e discussão sobre a escolha do Curso de Enfermagem e sua importância social. Saberes Procedimentais: 1. Leitura de textos, reflexão e discussão sobre o tema da escolha profissional, da USP e da EERP. 2. Desenvolvimento de habilidades para a avaliação do momento que está vivenciando na Universidade, suas expectativas, anseios e desafios. Saberes Atitudinais: 1. Desenvolvimento de atitude pró ativa para na condução das discussões em sala de aula; 2. Demonstração de atitudes éticas e utilização de linguagem adequada para a abordagem dos colegas e docentes; 3. Relacionamento adequado com os colegas, docentes e funcionários da EERP; 4. Atitudes para estabelecer vínculos profissionais nos diversos cenários; 5. Compreensão da função da Universidade, da EERP e de ser estudante; 6. Utilização de técnicas de comunicação verbal e escrita de modo formal e ético no relacionamento com os estudantes, docentes, profissionais convidados e funcionários. Método de Ensino: Estratégias de ensino: rodas de conversa, aulas expositivas e dialogadas, atividades e discussão em grupos entre os alunos. Apresentação de cenários estudantis e de oportunidades de aprendizagem em diversos espaços na Universidade.
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