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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Escola de Comunicações e Artes
 
Disciplinas Interdepartamentais da Escola de Comunicações e Artes
 
Disciplina: 2700400 - Pensamento Crítico nas Artes
Critical Thinking in Arts

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
1.Introduzir o estudante às principais questões teóricas, históricas, estéticas e críticas do campo das artes em suas diversas manifestações: música, artes visuais, artes cênicas, audiovisual e outras;
2.Fornecer ao estudante um repertório crítico básico nessas áreas, não apenas através da discussão de uma bibliografia fundamental, como também da análise das próprias manifestações artísticas e da experiência, sempre que possível in loco, de peças teatrais, apresentações musicais, exposições, performances, obras fílmicas, audiovisuais e outras;
3.Incentivar no estudante a prática da escrita crítica;
4.Propiciar ao estudante um espaço de reflexão sobre a produção artística contemporânea, nas fronteiras das artes cênicas, artes visuais, música e audiovisual.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
6689285 - Cristian da Silva Borges
3031661 - Mario Rodrigues Videira Junior
1939065 - Sérgio Ricardo de Carvalho Santos
2096680 - Sonia Salzstein Goldberg
 
Programa Resumido
O programa organiza-se em torno de treze aulas teóricas introdutórias no campo das artes, complementadas por atividades laboratoriais, as quais pressupõem o contato direto com a produção artística, a análise de obras e o exercício da escrita. Prevê  duas aulas iniciais de introdução às principais questões históricas, teóricas, críticas e estéticas do campo das artes, e uma aula de encerramento, que buscará um balanço da situação contemporânea no campo das artes e da cultura.
 
 
 
Programa
Programa
Artes cênicas
Introdução à estética teatral
Conceitos fundamentais do teatro moderno
Categorias do debate sobre teatro contemporâneo

Artes visuais
Arte e imagem
Arte e cultura
Experiência estética no mundo contemporâneo

Audiovisual
Introdução à estética do audiovisual: relações entre som e imagem
O audiovisual como discurso e como abstração
A produção contemporânea: da sala escura ao cubo branco e à microtela do celular

Música
A recepção estética da música
Relações entre música e palavra
A percepção da música como forma
 
 
 
Avaliação
     
Método
-Leituras dirigidas e fichamentos
-Seminários
-Fóruns de discussão e trabalhos elaborados a partir da análise de obras
-Resenhas críticas de obras de arte e/ou manifestações artísticas frequentadas pelo estudante
Critério
- Frequência e participação do estudante em aulas e atividades programadas.
- Todos os trabalhos escritos serão avaliados levando-se em conta a pertinência do texto ao escopo do curso, domínio do repertório de questões examinadas, clareza e qualidade da argumentação.
Norma de Recuperação
- Disciplina sem segunda avaliação.
 
Bibliografia
     
Artes cênicas
DORT, B. O teatro e sua realidade. 2 ed. São Paulo, Perspectiva, 2010.
ROSENFELD. O teatro épico. 4 ed. São Paulo, Perspectiva, 2006.
SARRAZAC, J.P. Léxico do drama moderno e contemporâneo. 2 ed. São Paulo, Cosac Naify, 2011.
SZONDI, P. Teoria do Drama Moderno. 2 ed. São Paulo, Cosac Naify, 2011.

Artes visuais
ARGAN, Giulio Carlo. Arte e crítica de arte. Porto: Editorial Estampa, 1995
BELTING, Hans. O fim da história da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2006.
FOSTER, Hal. O retorno do Real. São Paulo: Cosac Naify, 2014
MAMMÌ, Lorenzo. "Mortes recentes da arte". Novos Estudos Cebrap, nº 60, julho de 2001, p. 77-85.

Audiovisual
AUMONT, Jacques. O Olho Interminável. São Paulo: Cosac Naify, 2004.
BAZIN, André. O Cinema: Ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.
EISENSTEIN, S. M. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.
MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e Pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 3a Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.

Música
BEARDSLEY, Monroe C. Aesthetics: Problems in the philosophy of criticism. 2. Ed. Indianapolis: Hackett Publishing, 1981.
COOK, Nicholas. Music, imagination and culture. Oxford: Oxford University Press, 1990.
HANSLICK, Eduard. Do Belo Musical. Trad. A. Morão. Lisboa: Ed. 70, 1994.
KERMAN, Joseph. “Musicologia e crítica”. In: Musicologia. Trad. A. Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1987.
ROSEN, Charles. Music and Sentiment. New Haven: Yale University Press, 2010.

Observação: Esta bibliografia é apenas indicativa. No decorrer do curso serão feitas outras recomendações bibliográficas sobre cada tema abordado.
 

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