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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Interdepartamentais da EERP
 
Disciplina: 2200119 - Formação interprofissional sobre segurança do paciente e sua interface com o Plano de Ação 2021-2030 da Organização Mundial de Saúde
Inter-professional training on patient safety and its interface with the World Health Organization Action Plan 2021-2030

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 45 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Que o(a) estudante será capaz de:
Contribuir com o avanço rumo à meta “Zero mortes evitáveis relacionadas à assistência à saúde”, conforme Plano de Ação Global de Segurança do Paciente 2021-2030 da OMS;
Compreender os principais conceitos da Segurança do Paciente;
Compreender o ônus econômico e humano do cuidado inseguro;
Compreender a diferença entre falhas de sistema, violações e erros;
Compreender como as falhas no sistema contribuem com os eventos adversos;
Compreender a importância da cultura de segurança, do trabalho interdisciplinar e interprofissional, nos diferentes níveis de atenção à saúde.
Identificar situações de risco para a ocorrência de eventos adversos relacionados ao cuidado, nos serviços de saúde;
Identificar os fatores relacionados ao ambiente, à saúde ocupacional e às políticas, que propiciam os eventos adversos, nos serviços de saúde;
Contribuir com a criação de um ambiente seguro para o cuidado de saúde;
Buscar soluções conjuntas para a resolução/prevenção dos eventos adversos, nos serviços de saúde;
Elaborar e executar o plano de ação interdisciplinar e interprofissional para a prevenção/resolução de eventos adversos, nos serviços de saúde;
Priorizar os problemas;
Identificar os equipamentos sociais para o planejamento das intervenções;
Elaborar e executar planos de ação para a mitigação dos eventos adversos;
Demonstrar habilidade no trabalho colaborativo para a solução de problemas relacionados à segurança do ambiente e dos cuidados prestados aos usuários dos serviços de saúde, em diferentes níveis de atenção.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2917851 - Amaury Lelis Dal Fabbro
3454030 - Anderson Soares da Silva
7365320 - Átila Alexandre Trapé
624890 - Carmen Silvia Gabriel
3656435 - Daniela Bazan Palioto Bulle
93850 - Eucia Beatriz Lopes Petean
3156455 - Fabiana Bolela
10172401 - Fabiana Rossi Varallo
3272650 - Fernanda Raphael Escobar Gimenes de Sousa
3084351 - Leonardo Régis Leira Pereira
89409 - Maria Helena Palucci Marziale
3157550 - Marina Simões Flório Ferreira Bertagnoli
1402831 - Pedro Fredemir Palha
2181900 - Soraya Fernandes Mestriner
1824092 - Sueli Aparecida Frari Galera
9029172 - Tiago Rezende Figueira
 
Programa Resumido
A disciplina proporcionará ao estudante o desenvolvimento de competências (conhecimento, habilidades e atitudes) combinadas nas dimensões cognitivas, interpessoais, técnicas e éticas para a realização do cuidado seguro, por meio do trabalho colaborativo, interdisciplinar e interprofissional. Os cenários de ensino-aprendizagem são: Centro de simulação de práticas de enfermagem da EERP-USP; unidades de saúde do distrito sanitário Oeste de Ribeirão Preto, com ênfase no Centro de Saúde Escola (CSE) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da Secretaria Municipal de Saúde.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
O ônus do cuidado inseguro.
Conceitos fundamentais da segurança do paciente no contexto social, cultural e econômico.
Falhas de sistema, violações e erros.
Falhas sistêmicas que contribuem com os eventos adversos relacionados à assistência à saúde.
Cultura de segurança: cultura justa; primeira, segunda e terceira vítimas.
Cultura de segurança, do trabalho interdisciplinar e interprofissional, nos diferentes níveis de atenção à saúde.
Compreensão dos sistemas e do efeito da complexidade nos cuidados aos usuários dos serviços de saúde.
Estratégias de prevenção dos eventos adversos relacionados à assistência à saúde.
Notificação de eventos adversos: aprendendo com os erros para evitar danos.
Comunicação aberta dos erros e eventos adversos (Disclosure).
Cuidado centrado na pessoa: como fazer?
Trabalho em equipe e segurança do paciente.

Saberes Procedimentais:

O(A) estudante:

Reconhece os principais conceitos da segurança do paciente.
Compreende o ônus econômico e humano do cuidado inseguro no cenário nacional e internacional.
Reconhece a diferença entre falhas de sistema, violações e erros.
Reconhece as falhas no sistema que contribuem com os eventos adversos relacionados à assistência à saúde.
Compreende a importância da cultura de segurança, do trabalho interdisciplinar e interprofissional, nos diferentes níveis de atenção à saúde.
Identifica situações de risco para a ocorrência de eventos adversos relacionados à assistência à saúde.
Identifica os fatores relacionados ao ambiente, à saúde ocupacional e às políticas, que propiciam os eventos adversos.
Discute os fatores de risco com os tutores/instrutores, demais estudantes, profissionais de saúde e usuários dos serviços.
Busca soluções conjuntas para a resolução/prevenção dos eventos adversos.
Elabora e executa plano de ação interdisciplinar e interprofissional para a prevenção/resolução de eventos adversos relacionados à assistência à saúde.
Prioriza os problemas identificados.
Identifica os equipamentos sociais para o planejamento das intervenções, junto à equipe.
Elabora o plano de ação em conjunto com tutores/instrutores, demais estudantes, profissionais de saúde e usuários dos serviços, estabelecendo metas, objetivos, prazos, população-alvo, local, estratégias e critérios de avaliação.
Considera a realidade local e os recursos humanos, materiais e estruturais no planejamento das intervenções.
Considera o grau de autonomia dos diferentes atores.
Executa o plano de ação em colaboração com tutores/instrutores, demais estudantes, profissionais de saúde e usuários dos serviços.
Realiza a avaliação formativa e somativa, retroalimentando o plano de intervenção.

Saberes Atitudinais:

O(A) estudante:

Reconhece a importância de atitude pró ativa para o cuidado seguro, nos diferentes níveis de assistência à saúde.
Reconhece a importância das habilidades para tomada de decisão em situações de risco para os eventos adversos relacionados à assistência à saúde.
Identifica os recursos necessários para a prática segura no cuidado aos usuários dos serviços de saúde.
Demonstra atitudes éticas e utiliza linguagem clara. 
Demonstra relacionamento interpessoal e profissional na abordagem com os tutores/instrutores e demais estudantes.
Compreende a sua função no planejamento e liderança do cuidado seguro aos usuários dos serviços de saúde.
Conhece as estratégias voltadas para a redução dos riscos e dos danos potenciais relacionados aos cuidados em saúde.
Contribui com o avanço rumo à meta “Zero mortes evitáveis relacionadas à assistência à saúde”, conforme Plano de Ação Global de Segurança do Paciente 2021-2030 da OMS.
Estabelece cooperação com tutores/instrutores, demais estudantes, profissionais de saúde e usuários dos serviços para a resolução/prevenção dos eventos adversos.
Desenvolve trabalho colaborativo, interdisciplinar e interprofissional em favor da segurança do paciente.
Reconhece fatores que facilitam ou limitam o trabalho interdisciplinar e interprofissional na transformação da cultura de segurança.
Estabelece comunicação efetiva, respeita os princípios e valores dos membros do grupo e desempenha suas tarefas com responsabilidade.
Reconhece o papel dos usuários dos serviços de saúde como membros da equipe.
Demonstram comportamentos pessoais e de equipe que sustentam a cultura de segurança e o desempenho do sistema de saúde de alta confiabilidade.
Realiza a autoavaliação e a de interpares.

Método de Ensino:

No primeiro módulo da disciplina, o ensino teórico (carga horária: 15 horas) será remoto e será utilizada a metodologia ativa de ensino aprendizagem baseada em problemas, por meio de leituras dirigidas e discussões profundas de casos interdisciplinares, em pequenos grupos. As atividades serão remotas e realizadas por meio de tutoria, com auxílio da plataforma moodle. Serão realizadas discussões de casos interdisciplinares em pequenos grupos, a partir do relato de uma situação real da prática profissional, conforme a seguir: 
1) Os instrutores/tutores disponibilizarão o caso, bem como o material preparatório básico para os estudantes, os quais serão divididos em grupos.
2) Será disponibilizado tempo para o estudo. 
3) Os estudantes farão a discussão do caso em pequenos grupos e, posteriormente, com o grupo maior; tal atividade será dirigida pelos instrutores/tutores. Nesse momento, serão levantadas questões relacionadas com o conteúdo da disciplina.
4) Os instrutores/tutores encerrarão a discussão e realizarão uma síntese.  
No segundo módulo (teórico-prático), será empregada a metodologia ativa de aprendizagem no contexto da prática. Inicialmente, o ensino se dará por meio de prática clínica simulada em laboratórios de prática profissional e utilização de cenários de simulação interdisciplinar e interprofissional (carga horária: 20h). Posteriormente, os estudantes realizarão imersões em unidades de saúde do distrito sanitário Oeste de Ribeirão Preto, com ênfase no Centro de Saúde Escola (CSE) e Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) da Secretaria Municipal de Saúde (carga horária: 10h). As seguintes estratégias de integração e Interdisciplinaridade serão adotadas:
-Aprendizagem por simulação interdisciplinar e interprofissional: Serão desenvolvidos cenários relacionados à ocorrência de eventos adversos, incluindo: identificação do tema, objetivos da simulação, participantes, cenário e processo de debriefing. Os estudantes serão solicitados a identificar as falhas no sistema, como o evento poderia ter sido evitado e que medidas devem ser tomadas caso o evento se repita, considerando as ações interdisciplinares e interprofissionais. A condução do cenário se dará por meio dos instrutores das áreas da saúde (Enfermagem, Farmácia, Medicina, Psicologia, Odontologia e Educação Física) e facilitadores. Na sequência, os estudantes serão solicitados a construir um plano de ação. 
-Imersões em cenários reais de prática profissional: Serão realizadas em unidades de saúde do distrito sanitário Oeste, com ênfase no CSE e NSP. Os estudantes serão solicitados a seguir um usuário durante sua jornada na unidade de saúde e passar período de 4 horas com um profissional para identificar seus principais papéis e funções. Serão utilizadas as ferramentas do guia multiprofissional da OMS para nortear o estudante no registro de suas impressões e os instrutores/tutores, na avaliação dos estudantes. Em seguida, será criado espaço para discussão e compartilhamento das experiências.

Observação: as imersões serão realizadas em unidades de saúde do distrito Oeste de Ribeirão Preto conveniadas com a USP (Processo: 02.03.040553.6), mediante anuência das unidades.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Parte-se do pressuposto de que a avaliação é um método de aquisição e processamento de evidências necessárias para a melhoria do processo ensino-aprendizagem. Desse modo, a avaliação será realizada em processo contínuo, contemplando as seguintes etapas: 1) Avaliação diagnóstica: utilizada para identificar os interesses e necessidades dos(as) estudantes em relação ao objeto de estudo da disciplina. Haverá apresentação oral sucinta dos(as) estudantes, contemplando nome, curso de graduação ao qual pertence, conhecimento prévio sobre o tema e expectativas em relação à disciplina. 2) Avaliação formativa: realizada ao longo da disciplina com os objetivos de identificar as principais lacunas na aprendizagem e de organizar o ensino para as etapas posteriores. Essa avaliação será desenvolvida por meio de observação, discussões e debates em grupo, relatórios, breve avaliação oral ao final de cada encontro e participação nas atividades programadas. Sempre que necessário, para melhor direcionamento do processo de ensino-aprendizagem, serão sugeridas leituras complementares e/ou esclarecimento de eventuais dúvidas. 3) Avaliação somativa: O(A) estudante será avaliado(a) por meio de atividade de expressão cognitiva do pré-teste (nota 1) e atividade de expressão cognitiva do pós-teste (nota 2). A avaliação também será realizada por meio de discussões de casos clínicos, TBL (Team-based learning), simulações realísticas envolvendo pacientes simulados e role play (nota 3).
Critério
A avaliação do(a) estudante constará de três notas: Nota 1: atividade de expressão cognitiva do pré-teste, com valor de 0 (zero) a 10,0 (dez): peso 1. Nota 2: atividade de expressão cognitiva do pós-teste, com valor de 0 (zero) a 10,0 (dez): peso 2. Nota 3: participação em discussões de casos clínicos, TBL (Team-based learning), simulações realísticas envolvendo pacientes simulados e role play, com valor de 0 (zero) a 10,0 (dez): peso 3. A nota final constará da somatória das notas 1, 2 e 3, com valor de 0 (zero) a 10,0 (dez). Será aprovado(a) o(a) estudante que obtiver nota final igual ou superior a 5 (cinco) e frequência mínima de 70% nas atividades programadas da disciplina. Será reprovado(a) o(a) estudante que obtiver nota final inferior a 5,0 (cinco) e frequência menor que 70%.
Norma de Recuperação
Não está prevista outra avaliação além das descritas anteriormente.
 
Bibliografia
     
BERWICK, D.; SNAIR, M.; NISHTAR, S. Crossing the global health care quality chasm: a key component of universal health coverage. JAMA, v. 320, n. 13, p. 1317-1318, 2018. Disponível em: . Acesso em: 20 jun 2019.

BRASIL. Ministério da Saúde. Portaria n° 529, 1 de abril de 2013. Institui o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP). Diário Oficial da União, Brasília, DF, 01 abr 2013. Disponível em: . Acesso e,: 20 jun 2019.

______. Documento de referência para o programa nacional de segurança do paciente. Brasília: Ministério da Saúde; Fundação Oswaldo Cruz; Agência Nacional de Vigilância Sanitária. 2014. 40 p. Disponível em: .  Acesso em: 20 jun 2019.

______. Implantação do núcleo de segurança do paciente em serviços de saúde. Brasília: Agência Nacional de Vigilância Sanitária, 2016. (Série Segurança do Paciente e Qualidade em Serviços de Saúde). Disponível em: . Acesso em: 21 jun 2019.

WORLD HEALTH ORGANIZATION. Conceptual framework for the international classification for patient safety. Geneva: WHO, p.153. 2009. Disponível em: . Acesso em: 20 jun 2019.

______. Assessing and tackling patient harm: a methodological guide for data-poor hospitals. Geneva: WHO, 2010.

______. Patient safety curriculum guide: multi-professional edition.  Geneva: WHO, 2011. 272 p.  Disponível em: . Acesso em: 20 jun 2019.

______. Medication errors. Technical series on safer primary care. Geneva: WHO, 2016. Disponível em: . Acesso em 5 set 2020.

______. Medication without harm: WHO's third global patient safety challenge. Geneva: WHO, 2017. Disponível em: . Acesso em: 5 set 2020.

______. Primary health care. Geneva: WHO, 2019. Disponível em: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/primary-health-care. Acesso em: 7 ago 2020.

______. Patient safety: global action on patient safety: report by the Director-General [Internet]. Genebra: WHO, 2019. Disponível em: . Acesso em: 16 out 2020.

______. Patient for patient safety. Genebra, 2019. Disponível em: . Acesso em: 20 de junho.

______. Global patient safety action plan 2021-2030: towards zero patient harm in health care. Geneva: WHO, 2020. Disponível em: . Acesso em: 6 out 2020.
 

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