Que o(a) estudante será capaz de: Contribuir com o avanço rumo à meta “Zero mortes evitáveis relacionadas à assistência à saúde”, conforme Plano de Ação Global de Segurança do Paciente 2021-2030 da OMS; Compreender os principais conceitos da Segurança do Paciente; Compreender o ônus econômico e humano do cuidado inseguro; Compreender a diferença entre falhas de sistema, violações e erros; Compreender como as falhas no sistema contribuem com os eventos adversos; Compreender a importância da cultura de segurança, do trabalho interdisciplinar e interprofissional, nos diferentes níveis de atenção à saúde. Identificar situações de risco para a ocorrência de eventos adversos relacionados ao cuidado, nos serviços de saúde; Identificar os fatores relacionados ao ambiente, à saúde ocupacional e às políticas, que propiciam os eventos adversos, nos serviços de saúde; Contribuir com a criação de um ambiente seguro para o cuidado de saúde; Buscar soluções conjuntas para a resolução/prevenção dos eventos adversos, nos serviços de saúde; Elaborar e executar o plano de ação interdisciplinar e interprofissional para a prevenção/resolução de eventos adversos, nos serviços de saúde; Priorizar os problemas; Identificar os equipamentos sociais para o planejamento das intervenções; Elaborar e executar planos de ação para a mitigação dos eventos adversos; Demonstrar habilidade no trabalho colaborativo para a solução de problemas relacionados à segurança do ambiente e dos cuidados prestados aos usuários dos serviços de saúde, em diferentes níveis de atenção.
A disciplina proporcionará ao estudante o desenvolvimento de competências (conhecimento, habilidades e atitudes) combinadas nas dimensões cognitivas, interpessoais, técnicas e éticas para a realização do cuidado seguro, por meio do trabalho colaborativo, interdisciplinar e interprofissional. Os cenários de ensino-aprendizagem são: Centro de simulação de práticas de enfermagem da EERP-USP; unidades de saúde do distrito sanitário Oeste de Ribeirão Preto, com ênfase no Centro de Saúde Escola (CSE) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da Secretaria Municipal de Saúde.
Saberes Cognitivos: O ônus do cuidado inseguro. Conceitos fundamentais da segurança do paciente no contexto social, cultural e econômico. Falhas de sistema, violações e erros. Falhas sistêmicas que contribuem com os eventos adversos relacionados à assistência à saúde. Cultura de segurança: cultura justa; primeira, segunda e terceira vítimas. Cultura de segurança, do trabalho interdisciplinar e interprofissional, nos diferentes níveis de atenção à saúde. Compreensão dos sistemas e do efeito da complexidade nos cuidados aos usuários dos serviços de saúde. Estratégias de prevenção dos eventos adversos relacionados à assistência à saúde. Notificação de eventos adversos: aprendendo com os erros para evitar danos. Comunicação aberta dos erros e eventos adversos (Disclosure). Cuidado centrado na pessoa: como fazer? Trabalho em equipe e segurança do paciente. Saberes Procedimentais: O(A) estudante: Reconhece os principais conceitos da segurança do paciente. Compreende o ônus econômico e humano do cuidado inseguro no cenário nacional e internacional. Reconhece a diferença entre falhas de sistema, violações e erros. Reconhece as falhas no sistema que contribuem com os eventos adversos relacionados à assistência à saúde. Compreende a importância da cultura de segurança, do trabalho interdisciplinar e interprofissional, nos diferentes níveis de atenção à saúde. Identifica situações de risco para a ocorrência de eventos adversos relacionados à assistência à saúde. Identifica os fatores relacionados ao ambiente, à saúde ocupacional e às políticas, que propiciam os eventos adversos. Discute os fatores de risco com os tutores/instrutores, demais estudantes, profissionais de saúde e usuários dos serviços. Busca soluções conjuntas para a resolução/prevenção dos eventos adversos. Elabora e executa plano de ação interdisciplinar e interprofissional para a prevenção/resolução de eventos adversos relacionados à assistência à saúde. Prioriza os problemas identificados. Identifica os equipamentos sociais para o planejamento das intervenções, junto à equipe. Elabora o plano de ação em conjunto com tutores/instrutores, demais estudantes, profissionais de saúde e usuários dos serviços, estabelecendo metas, objetivos, prazos, população-alvo, local, estratégias e critérios de avaliação. Considera a realidade local e os recursos humanos, materiais e estruturais no planejamento das intervenções. Considera o grau de autonomia dos diferentes atores. Executa o plano de ação em colaboração com tutores/instrutores, demais estudantes, profissionais de saúde e usuários dos serviços. Realiza a avaliação formativa e somativa, retroalimentando o plano de intervenção. Saberes Atitudinais: O(A) estudante: Reconhece a importância de atitude pró ativa para o cuidado seguro, nos diferentes níveis de assistência à saúde. Reconhece a importância das habilidades para tomada de decisão em situações de risco para os eventos adversos relacionados à assistência à saúde. Identifica os recursos necessários para a prática segura no cuidado aos usuários dos serviços de saúde. Demonstra atitudes éticas e utiliza linguagem clara. Demonstra relacionamento interpessoal e profissional na abordagem com os tutores/instrutores e demais estudantes. Compreende a sua função no planejamento e liderança do cuidado seguro aos usuários dos serviços de saúde. Conhece as estratégias voltadas para a redução dos riscos e dos danos potenciais relacionados aos cuidados em saúde. Contribui com o avanço rumo à meta “Zero mortes evitáveis relacionadas à assistência à saúde”, conforme Plano de Ação Global de Segurança do Paciente 2021-2030 da OMS. Estabelece cooperação com tutores/instrutores, demais estudantes, profissionais de saúde e usuários dos serviços para a resolução/prevenção dos eventos adversos. Desenvolve trabalho colaborativo, interdisciplinar e interprofissional em favor da segurança do paciente. Reconhece fatores que facilitam ou limitam o trabalho interdisciplinar e interprofissional na transformação da cultura de segurança. Estabelece comunicação efetiva, respeita os princípios e valores dos membros do grupo e desempenha suas tarefas com responsabilidade. Reconhece o papel dos usuários dos serviços de saúde como membros da equipe. Demonstram comportamentos pessoais e de equipe que sustentam a cultura de segurança e o desempenho do sistema de saúde de alta confiabilidade. Realiza a autoavaliação e a de interpares. Método de Ensino: No primeiro módulo da disciplina, o ensino teórico (carga horária: 15 horas) será remoto e será utilizada a metodologia ativa de ensino aprendizagem baseada em problemas, por meio de leituras dirigidas e discussões profundas de casos interdisciplinares, em pequenos grupos. As atividades serão remotas e realizadas por meio de tutoria, com auxílio da plataforma moodle. Serão realizadas discussões de casos interdisciplinares em pequenos grupos, a partir do relato de uma situação real da prática profissional, conforme a seguir: 1) Os instrutores/tutores disponibilizarão o caso, bem como o material preparatório básico para os estudantes, os quais serão divididos em grupos. 2) Será disponibilizado tempo para o estudo. 3) Os estudantes farão a discussão do caso em pequenos grupos e, posteriormente, com o grupo maior; tal atividade será dirigida pelos instrutores/tutores. Nesse momento, serão levantadas questões relacionadas com o conteúdo da disciplina. 4) Os instrutores/tutores encerrarão a discussão e realizarão uma síntese. No segundo módulo (teórico-prático), será empregada a metodologia ativa de aprendizagem no contexto da prática. Inicialmente, o ensino se dará por meio de prática clínica simulada em laboratórios de prática profissional e utilização de cenários de simulação interdisciplinar e interprofissional (carga horária: 20h). Posteriormente, os estudantes realizarão imersões em unidades de saúde do distrito sanitário Oeste de Ribeirão Preto, com ênfase no Centro de Saúde Escola (CSE) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da Secretaria Municipal de Saúde (carga horária: 10h). As seguintes estratégias de integração e Interdisciplinaridade serão adotadas: -Aprendizagem por simulação interdisciplinar e interprofissional: Serão desenvolvidos cenários relacionados à ocorrência de eventos adversos, incluindo: identificação do tema, objetivos da simulação, participantes, cenário e processo de debriefing. Os estudantes serão solicitados a identificar as falhas no sistema, como o evento poderia ter sido evitado e que medidas devem ser tomadas caso o evento se repita, considerando as ações interdisciplinares e interprofissionais. A condução do cenário se dará por meio dos instrutores das áreas da saúde (Enfermagem, Farmácia, Medicina, Psicologia, Odontologia e Educação Física) e facilitadores. Na sequência, os estudantes serão solicitados a construir um plano de ação. -Imersões em cenários reais de prática profissional: Serão realizadas em unidades de saúde do distrito sanitário Oeste, com ênfase no CSE e NSP. Os estudantes serão solicitados a seguir um usuário durante sua jornada na unidade de saúde e passar período de 4 horas com um profissional para identificar seus principais papéis e funções. Serão utilizadas as ferramentas do guia multiprofissional da OMS para nortear o estudante no registro de suas impressões e os instrutores/tutores, na avaliação dos estudantes. Em seguida, será criado espaço para discussão e compartilhamento das experiências. Observação: as imersões serão realizadas em unidades de saúde do distrito Oeste de Ribeirão Preto conveniadas com a USP (Processo: 02.03.040553.6), mediante anuência das unidades.
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