Reformas educacionais ocorridas em diferentes países do mundo a partir dos anos 90 passaram a definir os objetivos da Educação Científica como um processo de Letramento Científico. O pensamento científico tem em sua base formas linguísticas específicas de construção e comunicação de seus conceitos, sendo parte dos objetivos das aulas de ciências a aquisição desta linguagem. Além disso, a ciência e suas linguagens estão presentes em diferentes meios de comunicação de ampla circulação social, como jornais, revistas e mídias sociais, o que torna seu conhecimento um elemento fundamental para a vida em sociedade. Assim, o objetivo principal desta disciplina é o aprimoramento da linguagem por meio do estudo da língua portuguesa em contextos de seu uso em textos científicos e de divulgação científica.
Concepções de Ciência e Ensino; Letramento Científico; A Ciência como Linguagem; Gêneros Textuais; Processos de Construção e Análise de Textos; Diferentes Formas de Divulgação Científica.
Definições de ciência em diferentes meios: livros didáticos, dicionários, páginas eletrônicas etc; O processo de construção do conhecimento científico; As linguagens utilizadas pelas ciências; Diferentes concepções de educação; Letramento Científico: Características e Definições Atuais; Gêneros Textuais; Processos de Construção de Textos; Coerência e Coesão Textuais; Aspectos Gerais da Linguística da Língua Portuguesa; Formas de Divulgação Científica; Textos Jornalísticos de Ciências; Revistas de Divulgação Científica; Livros Científicos para o Público Geral; Ciência e Literatura; Ficção Científica.
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