Os alunos serão capacitados a empregar as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no desenvolvimento de projetos de ação cidadã, focados no ensino, pesquisa e extensão, nos mais diversos conteúdos de saúde bucal, e formatos. Podem ser realizados projetos de suporte a disciplinas pelas quais os alunos se interessem. Os alunos serão habilitados a: 1) preparar um projeto de ação cidadã, nos mais diversos formatos (vídeos; áudios; objetos educacionais; sites; app para mobile; formulários eletrônicos para coleta de dados; etc), para públicos definidos; 2) preparar o storyboard para o desenvolvimento do formato determinado; 3) desenvolver o produto final (site, app, vídeo, áudio, objeto educacional, formulário, blog, etc); 4) implementar seu projeto para público-alvo determinado.
A Teleodontologia permite a aplicação das TIC para gerar novos momentos de conhecimento para o público geral ou públicos específicos (ex: oferecendo conteúdos de saúde bucal a escolas públicas; oferecendo Segunda Opinião Formativa a profissionais das Equipes de Saúde da Família; a egressos de cursos de Odontologia; a redes de aprendizagem; etc). Para isso, são somados os conhecimentos do uso das TIC com o de suas aplicações e os de Odontologia, com a finalidade de estruturar trânsito para as informações e aprendizagem para quem necessita de tais conteúdos.
A Teleodontologia permite a aplicação das TIC para gerar novos momentos de conhecimento para o público geral ou públicos específicos (ex: oferecendo conteúdos de saúde bucal a escolas públicas; oferecendo Segunda Opinião Formativa a profissionais das Equipes de Saúde da Família; a egressos de cursos de Odontologia; a redes de aprendizagem; etc). Para isso, são somados os conhecimentos do uso das TIC com o de suas aplicações e os de Odontologia, com a finalidade de estruturar trânsito para as informações e aprendizagem para quem necessita de tais conteúdos. Os alunos serão habilitados a: 1) preparar um projeto de ação cidadã, nos mais diversos formatos (vídeos; áudios; objetos educacionais; sites; app para mobile; formulários eletrônicos para coleta de dados; etc), para públicos definidos; 2) preparar o storyboard para o desenvolvimento do formato determinado; 3) desenvolver o produto final (site, app, vídeo, áudio, objeto educacional, formulário, blog, etc); 4) implementar seu projeto para público-alvo determinado.
Sendo a disciplina eminentemente prática, a bibliografia será em boa parte oriunda de manuais dos programas a serem utilizados no curso, além de páginas da Internet a serem procuradas pelos alunos. A literatura básica consiste: 1- Como Funciona a Internet. PC Magazine . 2- Ellsworth J. Education on the Internet. Sans Publishing. 3- Journal of Telemedicine and Telecare. 4- Revista de Telemedicina e Telessaúde 5-Shortliffe EH, Penealt LE, Wiedeihold G, Fagan LM. Medical Informatics: Computer Applications in 6 Health Care. Addison-Wesley, 1990. 6-Telemedicine Journal 7-Wen CL, Siveira PSP, Bõhm GM. Telemedicine and Education in Brazil Journal of Telemedicine and Telecare. 1999; 5 (2): 137-8. 8 - Wen, CL, Silveira PSP, Azevedo RS, Bõhm GM. Internet discussion lists as an educational tool. Journal of Telemedicine and Telecare. 2000.