Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Faculdade de Odontologia
 
Disciplinas Interdepartamentais da Faculdade de Odontologia
 
Disciplina: 2302110 - Clínica de reabilitação de edêntulos com próteses sobre implantes
Rehabilitation clinic for edentulous patient with prostheses on implants

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2024 Desativação:

Objetivos
O objetivo da disciplina é desenvolver no aluno de graduação a capacidade de diagnosticar, planejar e reabilitar pacientes edêntulos, utilizando próteses dentais ou dento gengivais, totalmente suportadas por implantes ou com auxílio de suporte mucoso.
Ao término da disciplina o aluno deve ter desenvolvido visão crítica para a correta indicação das próteses sobre implante e capacidade de reabilitar pacientes com essa ferramenta.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
2790722 - Atlas Edson Moleros Nakamae
 
Programa Resumido
Apresentar ao aluno as possibilidades e técnicas da reabilitação de paciente edêntulos, utilizando próteses sobre implante, dentais e dento gengivais, com o suporte implanto mucoso ou totalmente suportada por implantes. Desenvolver o conhecimento teórico e as habilidades necessárias para a realização das reabilitações.
 
 
 
Programa
1.	Casos de reabilitação de edêntulos com próteses dentais implanto suportadas;
2.	Casos de reabilitação de edêntulos com próteses dento gengivais implanto suportadas;
3.	Casos de reabilitação de edêntulos com próteses dento gengivais implanto mucoso suportadas;
 
 
 
Avaliação
     
Método
Trata-se de uma disciplina clinica. Haverá aula introdutória e os casos a serem reabilitados serão apresentados em forma de seminários. Após a discussão dos casos clínicos, os discentes irão confeccionar as próteses para os pacientes.
Critério
O aluno receberá uma nota final de zero a 10 de acordo com: * Postura e relacionamento com colegas, servidores e pacientes (peso 1) * Desempenho e conhecimento teórico durante o atendimento clínico (peso 1) * Desempenho e conhecimento teórico durante os seminários (peso 1) * Apresentação de um caso clínico atendido pelo aluno ao final do curso. (peso 2) A nota final será a média ponderada dos 4 itens elencados acima. Será considerado aprovado o aluno que obtiver média final igualou maior que 5
Norma de Recuperação
O aluno que não atingir a média 5 fará uma prova teórica contendo o conteúdo total do curso.
 
Bibliografia
     
1. ANUSAVICE, K. J.; SHEN, C.; RAWLS, H. R. Phillips - Materiais Dentários. 12ª ed. Rio de Janeiro – GEN Guanabara Koogan, 2013.
2. BASKER, R. M.; DAVENPORT, J. C. Thomason J. M. Prosthetic Treatment of the Edentulous Patient. 5ª ed. Wiley-Blackwell, 2011.
3. CORRÊA, G. A. Prótese Total Híbrida. Livraria Santos, 1996.
4. GRANT, Alan A.; Heath, J. R. ; MCCORD, J. F. Complete prosthodontics: problems, diagnosis and management. London - Wolfe, 1994.
5. LEVIN, B. Impressions for Complete Dentures, Quintessence, 1984.
6.  Misch, Carl E. Implantes dentais contemporâneos.   4. ed.  Rio de Janeiro, GEN Guanabara Koogan, 2022. 1240 p.
7.  Misch, Carl E. Prótese sobre implantes.  Rio de Janeiro, GEN Guanabara Koogan, 2015. 1008 p.
8. RAHN, A. O. HEARTWELL, C. M. Textbook of Complete Denture. 5ª ed. Lea and Febiger, 1993.
9. SANTOS, Jr. J. Oclusão: Princípios e Conceitos. 5ª ed. São Paulo – Ed. Santos, 1998.
10. TAMAKI, T. Dentaduras Completas, 4ª ed. Rev. E ampl. São Paulo - Sarvier, 1983.
11. TAMAKI, T; TAMAKI, S. T. Prática de Laboratório – Dentaduras Completas. São Paulo – Sarvier, 1980.
12. TAMAKI, T. A. T. M. – Noções de Interesse Protético. 2ª ed. São Paulo – Sarvier, 1981.
13. ZARB, G.; HOBKIRK, J. A.; ECKERT, S. E. Tratamento protético para os pacientes edêntulos: próteses totais convencionais e implantossuportadas. 13ª. ed. Rio de Janeiro – GEN Guanabara Koogan, 2013.
 

Clique para consultar os requisitos para 2302110

Clique para consultar o oferecimento para 2302110

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP