1. Introduzir os alunos de graduação no universo da pesquisa: a. Definindo pesquisa científica; b. Descrevendo as diversas etapas de uma iniciação científica; b. Discutindo desde a ideia até a redação de um projeto de iniciação científica; c. Abordando aspectos éticos e de boas práticas científicas; d. Identificando áreas de interesse e orientadores; e. Explicando ferramentas úteis para o aluno de IC, como Microsoft Office, softwares de citações (Mendeley e Endnote), sites de análise de dados e currículo lattes; f. Identificando oportunidades de bolsas de iniciação científica e de fomento para a pesquisa; g. Conhecendo bases de dados científicos; h. Reconhecendo fundamentos básicos de pesquisas in vitro e in vivo; i. Identificando os diferentes tipos de estudos científicos; j. Aprendendo como se portar em um laboratório de pesquisa.
A proposta da disciplina é introduzir o aluno no universo da pesquisa científica, para que aquele que tenha vocação para essa área, identifique os caminhos para a realização de projeto de iniciação científica e para a busca de fomento. A disciplina fornecerá base para que o aluno desenvolva pensamento crítico e fornecerá conceitos fundamentais, os quais serão úteis, para o desenvolvimento e a execução de qualquer projeto de pesquisa, independente da área escolhida.
a. Pesquisa e iniciação científica; b. Bolsas de pesquisa para alunos de graduação; c. Agências de fomento à pesquisa; d. Projetos de pesquisa: estrutura e dicas de redação; e. Ética e boas práticas de pesquisa; f. Quando e como submeter o projeto de pesquisa à CEUA e ao CEP; g. Banco de dentes humanos; h. Como procurar um tema e um orientador; i. Princípios para edição de textos no Microsoft Word e de dados no Excel; j. Softwares de citações (Mendeley e Endnote); k. Sites de análise de dados; l. Currículo lattes; m. Bases de dados científicos; n. Pesquisas in vitro e in vivo; o. Diferentes tipos de estudos científicos; p. Redação científica: resumo e artigo científico; q. Leitura e interpretação de artigo científico; r. Submissão de artigo para revista científica; s. Princípios fundamentais para a utilização de um laboratório de pesquisa: - Caderno de laboratório; - Biossegurança; - Preparo de soluções; - Animais de laboratório; - Métodos comuns em laboratórios de pesquisa; - Amostras biológicas comuns na odontologia; - Coleta, armazenamento e processamento de amostras biológicas. t. Introdução ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
1. Suellem Ferreira do Amaral Oliveira et al., Iniciação Científica: Guia básico para iniciantes. Instituto Federal Goiano – Campus Morrinhos. Morrinhos 2020. 2. Josemberg Marins Campos, et al., Manual Pratico de Pesquisa Científica: da Graduação à Pós-graduação. Thieme Revinter, 2016. 3. FAPESP. Código de boas práticas científicas. FAPESP, 2014 (https://fapesp.br/boaspraticas/). 4. Projeto de qualificação CEPs: https://edx.hospitalmoinhos.org.br/project/cep 5. Thomas F. Babor, et al.; How to choose a journal: Scientific and practical considerations, in: Publishing Addiction Science: A Guide for the Perplexed, Ubiquity Press, 2017.