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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Interdepartamentais da EERP
 
Disciplina: 2200300 - Metodologia da Pesquisa Científica
Scientific Research Methodology

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Promover nos alunos a compreensão das especificidades, características e exigências de métodos qualitativos e quantitativos de pesquisa científica; desenvolver habilidades para identificar as etapas do método científico; analisar artigos científicos; aperfeiçoar-se na busca da literatura científica; identificar os diferentes tipos de abordagens metodológicas; apreender técnicas de coleta e análise de dados na pesquisa qualitativa e quantitativa; identificar questões relativas à ética em pesquisa com seres humanos; elaborar projeto de pesquisa.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2086491 - Claudia Benedita dos Santos
3518013 - Fabio Scorsolini Comin
83038 - Rosalina Aparecida Partezani Rodrigues
 
Programa Resumido
1. Tipos de conhecimento científico. 2. O método científico e a produção de conhecimento. 3. A pesquisa na Universidade. 4. Pesquisa qualitativa e pesquisa quantitativa. 5. Etapas do método científico. 6. Variáveis e medidas. 7. Tipos de estudos qualitativos e quantitativos. 8. Técnicas de coleta de dados na pesquisa qualitativa e na pesquisa quantitativa. 9. Técnicas de análise de dados na pesquisa qualitativa e na pesquisa quantitativa. 10. Fundamentos éticos e legais da pesquisa.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos: 1. Tipos de conhecimento científico. 2. O método científico e a produção do conhecimento. 3. A pesquisa na Universidade. 4. Pesquisa qualitativa e quantitativa: definições e conceitos. 5. Etapas do método científico. 6. Abordagem qualitativa na pesquisa científica: pressupostos da pesquisa qualitativa. 7. Tipos de pesquisa qualitativa - etnografia, fenomenologia, teoria fundamentada em dados, história de vida, estudo de caso. 8. Variáveis e Técnicas de coleta de dados na pesquisa qualitativa: grupos focais, técnica Delphi, entrevistas, questionários semiestruturados. 9. Técnicas de análise de dados na pesquisa qualitativa. 10. Abordagem quantitativa na pesquisa científica. 11. Tipos de pesquisa quantitativa: estudos descritivos e analíticos. 12. Tipos de estudos analíticos: longitudinais (prospectivos e retrospectivos), caso-controle, quase experimento e experimento (ensaio clínico). 13. Variáveis e técnicas de coleta de dados na pesquisa quantitativa: dados primários, dados secundários, questionários, inquéritos e instrumentos de medidas (conceitos gerais de validade e fidedignidade). 14. Análise de dados na pesquisa quantitativa: métodos paramétricos e não paramétricos. 15. Fundamentos éticos e legais da pesquisa e sua aplicação na prática de Enfermagem- assistência, gerenciamento e ensino. Saberes Procedimentais: 1. Leitura e análise crítica de artigos científicos. 2. Pesquisa literária utilizando bases de dados computadorizadas, portais de revistas científicas e outros recursos disponíveis na Internet. 3. Procedimentos para o encaminhamento de projeto de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa; elaboração do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido e Termo de Assentimento. 4. Elaboração de questões norteadoras e hipóteses nas pesquisas científicas. 5. Desenvolvimento individual, de projeto de pesquisa. Saberes Atitudinais: 1. Capacidade de discernimento entre várias situações de saúde e diferentes formas de resolução. 2. Conduta ética e valorização dos participantes da pesquisa. 3. Respeito, compromisso e responsabilidade com a pesquisa. Método de Ensino: Aulas expositivas e em grupos, com indicação de leituras para discussão em classe. Exercício prático para encaminhamento de projeto de pesquisa ao Comitê de Ética em Pesquisa. Exercícios práticos em aulas dialogadas para elaboração de projeto de pesquisa.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Participação dos alunos nas aulas, realização de exercícios práticos, apresentação escrita de projeto individual de pesquisa e realização de uma prova escrita.
Critério
O projeto e a prova escrita terão notas entre 0,0 e 10,0 e será aprovado o aluno que obtiver média final entre as duas atividades igual ou superior a 5,0 (cinco) e frequência mínima de 70% às atividades programadas.
Norma de Recuperação
A recuperação será realizada de acordo com o calendário de recuperação aprovado pela Comissão de Graduação e o aluno deverá reapresentar o projeto de pesquisa escrito ou submeter-se a nova prova escrita (a opção será pela atividade na qual o aluno obteve a menor nota durante o semestre: o projeto escrito ou a avaliação escrita). A nota final, após a recuperação, será obtida calculando-se a média aritmética da nota obtida no semestre e a nota da recuperação. Para aprovação, o resultado deverá ser igual ou superior a 5,0 (cinco).
 
Bibliografia
     
ALVES-MAZZOTTI, A. J.; GEWANDSZNAJDER, F. O método nas ciências naturais e sociais: pesquisa quantitativa e qualitativa. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2004. 203p. BECKER, H. S. Métodos de pesquisa em ciências sociais. 4ª ed. São Paulo: Hucitec, 1999. 46p. ECO, U. Como se faz uma tese. 25. ed. São Paulo: Perspectiva, 2014. 232p. GOLDENBERG, M. A arte de pesquisar: como fazer pesquisa qualitativa em ciências sociais. 8 ed. Rio de Janeiro: Record, 2004. 107p. HADDAD, N. Metodologia de estudos em ciências da saúde: como planejar, analisar e apresentar um trabalho científico. São Paulo: Rocca, 2004. 287p. MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M.; Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2005. 311p. LAURENTI R. et al. Estatística de Saúde. São Paulo: Pedagógica e Universitária, 2. ed. 2005. 214 p. LOBIONDO-WOOD G; HABER J. Pesquisa em Enfermagem- métodos, avaliação crítica e utilização. Guanabara Koogan, Rio de Janeiro, 4. ed. 2001. 330p. MEDRONHO, R.A. et al. Epidemiologia. 2. ed. São Paulo: Atheneu, 2008. 790p. MERIGHI, M.A.B.; PRAÇA, N.S. (orgs.). Abordagens teórico-metodológicas qualitativas: a vivência da mulher no período reprodutivo. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003. 167p. MEIHY, J.C.S.B.; HOLANDA, F. História oral: como fazer, como pensar. São Paulo: Contexto, 2007. 176p. MINAYO, M. C. S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 9. ed. São Paulo: Ucitec, 2006. 406p. MINAYO, M.C.S.; DESLANDES, S.F. (orgs.). Caminhos do pensamento: epistemologia e método. 3ª reimp. Rio de Janeiro: Ed. Fiocruz, 2013. 380p. SEVERINO, A.J. Metodologia do trabalho científico. 22. ed. São Paulo: Cortez. 2007. 335p. SIEGEL S.; Castellan Jr. J.; Estatística Não Paramétrica (para as ciências do comportamento). 2. ed. São Paulo: Artmed, 2006. 350p. TRIOLA MF. Introdução à Estatística. 11. ed. LTC: Rio de Janeiro, 2013. 410p. VÍCTORA, C.G.; KNAUTH, D.R.; HASSEN, M.N.A. Pesquisa qualitativa em saúde: uma introdução ao tema. Porto Alegre: Tomo Editorial, 2000. 133p.
 

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