Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Física
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Física
 
Disciplina: 4300220 - Processos Criativos em Ciências: da Imaginação à Divulgação Científica
Creative processes in Science: from imagination to scientific dissemination.

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2021 Desativação:

Objetivos
Experimentação dos processos criativos e comunicação científica através das artes, inovação e difusão. Desenvolver a criatividade científica, intuição física e habilidades de comunicação através da exploração de arte, ciência e produção de conteúdo para divulgação científica. Estimular a originalidade, espírito crítico, pró- atividade, trabalhos colaborativos e valorizar a investigação estética.
 
To explore creative processes and scientific communication through the arts, innovation, and knowledge diffusion. Develop scientific creativity, physical intuition, and communication skills by exploring art-science and producing scientific dissemination content. Stimulate originality, critical spirit, proactivity, collaborative work, and value aesthetic research.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
7339164 - Caetano Rodrigues Miranda
 
Programa Resumido
Usualmente, os processos de aprendizado nos cursos de ciências são orientados aos métodos analíticos baseados na solução de problemas. Apesar da reconhecida importância do exercício criativo para o sucesso na inovação da Ciência, os aspectos criativos das descobertas científicas e/ou a comunicação para o público leigo são raramente explorados. Esta disciplina visa estimular as práticas criativas, desenvolver o aprendizado perceptivo e o interesse na divulgação científica a partir de explorações de temas científicos (com ênfase na Física) e suas interseções com artes, design e arquitetura, moda, mídias e/ou gastronomia. As atividades ocorrerão no espaço combinando laboratório, ateliê e studio para proporcionar um ambiente fértil a explorações criativas em arteciência e comunicação científica com ênfase no processo e não na solução.
 
Usually, the learning processes in science courses are oriented to analytical methods based on problem-solving. Despite the recognized importance of creative exercise for success in science innovation, the creative aspects of scientific discoveries and/or communication to the lay public are rarely explored. This course aims to stimulate creative practices, develop perceptual learning and interest in scientific dissemination from explorations of scientific themes (with an emphasis on Physics) and their intersections with arts, design and architecture, fashion, media, and/or gastronomy. The activities will take place in the space combining laboratory, studio, and studio to provide a fertile environment for creative explorations in art science and scientific communication with an emphasis on the process and not on the solution
 
 
Programa
ATO 1: (Concepção)
Escolha coletiva acerca do tema científico e processos criativos a serem explorados. Pesquisa, consulta e debates através de discussões e entrevistas com especialistas do meio artístico, científico, designers, inovação, comunicação e/ou cultura digital.

ATO 2 (Exploração e experimentação)
Introdução às práticas artísticas (artes visuais, cênicas, música e/ou literatura), visualização e documentação científica, de produção de conteúdo (narrativas, animações, podcasts, vídeos, instalações e/ou experiências imersivas) e conceitos em inovação e divulgação (tradução ideia-produto, curadoria, divulgação na mídia e redes sociais).

ATO 3 (Realização e disseminação) Criação artística e/ou protótipo.
Produção de conteúdo de divulgação científica para público especializado e leigo. Exibição da criação ao público e divulgação do conteúdo na mídia.
 
ACT 1: (Conception) A collective choice about the scientific theme and creative processes to be explored. Research, consultation, and debates through discussions and interviews with specialists in the artistic, scientific, designers, innovation, communication, and/or digital culture. ACT 2 (Exploration and experimentation) Introduction to artistic practices (visual, performing arts, music and/or literature), visualization and scientific documentation, content production (narratives, animations, podcasts, videos, installations, and/or immersive experiences), and concepts in innovation and dissemination (translation) product idea, curatorship, dissemination in the media and social networks). ACT 3 (Realization and dissemination) Artistic and/or prototype creation. Production of scientific dissemination content for specialized and lay public. Exhibition of the creation to the public and dissemination of the content in the media.
 
 
Avaliação
     
Método
Método: O curso consiste em diversas sessões combinando discussões (concepção) e laboratório (exploração). A avaliação será contínua e entre pares baseada na comunicação das atividades e processos em exploração, bem como no desenvolvimento de um projeto de curso culminando na exibição das criações ao público e divulgação do conteúdo na mídia (realização e disseminação).
Critério
A ser informado pelo docente no início do curso
Norma de Recuperação
Não há recuperação.
 
Bibliografia
     
(1)	Charles Percy Snow (1963). The Two Cultures: and a Second Look: An Expanded Version of The Two Cultures and the Scientific Revolution. Cambridge University Press.
(2)	van’t Hoff JH, Springer GF (1967) Imagination in science. New York: Springer- Verlag New York.
(3)	David Bohm (2011). Sobre a criatividade, Editora Unesp.
(4)	Claudia Schnugg (2019). Creating ArtScience Collaboration: Bringing Value to Organizations, Palgrave Studies in Business, Arts and Humanities.
(5)	Tom McLeish (2019) The Poetry and Music of Science: comparing Creativity in Science and Art, Oxford University Press.
(6)	Yannis Hadzigeorgiou (2016). Imaginative Science Education:	The Central Role of Imagination in Science Education. Springer.
(7)	Edwards, D. (2010). The lab: Creativity and culture. Cambridge, MA:Harvard University Press.
(8)	Edwards, D. (2008). Artscience: creativity in the post-Google Generation, MA:Harvard University Press.
(9)	Felice C. Frankel (2018).Picturing Science and Engineering, MIT Press.
(10)	Felice C. Frankel (2002). Envisioning Science: the Design and Craft of the Science Image, MIT Press.
(11)	Notas dos(as) instrutores(as)
 

Clique para consultar os requisitos para 4300220

Clique para consultar o oferecimento para 4300220

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP