Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Física
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Física
 
Disciplina: 4300157 - Ciência, Educação e Linguagem
Science, Education and Language

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Reformas educacionais ocorridas em diferentes países do mundo a partir dos anos 90 passaram a definir os objetivos da Educação Científica como um processo de Letramento Científico. O pensamento científico tem em sua base formas linguísticas específicas de construção e comunicação de seus conceitos, sendo parte dos objetivos das aulas de ciências a aquisição desta linguagem. Além disso, a ciência e suas linguagens estão presentes em diferentes meios de comunicação de ampla circulação social, como jornais, revistas e mídias sociais, o que torna seu conhecimento um elemento fundamental para a vida em sociedade. Assim, o objetivo principal desta disciplina é o aprimoramento da linguagem por meio do estudo da língua portuguesa em contextos de seu uso em textos científicos e de divulgação científica.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3298395 - Ivã Gurgel
 
Programa Resumido
Concepções de Ciência e Ensino; Letramento Científico; A Ciência como Linguagem; Gêneros Textuais; Processos de Construção e Análise de Textos; Diferentes Formas de Divulgação Científica.
 
 
 
Programa
Definições de ciência em diferentes meios: livros didáticos, dicionários, páginas eletrônicas etc; O processo de construção do conhecimento científico; As linguagens utilizadas pelas ciências; Diferentes concepções de educação; Letramento Científico: Características e Definições Atuais; Gêneros Textuais; Processos de Construção de Textos; Coerência e Coesão Textuais; Aspectos Gerais da Linguística da Língua Portuguesa; Formas de Divulgação Científica; Textos Jornalísticos de Ciências; Revistas de Divulgação Científica; Livros Científicos para o Público Geral; Ciência e Literatura; Ficção Científica.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas teóricas: discussão de conceitos básicos relacionados ao programa do curso. Aulas práticas: oficinas de leitura e produção de textos.
Critério
O meio principal de avaliação será as produções realizadas pelos estudantes ao longo da disciplina.
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
ALMEIDA, M.J.P.M. Discursos da Ciência e da Escola: Ideologia e Leituras Possíveis. Campinas: Mercado das Letras, 2004. ALMEIDA, M.J.P.M., OLIVEIRA, O.B. e SOUZA, S.C. Leitura e Escrita nas Aulas de Ciências. Florianópolis, Letras Contemporâneas, 2008. BRANDÃO, H.N. Introdução à Análise do Discurso. Campinas: Ed. Unicamp, 2009. BECHARA, E. Moderna Gramática da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015. CARLSEN, W.S. Language and Science Learning. In: ABELL, S.K. e LEDERMAN, N.G. (Eds) Handbook of Research on Science Education. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2007. CHIAPINNI, L. e LEITE, M. O Foco Narrativo. São Paulo: Editora Ática, 2007. GIL-PÉREZ, D. et. al. Para uma Imagem não Deformada do Trabalho Científico. In: Ciência e Educação, vol7, n.2, 2001. GURGEL, I. e WATANABE, G. Narrativas em Aulas de Física: A Aprendizagem em Ciências como Manifestação Cultural. São Paulo: Livraria da Física, 2017. KOCH, I.G.V. Argumentação e Linguagem. São Paulo: Cortez Editora, 2009. MORTIMER, E. F. Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2006. NASCIMENTO, S.S. A Linguagem e a Investigação em Educação Científica: Uma Breve Apresentação. In: NARDI, R. (Org) A Pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: Alguns Recortes. São Paulo: Escrituras Editora, 2007. ROBERTS, D. Scientific Literacy/Science Literacy. In: ABELL, S.K. e LEDERMAN, N.G. (Eds) Handbook of Research on Science Education. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2007. SASSERON, L. H. e CARVALHO, A. M. P. Alfabetização Científica: Uma Revisão Bibliográfica. In: Investigações em Ensino de Ciências, vol. 16, n.1, 2011. SUTTON, C. Words, Science and Learning. Buckingham: Open University Press, 1995. Ideas sobre la Ciencia e Ideas sobre el Lenguage. In: Alambique Didactica de las Ciencias Experimentales, n.12, 1997. Los Professores de Ciencias como Professores de Lenguaje. In: Enseñaza da las Ciencias. Vol.21, n.1. 2003. VAL, M.G.C. Redação e Textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 2006. YORE, L.D. et. al. Scientists as Writers. In: Science & Education, vol. 86, p. 672-692, 2002. ZANETIC, J. Física e Cultura. In: Ciência e Cultura, vol. 57, n. 3, p. 21-24, 2005. Física e Literatura: Construindo uma Ponte entre as Duas Culturas. In: História, Ciência, Saúde, vol. 13 (suplemento), p. 55-70, 2006.
 

Clique para consultar os requisitos para 4300157

Clique para consultar o oferecimento para 4300157

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP