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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto
 
Interdepartamentais da EERP
 
Disciplina: 2200301 - Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento I
Cultural Academic-Scientific Activities I

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 0 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2019 Desativação:

Objetivos
Propiciar acesso a atividades científicas, culturais e esportivas de modo a expandir a visão de mundo de enfermeiros licenciados em formação. Atender à proposta da formação de professores no cumprimento de 200 (duzentas) horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes, exigidas pelo Conselho Nacional de Educação, Resolução n.º 2, de 01/07/2015, Deliberação CEE 154/2017 e Programa de Formação de Professores da USP (2004).
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6891361 - Lucas Pereira de Melo
1571591 - Marta Angélica Iossi Silva
 
Programa Resumido
As atividades reconhecidas pela Comissão de Coordenação do Curso (CoC Licenciatura) para cômputo das 200 horas são: participação em projetos em parceria com escolas de educação básica e profissional, organização e participação em eventos científicos nas áreas da saúde e educação, participação em projetos de iniciação científica e de cultura e extensão, participação em grupos de estudos e monitoria, realização de cursos extracurriculares, apresentação de trabalhos científicos em eventos da área de educação, educação em saúde/enfermagem e área de saúde/enfermagem, publicação de trabalhos científicos, representação discente; participação em eventos culturais e atividades esportivas.
 
 
 
Programa
Saberes Cognitivos:
- Ampliar conceitos científicos, culturais e educacionais aplicados à formação do enfermeiro licenciado; 
- Enriquecimento curricular;
- Saberes culturais proporcionados por meio de atividades culturais relacionadas à formação do enfermeiro licenciado;
- Saberes científicos construídos por meio da participação em eventos científicos, projetos de iniciação científica, de extensão, grupos de estudos, monitorias, cursos extracurriculares da área de educação, de educação em saúde/enfermagem, área de saúde/enfermagem;
- Saberes relacionados à representação estudantil em colegiados da Universidade;
- Atividades esportivas.

Saberes Procedimentais:
- Participação em experiências nas diferentes áreas do campo científico, cultural, esportivo e educacional;
- Habilidades de comunicação e interação nas ações de integração ensino-serviço; 
- Habilidades de comunicação, organização, redação em atividades científicas; 
- Capacidade de síntese, debate e argumentação;
- Desenvolvimento de habilidades sociais, atitudinais e motoras associadas às práticas esportivas. 

Saberes Atitudinais:
- Ampliação da comunicação e expressão;
- Habilidade de comunicação assertiva;
- Atuação de forma ética;
- Atitude crítico-reflexiva no processo vivenciado; 
- Desenvolvimento de autonomia responsável; 
- Trabalho em grupo;
- Compromisso social com atores da escola de educação profissional e educação básica.

Método de Ensino:
Participação dos alunos em atividades indicadas na tabela de conversão de atividades para fins de atribuição de horas em atividades teórico-práticas de aprofundamento (ATPA).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os certificados apresentados serão analisados pela CoC Licenciatura. Serão consideradas ATPA, aquelas realizadas pelo discente durante sua matrícula no curso de Bacharelado e Licenciatura em Enfermagem da EERP/USP e apresentadas em disciplinas específicas, de acordo com a estrutura curricular vigente.
Critério
Os alunos deverão apresentar certificados que comprovem o cumprimento de 200 horas de ATPA.
Norma de Recuperação
Não está prevista recuperação. A conclusão do curso (colação de grau) só será permitida após o cumprimento das 200 horas de ATPA.
 
Bibliografia
     
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n.º 2, de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/21028-resolucoes-do-conselho-pleno-2015 Acesso em: 04 de abr. 2016.
 

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