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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Interdepartamentais da EERP
 
Disciplina: 2200121 - Estágio Curricular: Enfermagem na Atenção Básica
Integrated Curricular Experience: Nursing Clinical Practice in Primary Care

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 13
Carga Horária Total: 450 h ( Estágio: 390 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2022 Desativação:

Objetivos
Que o aluno seja capaz de: - Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes na área de competência do cuidado individual, coletivo e da organização/gestão do cuidado integral com ênfase nos serviços de saúde, no contexto da atenção básica, considerando as políticas de saúde e o cuidado integral aos indivíduos e família. - Integrar conhecimentos às práticas de gerenciamento e assistência de enfermagem, considerando a diversidade de ações nos serviços de saúde que compõem a rede de atenção primária à saúde. - Desenvolver capacidade crítica, reflexiva e de habilidades técnico-científicas diante de problemas vivenciados na prática, relacionados à equipe de saúde, à estrutura organizacional e às relações intersetoriais dos serviços de saúde.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3144761 - Ana Carolina Guidorizzi Zanetti
3156455 - Fabiana Bolela
5563522 - Jacqueline de Souza
2356578 - Renata Cristina de Campos Pereira Silveira
2014642 - Silvia Matumoto
2027831 - Thais de Oliveira Gozzo
 
Programa Resumido
Esta disciplina proporciona ao estudante o desenvolvimento de atributos (conhecimentos, habilidades e atitudes) para a realização de ações voltadas ao cuidado integral às necessidades individuais, coletivas e gestão do cuidado em saúde/enfermagem e de serviços de saúde no contexto da atenção primária à saúde, considerando as políticas de saúde e o cuidado integral ao indivíduo e família nos diferentes cenários de prática.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:

- Identifica as necessidades de saúde (individual e coletiva) do indivíduo nas diferentes áreas de saúde (da criança e adolescente, da mulher, do adulto e idoso em situações clínicas, saúde mental e psiquiátrica). - Fórmula, elabora e prioriza os problemas de saúde (individual/familiar/coletivo). - Planeja, implementa e avalia a assistência de enfermagem de forma sistematizada no contexto individual e coletivo de promoção, prevenção, proteção, diagnóstico, tratamento, reabilitação, redução de danos, cuidados paliativos e vigilância em saúde. - Processo de Enfermagem - Trabalho em equipe. - Identifica prioridades do serviço e ações da equipe, considerando o perfil epidemiológico e indicadores de saúde do território/unidade/região/município - Conhece e maneja de instrumentos de gestão do cuidado, da equipe de enfermagem e da unidade (sistemas de informação e seus relatórios, dimensionamento de pessoal, procedimentos operacionais padrão (POP) protocolos e normativas técnicas do serviço, plano municipal de saúde e outros). - Reconhece os serviços que compõe a rede de atenção à saúde. - Atribuições do enfermeiro na atenção básica. - Liderança do enfermeiro junto à equipe de enfermagem e da unidade. - Políticas e programas de saúde aplicados ao contexto da atenção primária à saúde. - Registra o cuidado implementado. - Organização/Gestão do cuidado integral e dos serviços de saúde.

Saberes Procedimentais:

- Reconhecer e caracterizar o tipo de unidade de saúde e sua relação hierárquica dentro do Sistema Único de Saúde. - Identificar as características do processo de trabalho das equipes nos serviços de saúde da atenção básica. - Identificar as competências gerenciais da chefia nos serviços de saúde da atenção básica. - Aprimorar a comunicação entre pares, equipe multiprofissional, família e cliente. - Realizar o dimensionamento de pessoal, considerando as características epidemiológicas e as complexidades clínicas e sociais da clientela. - Identificar o perfil epidemiológico da população assistida e os indicadores de saúde possíveis de serem obtidos com os dados do Sistema de Informações em Saúde disponíveis na Unidade de Saúde. - Realizar juntamente com o enfermeiro e equipe de saúde, o diagnóstico de saúde de indivíduos, famílias e comunidade. - Reconhecer as prioridades do serviço e as ações desenvolvidas pela equipe de saúde, na perspectiva do planejamento e organização da atenção à saúde. - Propor e implementar atividades de enfermagem voltadas à promoção da saúde, prevenção de doenças, e recuperação da saúde da população a partir do diagnóstico realizado. - Participar ativamente, com responsabilidade e envolvimento, do processo administrativo da unidade de estágio colaborando com o grupo na coleta, análise de dados e apresentação de indicadores de qualidade da assistência. - Conhecer os formulários utilizados para os registros das atividades intra e extra institucionais realizadas pela equipe de saúde. - Participar na comunicação da unidade com o sistema de referência e contra referência e com a coordenadoria de saúde da área de abrangência. - Realizar notificação e investigação dos agravos de notificação compulsória e cobertura de foco epidêmico. - Participar na solução dos problemas relevantes levantados juntamente com a equipe de saúde do serviço. - Desenvolver o pensamento crítico-reflexivo sobre as atividades assistenciais das políticas de saúde e sociais vigentes. - Planejar, executar e avaliar a assistência de enfermagem de forma sistematizada, no contexto individual e coletivo. - Desenvolver o cuidado em saúde, com ações de promoção da saúde, prevenção de agravos, medidas terapêuticas e de reabilitação da saúde. - Compreender a saúde dos indivíduos e famílias, contextualizando aspectos biológicos, afetivos, sociais, econômicos e éticos da assistência a saúde. - Interagir de forma efetiva com a clientela, utilizando a comunicação empática como instrumento para a criação de vínculo. - Desenvolver o cuidado em saúde a partir de saberes teóricos (biológicos, psicológicos, culturais e éticos) considerando a integralidade da atenção. - Diagnosticar as demandas de educação de indivíduos, de grupos específicos ou da comunidade. - Diagnosticar as demandas de capacitação técnico-científica dos diferentes membros da equipe de enfermagem. - Planejar, executar e avaliar projetos educativos junto a população ou equipe de enfermagem/saúde. - Aplicar metodologia científica, com o sentido de buscar soluções para os problemas da prática assistencial, educacional e gerencial do enfermeiro. - Reconhecer a necessidade de atualizar os seus conhecimentos por meio de buscas sistemáticas nas bases de dados científicas.

Saberes Atitudinais:

- Relacionar-se com docentes, enfermeiro supervisor, equipes de enfermagem e demais profissionais da saúde, usuários do serviço de saúde e familiares, dentro dos princípios éticos, profissionais, humanísticos e sociais. - Apresentar postura de acordo com as regras sociais, pessoais e profissionais estabelecidas. - Demonstrar por meio das atividades propostas pela disciplina e cenário de prática, os elementos essenciais para o processo de ensino e aprendizagem e êxito acadêmico: confiança, criatividade, interesse, flexibilidade, curiosidade, compreensão e perseverança. - Aplicar conceitos adquiridos ao longo da formação acadêmica, demonstrando senso crítico e compromisso com as boas práticas de enfermagem, primando pela segurança e qualidade. - Assumir postura de corresponsabilidade com o processo de ensino e aprendizagem, demonstrando envolvimento, assiduidade e pontualidade. - Usar técnicas para estabelecer comunicação com a equipe de saúde, usuários do serviço de saúde e familiares. - Apresentar-se com traje adequado para atuação profissional na Atenção Básica (roupa, jaleco, tênis ou sapato fechado, crachá, cabelo preso), conforme normas do serviço e NR32. - Demonstrar postura de cooperação técnico-científica com a equipe. - Atuar de forma ética, responsável e cooperativa no aperfeiçoamento do processo de avaliação e autoavaliação. - Identificar os problemas da prática profissional do enfermeiro, no decorrer do estágio curricular, a partir de evidências científicas. - Discutir os problemas identificados com a revisão da literatura e propor soluções nos serviços, com os docentes/ enfermeiros supervisores e equipe de saúde. - Elaborar relatório, abordando as ações de cuidado de enfermagem e de gestão no contexto da atenção básica, considerando as políticas de saúde no campo da atenção primária à saúde.

Método de Ensino:

- Inserção no cenário de prática desenvolvendo o cuidado individual, coletivo e gerencial, sob a supervisão do enfermeiro do serviço. - Participação em grupos de discussão/estudo de situações com a equipe de saúde e supervisores (enfermeiro e docente). - Participação ativa nas atividades previstas e definidas entre enfermeiro, estudante e docente. - Desenvolvimento de atividade educativa voltada para aspectos críticos da gestão do cuidado conforme demanda do contexto da prática. - Relatório de atividades.
 
 
 
Avaliação
     
Método
A avaliação formativa, realizada de forma contínua e coparticipada. Terá como referência os desempenhos esperados para a disciplina, será feita de forma sistemática, com registro e ciência do estudante, levando-se em conta os aspectos de assiduidade, pontualidade e desempenho nas atividades previstas. Constarão da avaliação: a) Desempenho do estudante nas atividades teórico-práticas, com base no programa da disciplina, no contexto dos serviços de saúde, de acordo com o roteiro de avaliação (valor de 0 a 10) - peso 6,0; b) Desempenho nas atividades educativas compostas de planejamento, implementação e apresentação (valor de 0 a 10) - peso 3,0; c) Relatório de atividades construído pelo estudante (valor de 0 a 10) - peso 1,0.
Critério
Será aprovado o estudante que obtiver média aritmética igual ou superior a 5,0 (cinco), obtida entre os itens e instrumentos de avaliação, e frequência mínima de 70% nas atividades previstas. O aluno será reprovado se obtiver nota inferior a 5,0 (cinco).
Norma de Recuperação
A disciplina não prevê recuperação, tendo em vista que a avaliação é constante durante o oferecimento.
 
Bibliografia
     
Amaral IT, Abrahão AL. Consulta em enfermagem na Estratégia Saúde da Família, ampliando o reconhecimento das distintas formas de ação: uma revisão integrativa. Rev Fun Care Online. 2017 out/dez; 9(4): 899-906. 

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