Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Odontologia
 
Disciplina: 2300100 - Estágio Interdisciplinar Prático-Clínico 1 Integral
Practical and Clinical Interdisciplinary Internship

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 30 h ( Estágio: 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina, com diversificação dos cenários de aprendizagem, tem como objetivo ampliar a atuação clínica e/ou laboratorial do estudante para a aquisição de competências e habilidades desejadas para o exercício profissional da Odontologia dentro de um contexto moderno,  integrativo, humanístico, interdisciplinar, multiprofissional e que priorize uma visão social e holística na oferta de estratégias terapêuticas e preventivas em saúde bucal para o indivíduo e para a comunidade.
 
 
 
Programa Resumido
12 RESUMO: (Ementa)

ODB0401 - Biomateriais para uso indireto: Possibilitar ao aluno a compreensão dos requisitos que devem apresentar os materiais em função das necessidades laboratoriais e clínicas, de modo a permitir que faça a indicação e o uso racional dos materiais dentários envolvidos no processo de execução de trabalhos restauradores indiretos. Desenvolver o raciocínio, visando resolver situações clínicas, a fim de se obter o máximo desempenho dos materiais dentários, bem como avaliar a qualidade dos procedimentos técnico-laboratoriais e identificar eventuais problemas. Iniciar o desenvolvimento de habilidades manuais específicas necessárias ao uso dos materiais odontológicos.

ODB0402 - Bioquímica Oral: Proporcionar uma visão geral dos mecanismos relacionados a saúde bucal, assim como dar uma visão da clínica preventiva com enfoque nos aspectos bioquímicos.

2300015 - Anatomia Odontológica: Geral 1- Capacitar o aluno a denominar e identificar os diferentes grupos e elementos dentários. 2- Capacitar o aluno a identificar os detalhes anatômicos de cada elemento dental. 3- Associar as características anatômicas dentárias com os aspectos funcionais e fisiológicos relacionados às disciplinas profissionalizantes. Específicos: 1) Conhecer e identificar a anatomia externa e interna de cada dente.

ODS0703 – Ciências Sociais em Saúde: Desenvolver no aluno uma visão ampla do conceito de saúde e do processo saúde-doença, além dos processos de determinação social da saúde, através de um instrumental teórico-metodológico adequado e que lhes permita o pleno desenvolvimento social de sua prática, tanto de estudantes quanto de futuros cirurgiões-dentistas num diálogo crítico com a realidade sociocultural Brasileira. Objetivo instrucional
1 - Domínio cognitivo – aproximar o aluno da organização da sociedade e dos processos de saúde e doença como processos sociais: compreender a articulação entre o social, cultural e econômico no processo do adoecimento e do cuidado para a prática dos dentistas e demais práticas de saúde; 2 - domínio afetivo – estimular no aluno atitudes de cooperação e ajuda recíproca, despertando ao mesmo tempo a sensibilidade para os problemas sociais.
 
 
 
Programa
O conteúdo programático desta disciplina envolve temáticas/tópicos relacionados às áreas de Biomateriais para uso indireto, Bioquímica Oral; Anatomia Odontológica e Ciências Sociais em Saúde .

Os conteúdos serão desenvolvidos por meio de atividades práticas laboratoriais, atividades práticas clínicas e quando for o caso com atendimento odontológico a pacientes e todas estas atividades estarão sob supervisão docente.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades práticas laboratoriais, atividades práticas clínicas com atendimento de pacientes e atividades extramuros. Desta forma, estão previstas: Atividades em Laboratório; Atividades em Clínica; Atividades extramuros junto a serviços de saúde da rede de atenção em saúde do município; Aulas Demonstrativas; e Metodologias ativas de ensino (síncronas ou assíncronas) capazes de inserir o aluno no cenário prático alvo da disciplina, tais como: discussões de casos clínicos, demonstrações em vídeos de procedimentos clínicos e/ou laboratoriais, organização de grupos de estudo para elaborações e avaliações de plano de tratamento ou uso de qualquer outra metodologia apropriada.
Critério
Os acadêmicos serão avaliados dos pontos de vista cognitivo (conhecimentos adquiridos), afetivo (relacionamento e postura) e psicomotor (habilidades físicas). A avaliação corresponderá à avaliação formativa, envolvendo apreciação total das atividades desenvolvidas pelos estudantes durante o decorrer da disciplina. Dentre os critérios de avaliação estão: Assiduidade e Pontualidade; Apresentação Pessoal, envolvendo a paramentação e vestimenta adequada (respeitando a Portaria de Uniforme e protocolos estabelecidos pela Comissão de Biossegurança da FOUSP); Competências, atitudes e qualidade no desenvolvimento das atividades clínicas; Preenchimento adequado do prontuário odontológico; Outros, a critério dos docentes responsáveis pela disciplina *. * OBS: Os detalhes específicos de critérios de avaliação de cada área englobada nesta disciplina serão apresentados no início do semestre pelos docentes responsáveis pela disciplina. Avaliação Global: A avaliação final do rendimento escolar do aluno será feita mediante a apuração da média aritmética das atividades práticas (laboratoriais, clínicas e/ou extramuros) desenvolvidas em todas as áreas englobadas nesta disciplina. Será considerado aprovado, com direito aos créditos da disciplina, o aluno que obtiver: frequência mínima igual ou superior a 70% (setenta por cento) em todas as áreas englobadas nesta disciplina (conforme discriminado acima); e média igual ou superior a 5,0 (cinco) em todas as áreas englobadas nesta disciplina (conforme discriminado acima). Neste caso, a nota final será obtida pela média aritmética das notas de cada área englobada nesta disciplina. Caso o aluno não obtenha a nota mínima para aprovação igual ou superior a 5,0 (cinco) em alguma(s) área(s), receberá como conceito final da disciplina a nota de menor valor dentre as notas de cada área.
Norma de Recuperação
O estudante que obtiver frequência mínima regimental (70%) e média final entre 3,0 (três) e 5,0 (cinco) poderá realizar a recuperação, que constará em atividades e provas teórico/práticas da(s) área(s) específica(s) na(s) qual(is) não obteve aprovação. O estudante que não obtiver nota 5,0 na recuperação será considerado reprovado. A recuperação será realizada no período determinado pelo calendário da Comissão de Graduação.
 
Bibliografia
     
A bibliografia desta disciplina envolverá todas as indicações bibliográficas pertinente às disciplinas: ODB0401 – Biomateriais para uso indireto; ODB0402 – Bioquímica Oral; 2300015 – Anatomia Odontológica e ODS0703 – Ciências Sociais em Saúde

1. Powers, JM; Sakaguchi, RL. Craig - Materiais Dentários Restauradores. Elsevier, 13a ed, 2012; 2. Anusavice, K. Phillips Materiais Dentários. Elsevier, 12a ed, 2013
KATCHBURIAN, E. & ARANA, V. Histologia e Embriologia Oral. Rio de Janeiro: Guanabara, 4ª. edição, 2017. 2. ARANA, V. & BRADASCHIA, V. Biologia Celular e Tecidual para Odontologia: Moléculas, células e tecidos. Rio de Janeiro, Elsevier, 1ª. Edição, 2012. 3. NICOLAU, J. Fundamentos de Bioquímica Oral, Guanabara Koogan, 2008. 4. Magalhães, Oliveira, Buzalaf. Bioquímica Básica e Bucal. Editora Santos, 2017. 5. EDGAR, M et al. Saliva e Saúde Bucal – Composição, Funções e Efeitos Protetores, 3 edição: Editora Santos. 2010. 6. Freitas P & Simões A. Lasers in Dentistry: Guide for Clinical Practice. 1 ed. Wiley Blackwell, Estados Unidos, 2015. 7. FEJERSKOV, O., KIDD, E. Cárie Dentária, Santos, 2005.
Anatomia Dental - Picosse Anatomia Dental-Madeira Anatomia Dental -Della-Serra Atlas de Anatomia de Dentes Decíduos. 1ª edição Vieira GF, Agra CM, Arakaki Y,Imparato JSP, Caneppele TMF., São Paulo: Editora Santos, 2011. Atlas de Anatomia de Dentes Permanentes. Coroa Dental. Vieira GF, Agra CM, Arakaki Y, Steagall Junior W, Mello Ferreira AT.. 2ª edição, Editora Santos, 2007 Anatomia Odontológica- Figun e Garino Anatomia, Embriologia e Histologia Bucal. BKB Birkovitz e col. 3ª edição, Artes Médicas, Rio de Janeiro 2004 Histologia e Embriologia Oral, Eduardo Katachburian, Victor Arana, 3ª EDIÇÃO EDITORA Guanabara Koogan, Rio de Janeiro 2014. Endondontia, Tópicos da Atualidade. Machado EL e col. 1ª edição, Editora Napoleão. São Paulo 2015
Araujo, Maria Ercilia e cols. Perfil Atual e Tendências do Cirurgião-Dentista Brasileiro, Dental Press, 2010
Barata RB. Como e Por Que as Desigualdades Sociais Fazem Mal à Saúde. Rio de janeiro: Editora Fiocruz,2009.
Botazzo, Carlos. A emergência da clínica odontológica (Parte I). Odontologia e Sociedade, São Paulo-SP, v. v1, n. 1/2, p. 5-13, 1999.
Chauí Marilena. O que é Ideologia. São Paulo: Editora Brasiliense, 2012.
Clastres, Pierre. A sociedade contra o Estado. Rio de Janeiro: Francisco Alves, 1990, pp. 71-89.
Czeresnia Dina, Maciel Elvira Maria Godinho de Seixas, Oviedo Rafael Antonio Malagón. Os Sentidos da Saúde e da Doença. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2013.
Catani, Afrânio Mendes. O que é capitalismo? (Coleção Primeiros Passos, vol. 004). São Paulo: Editora Civilização Brasileira, 2010.
Gadamer Hans-Georg. O Caráter Oculto da Saúde. Petrópolis: Editora Vozes, 2006.
Giddens Anthony. Sociologia. Porto Alegre: Editora Penso, 2012.
Konder, Leandro. O que é dialética? (Coleção Primeiros Passos, vol. 023). São Paulo: Editora Civilização Brasileira, 2010.
Lallement Michel. História das Ideias Sociológicas.1.Das Origens a Max Weber. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.
Lallement Michel. História das Ideias Sociológicas.2- De Parsons aos Contemporâneos. Petrópolis: Editora Vozes,2012.
Le Breton David. Antropologia do Corpo e Modernidade. Petrópolis: Editora Vozes, 2013.
Lebrun, Gerard. O que é poder? (Coleção Primeiros Passos, vol. 024). São Paulo: Editora Civilização Brasileira, 2010.
Martins, Carlos Benedito. O que é sociologia? (Coleção Primeiros Passos, vol. 057). São Paulo: Editora Civilização Brasileira, 2010.
Prado, Danda. O que é família? (Coleção Primeiros Passos, vol. 050). São Paulo: Editora Civilização Brasileira, 2010.
Rosen, G Uma História da saúde Pública.São Paulo: Hucitec, 2006.
Santos, José Luiz dos. O que é cultura? (Coleção Primeiros Passos, vol. 110). São Paulo: Editora Civilização Brasileira, 2010.
 

Clique para consultar os requisitos para 2300100

Clique para consultar o oferecimento para 2300100

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP