Promover aos alunos a compreensão das especificidades, características e exigências de métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa científica; desenvolver habilidades para identificar as etapas do método científico; analisar artigos científicos; aperfeiçoar-se na busca da literatura científica; identificar os diferentes tipos de abordagens metodológicas; apreender técnicas de coleta e análise de dados na pesquisa qualitativa e quantitativa; identificar questões relativas à ética em pesquisa com seres humanos; elaborar projeto de pesquisa.
1. Tipos de conhecimento científico. 2. O método científico e a produção de conhecimento. 3. A pesquisa na Universidade. 4. Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa. 5. Etapas do método científico. 6. Variáveis e medidas. 7. Tipos de estudos qualitativos e quantitativos. 8. Técnicas de coleta de dados na pesquisa qualitativa e na pesquisa quantitativa. 9. Técnicas de análise de dados na pesquisa qualitativa e na pesquisa quantitativa. 10. Fundamentos éticos e legais da pesquisa.
Saberes Cognitivos: 1. Tipos de conhecimento científico. 2. O método científico e a produção do conhecimento. 3. A pesquisa na Universidade. 4. Pesquisa qualitativa e quantitativa: definições e conceitos. 5. Etapas do método científico. 6. Abordagem qualitativa na pesquisa científica: pressupostos da pesquisa qualitativa 7. Tipos de pesquisa qualitativa - etnografia, fenomenologia, teoria fundamentada em dados, história de vida, estudo de caso. 8. Variáveis e Técnicas de coleta de dados na pesquisa qualitativa: grupos focais, técnica Delphi, entrevistas, questionários semiestruturados. 9. Técnicas de análise de dados na pesquisa qualitativa. 10. Abordagem quantitativa na pesquisa científica. 11. Tipos de pesquisa quantitativa: estudos descritivos e analíticos. 12. Tipos de estudos analíticos: longitudinais (prospectivos e retrospectivos), caso-controle, quase experimento e experimento (ensaio clínico). 13. Variáveis e técnicas de coleta de dados na pesquisa quantitativa: dados primários, dados secundários, questionários, inquéritos e instrumentos de medidas (conceitos gerais de validade e fidedignidade). 14. Análise de dados na pesquisa quantitativa: métodos paramétricos e não paramétricos. 15. Fundamentos éticos e legais da pesquisa e sua aplicação na prática de Enfermagem - assistência, gerenciamento e ensino. Saberes Procedimentais: 1. Leitura e análise crítica de artigos científicos. 2. Pesquisa literária utilizando bases de dados computadorizadas, portais de revistas científicas e outros recursos disponíveis na Internet. 3. Procedimentos para o encaminhamento de projeto de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa; elaboração do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e Termo de Assentimento. 4. Elaboração de questões norteadoras e hipóteses nas pesquisas científicas. 5. Desenvolvimento individual, de projeto de pesquisa. Saberes Atitudinais: 1. Capacidade de discernimento entre várias situações de saúde e diferentes formas de resolução. 2. Conduta ética e valorização dos participantes da pesquisa. 3. Respeito, compromisso e responsabilidade com a pesquisa. Método de Ensino: Aulas expositivas e em grupos, com indicação de leituras para discussão em classe. Exercício prático para encaminhamento de projeto de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa. Exercícios práticos em aulas dialogadas para elaboração de projeto de pesquisa.
ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2004. 203p. BECKER, H. S. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 4ª ed. São Paulo: Hucitec, 1999. 46p. ECO, U. Como se faz uma tese. 25. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014. 232p. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 8 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004. 107p. HADDAD, N. Metodologia de estudos em ciências da saúde: como planejar, analisar e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Rocca, 2004. 287p. MARCONI, M.A.; LAKATOS, E.M.; Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2005. 311p. LAURENTI R. et al. Estatística de Saúde. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 2. ed. 2005. 214p. LOBIONDO-WOOD G; HABER J. Pesquisa em Enfermagem - métodos, avaliação crítica e utilização. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 4. ed. 2001. 330p. MEDRONHO, R.A. et al. Epidemiologia. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2008. 790p. MERIGHI, M.A.B.; PRAÇA, N.S. (orgs.). Abordagens teórico-metodológicas qualitativas: a vivência da mulher no período reprodutivo. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. 167p. MEIHY, J.C.S.B.; HOLANDA, F. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007. 176p. MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. São Paulo: Ucitec, 2006. 406p. SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez. 2007. 335p. SIEGEL S.; Castellan Jr. J.; Estatística Não Paramétrica (para as ciências do comportamento). 2. ed. São Paulo: Artmed, 2006. 350p. TRIOLA MF. Introdução à Estatística. 11. ed. LTC: Rio de Janeiro, 2013. 410p. VÍCTORA, C.G.; KNAUTH, D.R.; HASSEN, M.N.A. Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000. 133p.