1.Introduzir o estudante às principais questões teóricas, históricas, estéticas e críticas do campo das artes em suas diversas manifestações: música, artes visuais, artes cênicas, audiovisual e outras;2.Fornecer ao estudante um repertório crítico básico nessas áreas, não apenas através da discussão de uma bibliografia fundamental, como também da análise das próprias manifestações artísticas e da experiência, sempre que possível in loco, de peças teatrais, apresentações musicais, exposições, performances, obras fílmicas, audiovisuais e outras;3.Incentivar no estudante a prática da escrita crítica;4.Propiciar ao estudante um espaço de reflexão sobre a produção artística contemporânea, nas fronteiras das artes cênicas, artes visuais, música e audiovisual.
O programa organiza-se em torno de treze aulas teóricas introdutórias no campo das artes, complementadas por atividades laboratoriais, as quais pressupõem o contato direto com a produção artística, a análise de obras e o exercício da escrita. Prevê duas aulas iniciais de introdução às principais questões históricas, teóricas, críticas e estéticas do campo das artes, e uma aula de encerramento, que buscará um balanço da situação contemporânea no campo das artes e da cultura.
ProgramaArtes cênicasIntrodução à estética teatralConceitos fundamentais do teatro modernoCategorias do debate sobre teatro contemporâneoArtes visuaisArte e imagemArte e culturaExperiência estética no mundo contemporâneoAudiovisualIntrodução à estética do audiovisual: relações entre som e imagemO audiovisual como discurso e como abstraçãoA produção contemporânea: da sala escura ao cubo branco e à microtela do celularMúsicaA recepção estética da músicaRelações entre música e palavraA percepção da música como forma
Artes cênicasDORT, B. O teatro e sua realidade. 2 ed. São Paulo, Perspectiva, 2010.ROSENFELD. O teatro épico. 4 ed. São Paulo, Perspectiva, 2006.SARRAZAC, J.P. Léxico do drama moderno e contemporâneo. 2 ed. São Paulo, Cosac Naify, 2011.SZONDI, P. Teoria do Drama Moderno. 2 ed. São Paulo, Cosac Naify, 2011.Artes visuaisARGAN, Giulio Carlo. Arte e crítica de arte. Porto: Editorial Estampa, 1995BELTING, Hans. O fim da história da arte. São Paulo: Cosac Naify, 2006.FOSTER, Hal. O retorno do Real. São Paulo: Cosac Naify, 2014MAMMÌ, Lorenzo. "Mortes recentes da arte". Novos Estudos Cebrap, nº 60, julho de 2001, p. 77-85.AudiovisualAUMONT, Jacques. O Olho Interminável. São Paulo: Cosac Naify, 2004.BAZIN, André. O Cinema: Ensaios. São Paulo: Brasiliense, 1991.EISENSTEIN, S. M. O sentido do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1990.MACHADO, Arlindo. Pré-cinemas e Pós-cinemas. Campinas: Papirus, 1997.XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 3a Ed. São Paulo: Paz e Terra, 2005.MúsicaBEARDSLEY, Monroe C. Aesthetics: Problems in the philosophy of criticism. 2. Ed. Indianapolis: Hackett Publishing, 1981.COOK, Nicholas. Music, imagination and culture. Oxford: Oxford University Press, 1990.HANSLICK, Eduard. Do Belo Musical. Trad. A. Morão. Lisboa: Ed. 70, 1994.KERMAN, Joseph. “Musicologia e crítica”. In: Musicologia. Trad. A. Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1987.ROSEN, Charles. Music and Sentiment. New Haven: Yale University Press, 2010.Observação: Esta bibliografia é apenas indicativa. No decorrer do curso serão feitas outras recomendações bibliográficas sobre cada tema abordado.