Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Odontologia
 
Disciplina: 2300025 - Práticas Manuais em Odontologia

Créditos Aula: 1
Créditos Trabalho: 4
Carga Horária Total: 135 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
- Propiciar o desenvolvimento de habilidades manuais aos alunos ingressantes do curso de graduação em Odontologia por meio de atividades práticas pertinentes à arte dentária.

- Apresentar ferramentas normativas (normas de citação e de referências) para que o aluno elabore documento das atividades realizadas durante o curso.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
88346 - Rafael Yague Ballester
 
Programa Resumido
O objetivo desta disciplina é desenvolver as habilidades manuais específicas para a prática odontológica. Para tanto, será ministrado conteúdo distribuído em três ambientes distintos (laboratório seco, laboratório molhado e laboratório de produção), destinados a atividades práticas relacionadas a vários segmentos da Odontologia. O aluno executará projetos que envolvem a confecção de objetos de uso rotineiro na clínica odontológica (por exemplo, protótipos de articuladores utilizando arame, escultura dentária, modelagem de estruturas anatômicas da face utilizando manequim e argila, preparos cavitários com posterior usinagem automatizada de próteses e moldagem em gesso de objetos de difícil reprodução). Para cada módulo do curso, o aluno será avaliado por intermédio da criação e apresentação de mesa clínica e de elaboração de um documento das atividades realizadas.
 
 
 
Programa
A disciplina será interdepartamental envolvendo os sete departamentos da FOUSP. Será ministrado em três espaços físicos distintos localizados no Centro de Recursos e Aprendizado em Investigação (CRAI). O conteúdo será assim distribuído:

Laboratório Seco:
a) confecção de protótipos em arame de articuladores maxilomandibulares – discussão da proposta (1 hora) e breve informações teóricas de anatomia (2 horas);
b) execução de técnicas de sutura em tecidos sintéticos com fios de algodão e agulha de sutura cirúrgica (2 horas);
c) escultura em cera de diferentes objetos (esfera, prisma, cubo etc.) e de estruturas bucais (dentes e tecido gengival) (10 horas);
d) moldagem óptica de preparos cavitários em objetos e dentes artificiais utilizando kits eletromecânicos, com posterior impressão por intermédio de impressoras 3D (12 horas).

Laboratório Molhado:
a) confecção de moldagem, molde e modelo em gesso de uma esfera de vidro (bola de gude) (4 horas);
b) escultura de tecidos moles da face em cabeça de manequim, com ênfase à anatomia do aparelho estomatognático, utilizando argila e massa de modelagem (16 horas);
c) estudo de fotoelasticidade, do arco gótico de Gysi e do diagrama de Posselt utilizando protótipos de arame de articuladores maxilomandibulares imersos em solução de sabão, analisando-se os formatos das bolhas de sabão formadas e a decomposição da luz na superfície das mesmas (4 horas);
d) confecção de preparo cavitário em dentes artificiais, com posterior moldagem óptica e usinagem automatizada da peça protética utilizando a tecnologia CAD/CAM (Computer-Aided Design/Computer-Aided Manufacturing) (24 horas).

Laboratório de Produção:
a) confecção de um documento das atividades realizadas durante o curso, com o registro das informações teóricas e práticas por intermédio de fotografias, vídeos e artigos científicos; os alunos serão orientados pelo Serviço de Documentação Odontológica (SDO) quanto à organização e indexação da informação gerada (12 horas);
b) criação de mesa clínica sobre um dos temas ministrados no curso (20 horas).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exposições de conteúdos teóricos e práticos mescladas com atividades manuais desenvolvidas em 3 conjuntos de bancadas pertencentes aos Laboratórios Seco, Molhado e de Produção. Em cada bancada serão distribuídos 6 alunos, os quais serão monitorados por professores, alunos de pós-graduação, monitores e técnicos. Para essas exposições, serão utilizados recursos audiovisuais transmitidos via computadores e tablets.
O aluno poderá determinar a ordem de execução das atividades propostas no conteúdo do curso. Inicialmente será orientado a buscar informações sobre o tema escolhido. Após a discussão dessas fontes de referência, iniciará os exercícios práticos, os quais serão repetidos até que atinja os critérios de adequação da forma e da função do objeto confeccionado. Após essa aprovação, o aluno será orientado a elaborar documento das atividades realizadas durante o curso e uma mesa clínica, com tema de sua escolha.
Critério
Adequação da forma e da função dos objetos confeccionados.

Entrega de documento relatando as atividades realizadas durante o curso.

Elaboração de mesa clínica.
Norma de Recuperação
O aluno terá que refazer as atividades não-aprovadas. Poderá realizá-las imediatamente após ter finalizado todos os módulos do curso. Os critérios para aprovação serão a adequação da forma e da função do objeto executado, bem como a aprovação de relatório final e mesa clínica.
 
Bibliografia
     
Gregori, Carlos; Campos, Antonio Carlos de. Cirurgia buco-dento-alveolar. 2a ed. rev. e ampl. São Paulo: Sarvier; 2004. 281 p.

Sobotta, Johannes; Putz, Reinhardt; Pabst, Reinhardt; Putz, Renate; Werneck, Wilma Lins; Werneck, Hélcio. Sobotta atlas de anatomia humana. 22a ed. rev. e atual. Rio de Janeiro: Guanabara-Koogan; c2006. 2 vol.

Tolosa, Erasmo Magalhães. Procedimentos operatórios fundamentais. In: Jorge, Waldyr Antônio. Odontologia hospitalar. Rio de Janeiro: Medbook; 2009. p. 395-402.

Vieira, Glauco Fioranelli; De Caroli, Ângela; Garófalo, José Carlos; Matson, Edmir. Escultura dental com auxílio do método geométrico: revisão anatômica. [recurso eletrônico]. São Paulo: Gnatus; Ad-Tech Comunicações; 2003.

Volpato GL. Método lógico para redação científica. Botucatu: Best Writing; 2010. 320 p.

Volpato GL. Publicação científica. 3a ed. São Paulo: Cultura acadêmica; 2008. 125 p.

Wilkinson, Caroline. Forensic facial reconstruction. Cambridge: Cambridge University Press; 2008.

Wilkinson, Caroline. Faces of the dead. 2012 [citado 14 ago. 2013]. Disponível em: http:www.youtube.com/watch?v=STKC0DhmuTU.
 

Clique para consultar os requisitos para 2300025

Clique para consultar o oferecimento para 2300025

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP