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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Odontologia
 
Disciplina: 2300106 - Estágio Interdisciplinar Prático-Clínico 2 Noturno
Practical and Clinical Interdisciplinary Internship

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 30 h ( Estágio: 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2021 Desativação:

Objetivos
Esta disciplina, com diversificação dos cenários de aprendizagem, tem como objetivo ampliar a atuação clínica e/ou laboratorial do estudante para a aquisição de competências e habilidades desejadas para o exercício profissional da Odontologia dentro de um contexto moderno,  integrativo, humanístico, interdisciplinar, multiprofissional e que priorize uma visão social e holística na oferta de estratégias terapêuticas e preventivas em saúde bucal para o indivíduo e para a comunidade.
 
 
 
Programa Resumido
O conteúdo programático desta disciplina envolve temáticas/tópicos relacionados às áreas de Clínica Ampliada de Promoção de Saúde; Biomateriais para uso indireto e Bioquímica Oral.

 Os conteúdos serão desenvolvidos por meio de atividades práticas laboratoriais, atividades práticas clínicas e quando for o caso com atendimento odontológico a pacientes e todas estas atividades estarão sob supervisão docente.
 
 
 
Programa
12 RESUMO: (Ementa)

ODS0700 – Clínica Ampliada de Promoção de Saúde: convidar o aluno a ampliar seu olhar, para além do técnico, além do biológico e além da assistência médico-odontológica restrita ao consultório; odontológico e ao cuidado individual, apresentando ao graduando a complexidade do processo saúde doença. Desenvolver no aluno de competências que permitam uma prática assistencial pautada nos princípios da cidadania, no reconhecimento da autonomia dos usuários, na interação com a população e com a equipe de saúde, na busca de soluções para os problemas identificados e no envolvimento com os resultados da assistência; Oferecer ao aluno ferramentas que permitam reconhecer a história social da doença, iniciando sua compreensão sobre o Programa de Saúde da Família (PSF) como modalidade de assistência à saúde; Oferecer aos graduandos a oportunidade de ampliação dos cenários de ensino-aprendizagem e da duração da prática educacional na rede de serviços básicos de saúde; Promover o desenvolvimento de habilidades e padrões de comportamento voltados para a o envolvimento com os problemas de saúde da comunidade no plano individual e coletivo e na relação profissional/usuário baseada na alteridade e na responsabilidade social; Deslocar o eixo central do ensino da ideia exclusiva da doença, incorporando a noção integralizadora do processo saúde/doença e da promoção da saúde, com ênfase na atenção básica; Favorecer a adoção de metodologias pedagógicas ativas e centradas nos estudantes, visando prepará-los para a autoeducação permanente num mundo de constante renovação da ciência; Estimular o aluno a ter uma visão crítica da realidade, que perceba a importância social de ser um profissional da saúde e, portanto, capaz de tomar decisões que transformem a realidade para o benefício da população; Através de atividades clínicas no território do entorno da Cidade Universitária e na clínica Odontológica da FOUSP trabalhar e reforçar os conceitos abordados em sala de aula; Estabelecer, de forma sistemática e autossustentável, protocolos de cooperação entre a FOUSP, as Secretaria Municipais de Saúde do entorno da Universidade através dos gestores municipais do SUS, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, o Ministério da Saúde e o Ministério da Educação.

ODB0401 - Biomateriais para uso indireto: Possibilitar ao aluno a compreensão dos requisitos que devem apresentar os materiais em função das necessidades laboratoriais e clínicas, de modo a permitir que faça a indicação e o uso racional dos materiais dentários envolvidos no processo de execução de trabalhos restauradores indiretos. Desenvolver o raciocínio, visando resolver situações clínicas, a fim de se obter o máximo desempenho dos materiais dentários, bem como avaliar a qualidade dos procedimentos técnico-laboratoriais e identificar eventuais problemas. Iniciar o desenvolvimento de habilidades manuais específicas necessárias ao uso dos materiais odontológicos.

ODB0402 - Bioquímica Oral: Proporcionar uma visão geral dos mecanismos relacionados a saúde bucal, assim como dar uma visão da clínica preventiva com enfoque nos aspectos bioquímicos.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Atividades práticas laboratoriais, atividades práticas clínicas com atendimento de pacientes e atividades extramuros. Desta forma, estão previstas: Atividades em Laboratório; Atividades em Clínica; Atividades extramuros junto a serviços de saúde da rede de atenção em saúde do município; Aulas Demonstrativas; e Metodologias ativas de ensino (síncronas ou assíncronas) capazes de inserir o aluno no cenário prático alvo da disciplina, tais como: discussões de casos clínicos, demonstrações em vídeos de procedimentos clínicos e/ou laboratoriais, organização de grupos de estudo para elaborações e avaliações de plano de tratamento ou uso de qualquer outra metodologia apropriada.
Critério
Os acadêmicos serão avaliados dos pontos de vista cognitivo (conhecimentos adquiridos), afetivo (relacionamento e postura) e psicomotor (habilidades físicas). A avaliação corresponderá à avaliação formativa, envolvendo apreciação total das atividades desenvolvidas pelos estudantes durante o decorrer da disciplina. Dentre os critérios de avaliação estão: Assiduidade e Pontualidade; Apresentação Pessoal, envolvendo a paramentação e vestimenta adequada (respeitando a Portaria de Uniforme e protocolos estabelecidos pela Comissão de Biossegurança da FOUSP); Competências, atitudes e qualidade no desenvolvimento das atividades clínicas; Preenchimento adequado do prontuário odontológico; Outros, a critério dos docentes responsáveis pela disciplina *. * OBS: Os detalhes específicos de critérios de avaliação de cada área englobada nesta disciplina serão apresentados no início do semestre pelos docentes responsáveis pela disciplina. Avaliação Global: A avaliação final do rendimento escolar do aluno será feita mediante a apuração da média aritmética das atividades práticas (laboratoriais, clínicas e/ou extramuros) desenvolvidas em todas as áreas englobadas nesta disciplina. Será considerado aprovado, com direito aos créditos da disciplina, o aluno que obtiver: frequência mínima igual ou superior a 70% (setenta por cento) em todas as áreas englobadas nesta disciplina (conforme discriminado acima); e média igual ou superior a 5,0 (cinco) em todas as áreas englobadas nesta disciplina (conforme discriminado acima). Neste caso, a nota final será obtida pela média aritmética das notas de cada área englobada nesta disciplina. Caso o aluno não obtenha a nota mínima para aprovação igual ou superior a 5,0 (cinco) em alguma(s) área(s), receberá como conceito final da disciplina a nota de menor valor dentre as notas de cada área.
Norma de Recuperação
O estudante que obtiver frequência mínima regimental (70%) e média final entre 3,0 (três) e 5,0 (cinco) poderá realizar a recuperação, que constará em atividades e provas teórico/práticas da(s) área(s) específica(s) na(s) qual(is) não obteve aprovação. O estudante que não obtiver nota 5,0 na recuperação será considerado reprovado. A recuperação será realizada no período determinado pelo calendário da Comissão de Graduação.
 
Bibliografia
     
14 BIBLIOGRAFIA:

A bibliografia desta disciplina envolverá todas as indicações bibliográficas pertinente às disciplinas: ODS0700 – Clínica Ampliada de Promoção de Saúde; ODB0401 – Biomateriais para uso indireto e ODB0402 – Bioquímica Oral

BARCELLOS, C.; SABROZA, P.C.; PEITER, P.; ROJAS, L.I. (2002) Organização espacial, saúde e qualidade de vida: A análise espacial e o uso de indicadores na avaliação de situações de saúde. Informe Epidemiológico do SUS, 11(3): 129-138 SANTOS, M. & SILVEIRA, M. L. 2001. O Brasil — Território e Sociedade no Início do Século XXI. Rio de Janeiro: Record. GONDIM, GM et al. O território da saúde: a organização do sistema de saúde e a territorialização. In: MIRANDA, AC et al. (Org.). Território, ambiente e saúde. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2008. p. 237-255. Brasil. (2009). Clínica Ampliada e Compartilhada. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Política Nacional de Humanização da Atenção e Gestão do SUS. Brasília: Editora do Ministério da Saúde. 64 p. Série B. Textos Básicos de Saúde. Campos, G. W. S. (2003). A clínica do sujeito: por uma clínica reformulada e ampliada (51-67). In Campos, G. W. S. Saúde Paidéia. 2. ed. São Paulo: Hucitec. Campos, G. W. S.; & Amaral M. A. (2007). A clínica ampliada e compartilhada, a gestão democrática e redes de atenção como referenciais teórico-operacionais para a reforma do hospital. Ciência & Saúde Coletiva, 12(4), 849-859. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, CG-Senado Federal, 1988. COMUNICAÇÃO E SAÚDE. Araújo IS, Cardoso JM. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2007. 152 p. (Coleção Temas em Saúde). de Carvalho, Yara Maria, Monteiro Mendes, Valéria, sem começo e sem fim ... com as práticas corporais e a Clínica Ampliada. Interface - Comunicação, Saúde, Educação [en linea] 2015, 19 ( ) : [Consulta em 5 de julho de 2016] Disponível em: Schneider FP, Botazzo C. Organização tecnológica do trabalho em saúde bucal no SUS: uma arqueologia da política nacional de saúde bucal. Saude soc. [Internet]. 2015 Mar [cited 2016 July 05] ; 24( 1 ): 273-284. Available from: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-12902015000100273&lng=en.
1. Powers, JM; Sakaguchi, RL. Craig - Materiais Dentários Restauradores. Elsevier, 13a ed, 2012
2. Anusavice, K. Phillips Materiais Dentários. Elsevier, 12a ed, 2013
1.	KATCHBURIAN, E. & ARANA, V. Histologia e Embriologia Oral. Rio de Janeiro: Guanabara, 4ª. edição, 2017. 2. ARANA, V. & BRADASCHIA, V. Biologia Celular e Tecidual para Odontologia: Moléculas, células e tecidos. Rio de Janeiro, Elsevier, 1ª. Edição, 2012. 3. NICOLAU, J. Fundamentos de Bioquímica Oral, Guanabara Koogan, 2008. 4. Magalhães, Oliveira, Buzalaf. Bioquímica Básica e Bucal. Editora Santos, 2017. 5. EDGAR, M et al. Saliva e Saúde Bucal – Composição, Funções e Efeitos Protetores, 3 edição: Editora Santos. 2010. 6. Freitas P & Simões A. Lasers in Dentistry: Guide for Clinical Practice. 1 ed. Wiley Blackwell, Estados Unidos, 2015. 7. FEJERSKOV, O., KIDD, E. Cárie Dentária, Santos, 2005.


 

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