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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Interdepartamentais da EERP
 
Disciplina: 2200115 - Integralidade do Cuidado em Saúde I
Comprehensive Health Care I

Créditos Aula: 10
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 150 h
Carga Horária de Extensão: 32 h
Tipo: Anual
Ativação: 15/07/2024 Desativação: 31/12/2024

Objetivos
Promover oportunidades de aprendizado significativo introdutórios no primeiro ano do Curso, contribuindo com a formação do(a) enfermeiro(a) nas áreas de competência do cuidado integral à saúde com foco na identificação de necessidades individuais e coletivas e em conhecimentos introdutórios sobre promoção da saúde, promoção da saúde mental e organização do cuidado no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
5136369 - Angelina Lettiere Viana
6441406 - Maria Olívia Barboza Zanetti
5483836 - Natália Priolli Jora Pegoraro
4906380 - Tauani Zampieri Fermino
 
Programa Resumido
Esta disciplina proporciona ao aluno de enfermagem a apresentação e inserção na APS, por meio de imersões em serviços da Estratégia Saúde da Família (ESF) no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). O Território-Processo deve ser reconhecido como espaço social onde vivem, trabalham e adoecem as pessoas e onde os serviços de saúde com suas equipes desenvolvem ações intersetoriais para o cuidado, promoção da saúde, promoção da saúde mental e prevenção de doenças. Para tanto, os estudantes necessitam articular os saberes cognitivos, procedimentais e atitudinais, visando conhecer e se vincular eticamente à equipe de saúde e às famílias, com vistas a compreender a produção social do processo saúde-doença e desenvolver um plano de cuidados introdutório a partir das necessidades psicossociais e de saúde identificadas.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:

-Políticas e desafios atuais do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Atenção Primária à Saúde (APS);
-Necessidades psicossociais e de saúde na perspectiva da integralidade da saúde;
-Territorialização: equipamentos sociais, lideranças da comunidade, perfil demográfico, sócio sanitário e epidemiológico da área de abrangência, características ambientais do território e dinâmica social do território;
-Visita domiciliar: conceito, finalidade, planejamento e aspectos éticos;
-Estratégia Saúde da Família, Estratégia Agentes Comunitários de Saúde, Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade de Saúde da Família (USF) como dispositivos da APS constituinte do SUS;
-Promoção da saúde e promoção da saúde mental no contexto da APS;
-Conceitos de família, avaliação e identificação das potencialidades e necessidades da família, genograma e ecomapa;
-Estabelecimento de vínculo com as famílias e identificação das necessidades psicossociais no âmbito da APS;
-Noções de biossegurança aplicadas à APS;
-Comunicação e entrevista em saúde, relacionamento interpessoal, observação e escuta;
-Processo de trabalho em saúde, trabalho em equipe e equipe de enfermagem.

Saberes Procedimentais:

-Reconhece o território como espaço do trabalho em saúde: fluxo de pessoas, relações estabelecidas entre grupos sociais, equipamentos sociais, conhecimentos sobre informação em saúde, território, família, equipe de saúde e inicia as etapas preliminares do diagnóstico comunitário;
-Inicia o desenvolvimento de intervenção em saúde de caráter coletivo e atividades de educação em saúde; 
-Inicia o reconhecimento do processo de trabalho em saúde;
-Coleta dados com as famílias, nos prontuários e sistemas de informação;
-Inicia o processo de articulação e comunicação com membros da equipe de saúde e com usuários do serviço;
-Realiza visita domiciliar; 
-Desenvolve habilidade de comunicação, observação, escuta, estabelecimento de vínculo e relação respeitosa/ética com os colegas da turma, professores, profissionais de saúde e usuários do serviço de saúde;
-Realiza entrevista sistematizada no domicílio visando a construção de história de vida das famílias, a partir da elaboração de questões pertinentes ao cuidado integral;
-Identifica potencialidades e as necessidades psicossociais e de saúde (individual e coletiva); 
-Elabora o genograma e ecomapa das famílias visitadas e os utiliza como instrumento de avaliação e do cuidado;
-A partir da identificação das necessidades psicossociais e de saúde elabora um plano de cuidados introdutório com foco na promoção da saúde e da saúde mental;
-Realiza pesquisa bibliográfica em base de dados;
-Realiza anotações de enfermagem sobre as visitas domiciliares nos prontuários de família (observando os quesitos clareza, síntese, ortografia, concordância e linguagem científica) e respeita aspectos legais e de organização do prontuário para o planejamento e continuidade do cuidado; 
-Adota medidas de biossegurança pertinentes à APS.

Saberes Atitudinais:

-Reflete sobre si mesmo e sobre sua prática profissional; 
-Age respeitando os princípios éticos; 
-Comunica-se de forma verdadeira, clara e respeitosa com todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem;
-Age como sujeito ativo do processo ensino-aprendizagem;
-Contribui com o processo ensino-aprendizagem em grupo sendo participativo e responsável pela execução das atividades propostas; 
Desenvolve cooperação e responsabilidade junto aos atores sociais: alunos, professores, usuários, membros da equipe e comunidade.


Método de Ensino:
Os cenários de aprendizagem são salas de aula, ambiente virtual de aprendizagem (e-Disciplinas USP), Laboratórios de Prática Profissional (LPP) e imersões em unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF). As estratégias de ensino são aulas expositivas dialogadas, discussões e atividades grupais, atividades no e-Disciplinas USP, estudos de caso e simulações nos laboratórios de prática profissional. Nas imersões os alunos são estimulados a aplicar os saberes cognitivos, procedimentais, atitudinais e a refletir criticamente sobre a realidade e dinâmica do território, das famílias, das equipes, da prática profissional do enfermeiro e dos Agentes Comunitários de Saúde na Atenção Primária à Saúde.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Será utilizada avaliação formativa considerando os desempenhos esperados para a disciplina com base nos três itens a seguir: 1) Desempenho em sala de aula e nos Laboratório de Práticas Profissionais; 2) Desempenho no cenário de prática (imersões); 3) Desempenho nas avaliações cognitivas. O professor registrará as observações sobre os estudantes, apreendidas nos diversos cenários de aprendizagem e dará o feedback aos alunos no local das imersões e após as avaliações cognitivas.
Critério
1) Avaliação de desempenho em sala de aula e LPP: serão consideradas a apresentação pessoal e o atendimento às normas de biossegurança nos laboratórios de práticas profissionais, a postura com os professores e colegas, a participação nas atividades propostas em aulas (individual e em grupo), entrega de trabalhos (em sala de aula ou no e-disciplinas), a assiduidade (presença/horário), a articulação de conceitos interdisciplinares e o desenvolvimento das atividades propostas. 2) Avaliação de desempenho no cenário de prática: serão consideradas a apresentação pessoal, a postura, o atendimento às normas de biossegurança nas imersões, a participação, o envolvimento, a assiduidade (presença/horário), a articulação dos saberes, o envolvimento na atividade, domínio do conhecimento, iniciativa, cooperação, integração grupal e atitude respeitosa com os sujeitos envolvidos (familiares, trabalhadores do serviço de saúde, docente e demais pessoas que dão suporte à disciplina). 3) Desempenho nas avaliações cognitivas: serão realizadas duas avaliações cognitivas, uma no final do 1º semestre e outra no final do 2º semestre. O aluno deverá correlacionar os conceitos-chaves da disciplina com clareza/coerência, objetividade e articular os saberes cognitivos, procedimentais e atitudinais dos diferentes cenários de aprendizado. Autoavaliação: o aluno deverá refletir sobre o seu desempenho e compartilhar com o professor (relações interpessoais vivenciadas, suas limitações, dificuldades e potencialidades). Avaliação da disciplina: o aluno deverá avaliar o desenvolvimento da disciplina num instrumento próprio ao final da mesma. A cada um dos itens será atribuída uma nota de zero a dez. A nota final será a média aritmética das notas obtidas nos três itens: 1) Avaliação de desempenho em sala de aula e LPP; 2) Avaliação de desempenho no cenário de prática; 3) Desempenho nas avaliações cognitivas. Será aprovado o aluno que obtiver frequência mínima de 70% e nota final igual ou superior a 5,0 (cinco).
Norma de Recuperação
Está prevista a recuperação aos alunos que obtiverem frequência mínima de 70% e nota final igual ou superior a três e inferior a cinco. A recuperação consistirá em uma avaliação cognitiva que versará sobre temas teórico-práticos desenvolvidos ao longo da disciplina. À esta avaliação será atribuída nota de zero a 10. A nota final, após a recuperação, será obtida calculando-se a média aritmética da nota final na disciplina e a nota da recuperação. Para aprovação, o resultado deverá ser igual ou superior a cinco.
 
Bibliografia
     
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Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Usuários (pessoas e famílias) das unidades de saúde do Sistema Único de Saúde, estudantes de creches e escolas de ensino infantil e fundamental e os trabalhadores das unidades de saúde.
Objetivos da atividade
Desenvolvimento de atividades de promoção da saúde, por meio da educação em saúde, dos usuários e dos estudantes em parceria com as ações do Programa Saúde na Escola em creches, escolas de ensino infantil e fundamental e atividades de educação continuada para os trabalhadores das unidades de saúde.
Descrição da atividade
No programa da disciplina nos saberes cognitivos, procedimentais e atitudinais, é previsto que o aluno inicie o desenvolvimento de intervenção em saúde de caráter coletivo e atividades de educação em saúde; realiza visita domiciliar; entrevista sistematizada no domicílio visando a construção de história de vida das famílias, a partir da elaboração de questões pertinentes ao cuidado integral; identifica potencialidades e as necessidades psicossociais e de saúde (individual e coletiva); elabora e entrega aos serviços de saúde e famílias o genograma e o ecomapa das famílias visitadas e os utiliza como instrumento de avaliação e do cuidado; identifica as necessidades psicossociais e de saúde e elabora um plano de cuidados introdutório com foco na promoção da saúde e da saúde mental. Cabe dizer que as famílias acompanhadas nas imersões são acordadas entre docentes e enfermeiros dos serviços, sendo os planos de cuidados das famílias acompanhadas desenvolvidos pelos alunos, uma das devolutivas da disciplina/universidade ao serviço de saúde. Além disso, outra devolutiva da disciplina/universidade ao serviço de saúde é o desenvolvimento de uma atividade de promoção da saúde, por meio da educação, no território da unidade de saúde em parceria com as ações do Programa Saúde na Escola em creches, escolas de ensino infantil e fundamental. Além de atividades de educação para as equipes das unidades de saúde nas quais se realizam as imersões da disciplina. Para esse ano, o saber cognitivo relacionado aos conteúdos do saber procedimental, citados acima, tem sido oferecido em aulas teóricas com as docentes responsáveis pela disciplina e também por docentes da EERP da área da Educação.
Indicadores de avaliação da atividade
Os indicadores são de duas naturezas - avaliação do aluno no desenvolvimento da atividade de educação em saúde e a avaliação da atividade realizada pelo público alvo. Para a avaliação do aluno tem sido utilizado um instrumento de avaliação elaborado  pelos docentes da disciplina. Esse instrumento avalia o desempenho durante as imersões que também o desenvolvimento da atividade de educação em saúde (os itens de avaliação estão descritos na ementa da disciplina nos campos dos saberes cognitivos, procedimentais e atitudinais, a exemplo, do plano de atividade, implementação da atividade, proatividade, conhecimentos e etc...). Para a avaliação da atividade com o público alvo são consideração os indicadores: abrangência relacionada aos participantes (número, sexo, idade), a avaliação da satisfação do publico alvo com a atividade realizada, para essa avaliação é elaborado um instrumento conforme o plano de atividade elaborado pelos alunos. 

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