Propiciar acesso a atividades científicas, culturais e esportivas de modo a expandir a visão de mundo de enfermeiros licenciados em formação. Atender à proposta da formação de professores no cumprimento de 200 (duzentas) horas de atividades teórico-práticas de aprofundamento em áreas específicas de interesse dos estudantes, exigidas pelo Conselho Nacional de Educação, Resolução n.º 2, de 01/07/2015, Deliberação CEE 154/2017 e Programa de Formação de Professores da USP (2004).
As atividades reconhecidas pela Comissão de Coordenação do Curso (CoC Licenciatura) para cômputo das 200 horas são: participação em projetos em parceria com escolas de educação básica e profissional, organização e participação em eventos científicos nas áreas da saúde e educação, participação em projetos de iniciação científica e de cultura e extensão, participação em grupos de estudos e monitoria, realização de cursos extracurriculares, apresentação de trabalhos científicos em eventos da área de educação, educação em saúde/enfermagem e área de saúde/enfermagem, publicação de trabalhos científicos, representação discente; participação em eventos culturais e atividades esportivas.
Saberes Cognitivos: - Ampliar conceitos científicos, culturais e educacionais aplicados à formação do enfermeiro licenciado; - Enriquecimento curricular; - Saberes culturais proporcionados por meio de atividades culturais relacionadas à formação do enfermeiro licenciado; - Saberes científicos construídos por meio da participação em eventos científicos, projetos de iniciação científica, de extensão, grupos de estudos, monitorias, cursos extracurriculares da área de educação, de educação em saúde/enfermagem, área de saúde/enfermagem; - Saberes relacionados à representação estudantil em colegiados da Universidade; - Atividades esportivas. Saberes Procedimentais: - Participação em experiências nas diferentes áreas do campo científico, cultural, esportivo e educacional; - Habilidades de comunicação e interação nas ações de integração ensino-serviço; - Habilidades de comunicação, organização, redação em atividades científicas; - Capacidade de síntese, debate e argumentação; - Desenvolvimento de habilidades sociais, atitudinais e motoras associadas às práticas esportivas. Saberes Atitudinais: - Ampliação da comunicação e expressão; - Habilidade de comunicação assertiva; - Atuação de forma ética; - Atitude crítico-reflexiva no processo vivenciado; - Desenvolvimento de autonomia responsável; - Trabalho em grupo; - Compromisso social com atores da escola de educação profissional e educação básica. Método de Ensino: Participação dos alunos em atividades indicadas na tabela de conversão de atividades para fins de atribuição de horas em atividades teórico-práticas de aprofundamento (ATPA).
BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Resolução n.º 2, de 1 de julho de 2015. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e cursos de segunda licenciatura) e para a formação continuada. Brasília, 2015. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/escola-de-gestores-da-educacao-basica/323-secretarias-112877938/orgaos-vinculados-82187207/21028-resolucoes-do-conselho-pleno-2015 Acesso em: 04 de abr. 2016.