Experimentação dos processos criativos e comunicação científica através das artes, inovação e difusão. Desenvolver a criatividade científica, intuição física e habilidades de comunicação através da exploração de arte, ciência e produção de conteúdo para divulgação científica. Estimular a originalidade, espírito crítico, pró- atividade, trabalhos colaborativos e valorizar a investigação estética.
Usualmente, os processos de aprendizado nos cursos de ciências são orientados aos métodos analíticos baseados na solução de problemas. Apesar da reconhecida importância do exercício criativo para o sucesso na inovação da Ciência, os aspectos criativos das descobertas científicas e/ou a comunicação para o público leigo são raramente explorados. Esta disciplina visa estimular as práticas criativas, desenvolver o aprendizado perceptivo e o interesse na divulgação científica a partir de explorações de temas científicos (com ênfase na Física) e suas interseções com artes, design e arquitetura, moda, mídias e/ou gastronomia. As atividades ocorrerão no espaço combinando laboratório, ateliê e studio para proporcionar um ambiente fértil a explorações criativas em arteciência e comunicação científica com ênfase no processo e não na solução.
ATO 1: (Concepção) Escolha coletiva acerca do tema científico e processos criativos a serem explorados. Pesquisa, consulta e debates através de discussões e entrevistas com especialistas do meio artístico, científico, designers, inovação, comunicação e/ou cultura digital. ATO 2 (Exploração e experimentação) Introdução às práticas artísticas (artes visuais, cênicas, música e/ou literatura), visualização e documentação científica, de produção de conteúdo (narrativas, animações, podcasts, vídeos, instalações e/ou experiências imersivas) e conceitos em inovação e divulgação (tradução ideia-produto, curadoria, divulgação na mídia e redes sociais). ATO 3 (Realização e disseminação) Criação artística e/ou protótipo. Produção de conteúdo de divulgação científica para público especializado e leigo. Exibição da criação ao público e divulgação do conteúdo na mídia.
(1) Charles Percy Snow (1963). The Two Cultures: and a Second Look: An Expanded Version of The Two Cultures and the Scientific Revolution. Cambridge University Press. (2) van’t Hoff JH, Springer GF (1967) Imagination in science. New York: Springer- Verlag New York. (3) David Bohm (2011). Sobre a criatividade, Editora Unesp. (4) Claudia Schnugg (2019). Creating ArtScience Collaboration: Bringing Value to Organizations, Palgrave Studies in Business, Arts and Humanities. (5) Tom McLeish (2019) The Poetry and Music of Science: comparing Creativity in Science and Art, Oxford University Press. (6) Yannis Hadzigeorgiou (2016). Imaginative Science Education: The Central Role of Imagination in Science Education. Springer. (7) Edwards, D. (2010). The lab: Creativity and culture. Cambridge, MA:Harvard University Press. (8) Edwards, D. (2008). Artscience: creativity in the post-Google Generation, MA:Harvard University Press. (9) Felice C. Frankel (2018).Picturing Science and Engineering, MIT Press. (10) Felice C. Frankel (2002). Envisioning Science: the Design and Craft of the Science Image, MIT Press. (11) Notas dos(as) instrutores(as)