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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Interdepartamentais da EERP
 
Disciplina: 2200115 - Integralidade do Cuidado em Saúde I
Comprehensive Health Care I

Créditos Aula: 10
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 150 h
Tipo: Anual
Ativação: 01/01/2022 Desativação: 14/07/2023

Objetivos
Promover oportunidades de aprendizado significativo introdutórios no primeiro ano do Curso, contribuindo com a formação do(a) enfermeiro(a) nas áreas de competência do cuidado integral à saúde com foco na identificação de necessidades individuais e coletivas e em conhecimentos introdutórios sobre promoção da saúde, promoção da saúde mental e organização do cuidado no contexto da Atenção Primária à Saúde (APS).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3144761 - Ana Carolina Guidorizzi Zanetti
5136369 - Angelina Lettiere Viana
5563522 - Jacqueline de Souza
6441406 - Maria Olívia Barboza Zanetti
5483836 - Natália Priolli Jora Pegoraro
4906380 - Tauani Zampieri Fermino
 
Programa Resumido
Esta disciplina proporciona ao aluno de enfermagem a apresentação e inserção na APS, por meio de imersões em serviços da Estratégia Saúde da Família (ESF) no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS). O Território-Processo deve ser reconhecido como espaço social onde vivem, trabalham e adoecem as pessoas e onde os serviços de saúde com suas equipes desenvolvem ações intersetoriais para o cuidado, promoção da saúde, promoção da saúde mental e prevenção de doenças. Para tanto, os estudantes necessitam articular os saberes cognitivos, procedimentais e atitudinais, visando conhecer e se vincular eticamente à equipe de saúde e às famílias, com vistas a compreender a produção social do processo saúde-doença e desenvolver um plano de cuidados introdutório a partir das necessidades psicossociais e de saúde identificadas.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:

-Políticas e desafios atuais do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Atenção Primária à Saúde (APS);
-Necessidades psicossociais e de saúde na perspectiva da integralidade da saúde;
-Territorialização: equipamentos sociais, lideranças da comunidade, perfil demográfico, sócio sanitário e epidemiológico da área de abrangência, características ambientais do território e dinâmica social do território;
-Visita domiciliar: conceito, finalidade, planejamento e aspectos éticos;
-Estratégia Saúde da Família, Estratégia Agentes Comunitários de Saúde, Unidade Básica de Saúde (UBS) e Unidade de Saúde da Família (USF) como dispositivos da APS constituinte do SUS;
-Promoção da saúde e promoção da saúde mental no contexto da APS;
-Conceitos de família, avaliação e identificação das potencialidades e necessidades da família, genograma e ecomapa;
-Estabelecimento de vínculo com as famílias e identificação das necessidades psicossociais no âmbito da APS;
-Noções de biossegurança aplicadas à APS;
-Comunicação e entrevista em saúde, relacionamento interpessoal, observação e escuta;
-Processo de trabalho em saúde, trabalho em equipe e equipe de enfermagem.

Saberes Procedimentais:

-Reconhece o território como espaço do trabalho em saúde: fluxo de pessoas, relações estabelecidas entre grupos sociais, equipamentos sociais, conhecimentos sobre informação em saúde, território, família, equipe de saúde e inicia as etapas preliminares do diagnóstico comunitário;
-Inicia o desenvolvimento de intervenção em saúde de caráter coletivo e atividades de educação em saúde; 
-Inicia o reconhecimento do processo de trabalho em saúde;
-Coleta dados com as famílias, nos prontuários e sistemas de informação;
-Inicia o processo de articulação e comunicação com membros da equipe de saúde e com usuários do serviço;
-Realiza visita domiciliar; 
-Desenvolve habilidade de comunicação, observação, escuta, estabelecimento de vínculo e relação respeitosa/ética com os colegas da turma, professores, profissionais de saúde e usuários do serviço de saúde;
-Realiza entrevista sistematizada no domicílio visando a construção de história de vida das famílias, a partir da elaboração de questões pertinentes ao cuidado integral;
-Identifica potencialidades e as necessidades psicossociais e de saúde (individual e coletiva); 
-Elabora o genograma e ecomapa das famílias visitadas e os utiliza como instrumento de avaliação e do cuidado;
-A partir da identificação das necessidades psicossociais e de saúde elabora um plano de cuidados introdutório com foco na promoção da saúde e da saúde mental;
-Realiza pesquisa bibliográfica em base de dados;
-Realiza anotações de enfermagem sobre as visitas domiciliares nos prontuários de família (observando os quesitos clareza, síntese, ortografia, concordância e linguagem científica) e respeita aspectos legais e de organização do prontuário para o planejamento e continuidade do cuidado; 
-Adota medidas de biossegurança pertinentes à APS.

Saberes Atitudinais:

-Reflete sobre si mesmo e sobre sua prática profissional; 
-Age respeitando os princípios éticos; 
-Comunica-se de forma verdadeira, clara e respeitosa com todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem;
-Age como sujeito ativo do processo ensino-aprendizagem;
-Contribui com o processo ensino-aprendizagem em grupo sendo participativo e responsável pela execução das atividades propostas; 
Desenvolve cooperação e responsabilidade junto aos atores sociais: alunos, professores, usuários, membros da equipe e comunidade.


Método de Ensino:

Os cenários de aprendizagem são salas de aula, ambiente virtual de aprendizagem (e-Disciplinas USP), Laboratórios de Prática Profissional (LPP) e imersões em unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF). As estratégias de ensino são aulas expositivas dialogadas, discussões e atividades grupais, atividades no e-Disciplinas USP, estudos de caso, simulações nos laboratórios de prática profissional e seminários. Nas imersões os alunos são estimulados a aplicar os saberes cognitivos, procedimentais, atitudinais e a refletir criticamente sobre a realidade e dinâmica do território, das famílias, das equipes, da prática profissional do enfermeiro e dos Agentes Comunitários de Saúde na Atenção Primária à Saúde.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Será utilizada avaliação formativa considerando os desempenhos esperados para a disciplina com base nos seguintes itens: 1) desempenho no cenário de prática (imersões) e LPP; 2) desempenho nas avaliações cognitivas. O professor registrará as observações sobre os estudantes, apreendidas nos diversos cenários de aprendizagem e dará o feedback aos alunos no local das imersões, nos LPP e após as avaliações cognitivas.
Critério
1) Avaliação de desempenho no cenário de prática (imersões) e LPP: serão consideradas a apresentação pessoal (como o aluno se apresenta para outras pessoas nas situações cotidianas das imersões e LPP, inclui ter boa comunicação, bom relacionamento interpessoal e empatia com os colegas, professores, equipe de saúde e comunidade, além de cuidar da sua aparência no que compete a NR32), o atendimento às normas de biossegurança, a postura (conduta ética, responsável, comprometida e compatível com o ambiente em o aluno estará inserido seja na sala de aula, imersão ou LPP), a participação, o envolvimento, a assiduidade (presença/horário), a articulação dos saberes, o envolvimento na atividade, domínio do conhecimento, iniciativa, cooperação, integração grupal e atitude respeitosa com os sujeitos envolvidos (familiares, equipe, docente e demais pessoas que dão suporte à disciplina); 2) Desempenho nas avaliações cognitivas: serão realizadas duas avaliações cognitivas, uma no final do 1º semestre e outra no final do 2º semestre. O aluno deverá correlacionar os conceitos-chaves da disciplina com clareza/coerência, objetividade e articular os saberes cognitivos, procedimentais e atitudinais dos diferentes cenários de aprendizado. A cada um dos itens será atribuída uma nota de zero a dez. A nota final será a média aritmética das notas obtidas nos seguintes itens: 1) avaliação de desempenho no cenário de prática (imersões) e LPP; 2) desempenho nas avaliações cognitivas. Será aprovado o aluno que obtiver frequência mínima de 70% e nota final igual ou superior a 5,0 (cinco).
Norma de Recuperação
Está prevista a recuperação aos alunos que obtiverem frequência mínima de 70% e nota final igual ou superior a três e inferior a cinco. A recuperação consistirá em uma avaliação cognitiva que versará sobre temas teórico-práticos desenvolvidos ao longo da disciplina. À esta avaliação será atribuída nota de zero a 10. A nota final, após a recuperação, será obtida calculando-se a média aritmética da nota final na disciplina e a nota da recuperação. Para aprovação, o resultado deverá ser igual ou superior a cinco.
 
Bibliografia
     
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