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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Interdepartamentais da EERP
 
Disciplina: 2200120 - Estágio Curricular: Enfermagem na Área Hospitalar
Integrated Curricular Experience: Nursing Clinical Practice in Hospital Care

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 13
Carga Horária Total: 450 h ( Estágio: 390 h )
Carga Horária de Extensão: 135 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
Que o aluno seja capaz de: - Desenvolver atributos procedimentais, cognitivos, atitudinais e afetivos na área de competência do cuidado individual, coletivo e da organização/gestão do cuidado integral, nos serviços de saúde da área hospitalar, por meio da inserção do estudante em diferentes contextos da prática profissional de saúde da criança e adolescente, saúde da mulher, saúde do adulto e idoso em situações clínicas e cirúrgicas, saúde mental e psiquiátrica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3144761 - Ana Carolina Guidorizzi Zanetti
3156455 - Fabiana Bolela
5563522 - Jacqueline de Souza
2356578 - Renata Cristina de Campos Pereira Silveira
2014642 - Silvia Matumoto
2027831 - Thais de Oliveira Gozzo
 
Programa Resumido
Esta disciplina proporciona ao estudante o desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) para a realização de ações voltadas ao cuidado integral às necessidades individuais, coletivas e de gestão do cuidado em saúde/enfermagem e de serviços de saúde no contexto da atenção hospitalar considerando as políticas de saúde e o cuidado integral ao indivíduo na área específica. Os cenários de ensino-aprendizagem são os hospitais de níveis de atenção secundários e terciários.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:

CUIDADO INTEGRAL DE ENFERMAGEM À SAÚDE INDIVIDUAL E COLETIVA - Identifica as necessidades de saúde (individual e coletiva) do indivíduo nas diferentes áreas de saúde (da criança e adolescente, da mulher, do adulto e idoso em situações clínicas, saúde mental e psiquiátrica). - Formula, elabora e prioriza de problemas de saúde (individual/coletivo). - Desenvolve o planejamento, implementação e avaliação da assistência de enfermagem de forma sistematizada no contexto individual e coletivo de promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde. - Aplica o Processo de Enfermagem, segundo linguagens padronizadas em cada serviço. - identifica e desenvolve o trabalho interprofissional em saúde. - Identifica as prioridades do serviço e ações da equipe considerando o perfil epidemiológico e indicadores de saúde dos serviços. - Registro do cuidado implementado. ORGANIZAÇÃO/GESTÃO DO CUIDADO INTEGRAL E DOS SERVIÇOS DE SAÚDE - Acompanha do processo de trabalho em saúde. - Participa da elaboração e execução do planejamento do cuidado integral. - Avalia o cuidado integral em saúde. - Conhece e maneja os instrumentos de gestão do cuidado, da equipe de enfermagem e da unidade (sistemas de informação/prontuários eletrônicos, indicadores de resultados/qualidade e seus relatórios, dimensionamento de pessoal, procedimentos operacionais padrão (POP), protocolos e normativas técnicas dos serviços.

Saberes Procedimentais:

Relacionar-se com os docentes, enfermeiro supervisor, equipes de enfermagem e demais profissionais da saúde, dentro dos princípios éticos, profissionais, humanísticos e sociais. - Reconhecer e caracterizar a unidade de saúde e os fluxos para os demais níveis de assistência na rede de organização dos serviços de saúde no SUS. - Identificar as características do processo de trabalho desenvolvido nas unidades de atenção hospitalar. - Reconhecer as competências gerenciais do profissional responsável pelas unidades de saúde. - Realizar o dimensionamento de pessoal de enfermagem, considerando as características epidemiológicas e clínicas e as necessidades de cuidado da clientela. - Aprimorar a comunicação entre pares, equipe multiprofissional, cliente e família. - Exercer liderança junto à equipe e nas unidades e serviços. - Conhecer o perfil epidemiológico da população assistida e os indicadores de saúde obtidos com os dados registrados nos sistemas de informação disponíveis. - Realizar, juntamente com o enfermeiro, o diagnóstico situacional de saúde da área de abrangência do cenário hospitalar. - Reconhecer as prioridades do serviço e as ações desenvolvidas pela equipe de saúde que são oferecidas à população, tendo como referência o perfil epidemiológico e clínico do usuário. - Propor, implementar e avaliar ações de enfermagem voltadas à prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde da população a partir do diagnóstico identificado. - Participar ativamente com responsabilidade e envolvimento do processo administrativo da unidade de estágio, colaborando com o grupo na coleta, análise de dados e apresentação de indicadores de produtividade e qualidade da assistência. - Contribuir com a unidade e serviço na regulação do usuário para a Rede de Atenção à Saúde na área Hospitalar. - Realizar a notificação compulsória, contribuindo na busca ativa dos casos epidêmicos e endêmicos. - Participar na solução dos problemas relevantes levantados juntamente com o supervisor de saúde. - Refletir de forma crítica e contextualizada sobre as políticas de saúde, planejamento, programação e organização dos Serviços de Saúde e sua articulação com os equipamentos sociais. - Participar da tomada de decisão nas Unidades de Saúde em conjunto com os enfermeiros supervisores e equipe de saúde. - Planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem de forma sistematizada, no contexto individual e coletivo nos serviços da rede de atenção hospitalar de maneira articulada com a RAS (Rede de Atenção à Saúde). - Propor, implementar e avaliar ações de enfermagem voltadas à prevenção, promoção, recuperação e reabilitação da saúde da população a partir do diagnóstico identificado. - Interagir de forma efetiva com a clientela, utilizando a comunicação (verbal e não verbal). - Atuar na enfermagem por meio de práticas seguras, utilizando evidências científicas integrando os aspectos biológicos, psicológicos e socioculturais do processo de cuidar. - Refletir de forma crítica e contextualizada sobre as políticas de saúde, planejamento, programação e organização dos Serviços de Saúde e sua articulação com os equipamentos sociais (integralidade). - Participar da tomada de decisão nas Unidades Hospitalares em conjunto com os enfermeiros supervisores. - Diagnosticar as demandas de educação de indivíduos e família da rede de atenção hospitalar. - Diagnosticar as necessidades de qualificação técnico-científica dos diferentes membros da equipe de enfermagem. - Planejar, implementar e avaliar projetos educativos junto aos usuários e/ou equipe de enfermagem/saúde das unidades/serviços da rede de atenção hospitalar. - Participar das discussões administrativas, educativas, assistenciais e de discussões de pesquisas. - Planejar, implementar e avaliar ações educativas dirigidas à equipe de enfermagem e aos usuários dos serviços de saúde.

Saberes Atitudinais:

Relacionar-se com docentes, enfermeiro supervisor, equipes de enfermagem e demais profissionais da saúde, usuários do serviço de saúde e familiares, dentro dos princípios éticos, profissionais, humanísticos e sociais. - Apresentar postura de acordo com as regras sociais, pessoais e profissionais estabelecidas. - Demonstrar por meio das atividades propostas pela disciplina e cenário de prática, os elementos essenciais para o processo de ensino e aprendizagem e êxito acadêmico: confiança, criatividade, interesse, flexibilidade, curiosidade, compreensão e perseverança. - Aplicar conceitos adquiridos ao longo da formação acadêmica, demonstrando senso crítico e compromisso com as boas práticas de enfermagem, primando pela segurança e qualidade. - Assumir postura de corresponsabilidade com o processo de ensino e aprendizagem, demonstrando envolvimento, assiduidade e pontualidade. - Usar técnicas para estabelecer comunicação com a equipe de saúde, usuários do serviço de saúde e familiares. - Apresentar-se com traje adequado para atuação profissional na AH: roupa, jaleco, tênis ou sapato fechado, crachá, cabelo preso quando necessário, conforme normas dos serviços e NR32. - Demonstrar postura de cooperação técnico-científica com a equipe. - Atuar de forma ética, responsável e cooperativa no aperfeiçoamento do processo de formação, avaliação e autoavaliação. - Identificar os problemas da prática profissional do enfermeiro, no decorrer do estágio curricular, a partir de evidências científicas. - Discutir os problemas identificados com a revisão da literatura e propor soluções nos serviços, com os docentes/ enfermeiros supervisores e equipe de saúde. - Elaborar relatório, abordando as ações de cuidado de enfermagem e de gestão no contexto da atenção hospitalar, considerando as políticas de saúde.

Método de Ensino:

Estão planejadas aulas expositivas dialogadas e métodos ativos, nas diversas modalidades, como busca na literatura científica, desenvolvimento de uma atividade educativa, discussões em grupo, atividades no campo da prática.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação formativa, realizada de forma contínua e coparticipada. Terá como referência os desempenhos esperados para a disciplina, será feita de forma sistemática, com registro e ciência do estudante, levando-se em conta os aspectos de assiduidade, pontualidade e desempenho nas atividades previstas. Constarão da avaliação: a) Desempenho do aluno nas atividades teórico-práticas, com base no programa da disciplina, no contexto dos serviços da rede de atenção secundária e terciária, de acordo com o roteiro de avaliação (valor de 0 a 10) - Peso 6; b) Desempenho do aluno nas atividades educativas compostas de planejamento, implementação e apresentação (valor de 0 a 10) - Peso 3; c) Relatório de atividades construído pelo estudante (valor de 0 a 10) - Peso 1.
Critério
Será aprovado o estudante que obtiver média aritmética igual ou superior a 5,0 (cinco) e frequência de 100% nas atividades previstas, considerando a somatória da carga horária teórica e prática prevista.
Norma de Recuperação
A disciplina não prevê recuperação, tendo em vista que a avaliação é constante durante o oferecimento.
 
Bibliografia
     
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Atividades de Extensão
     
Grupo social alvo da atividade
Pacientes, familiares e/ou equipe de saúde.
Objetivos da atividade
Prestar o cuidado de enfermagem visando à recuperação e promoção da saúde e prevenção de doenças. Colaborar na qualificação da equipe de enfermagem e de outros profissionais da saúde.
Descrição da atividade
O aluno realiza ações voltadas às necessidades individuais, coletivas e de gestão do cuidado em saúde/enfermagem e de serviços de saúde no contexto da atenção hospitalar, considerando as políticas de saúde e o cuidado integral ao indivíduo e família na área especifica. Realiza diagnósticos de demandas de educação de indivíduos e família, bem como de qualificação técnica e científica da equipe de enfermagem, planejando, implementando e avaliando projetos educativos junto a este público alvo.
Indicadores de avaliação da atividade
Alcance: número de participantes.

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