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Instituto de Física
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Física
 
Disciplina: 4300234 - Física no Ensino Fundamental
Physics in Elementary School

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2018 Desativação:

Objetivos
Com as reformas educacionais ocorridas nas duas últimas décadas, os conteúdos da Física passaram a ter papel importante na disciplina de Ciências para o Ensino Fundamental, fazendo com que professores formados nesta área passassem a lecionar neste nível de ensino. Assim, os objetivos da disciplina são: Avaliar o papel da inserção de temáticas da física no nível fundamental de ensino da educação básica. Caracterizar os pressupostos científicos, pedagógicos e culturais envolvidos na inserção da física nesta etapa da educação. Analisar projetos nacionais,  internacionais, livros didáticos, ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e outras propostas institucionais de ensino de física para o nível fundamental de ensino. Aprofundar o estudo crítico das diretrizes, dos parâmetros curriculares e da Base Nacional Comum Curricular no sentido de identificar práticas que com elas sejam coerentes. Avaliar possibilidades concretas de utilização em sala de aula das propostas e dos projetos estudados. Desenvolver critérios para seleção e organização de conteúdos e atividades curriculares.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
292275 - Cristina Leite
 
Programa Resumido
Inserção da Física no Ensino Fundamental: o quê? Por quê? Quem? e Como? Discussão das orientações das legislações, dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de ciências no nível fundamental de ensino. Conhecimento físico no Ensino Fundamental ao longo da história da educação brasileira. O conhecimento físico e suas interfaces no ensino fundamental. Análise dos livros didáticos de Ciências, Propostas Curriculares, Projetos de Ensino e materiais didáticos nacionais e/ou internacionais. Seleção e organização de conteúdos e atividades curriculares. Estratégias didáticas. Perfil e identidade do professor dessa etapa de ensino.
 
 
 
Programa
Inserção da Física no Ensino Fundamental: o quê? Por quê? Quem? e Como? Discussão das orientações das legislações, dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de ciências no nível fundamental de ensino. Conhecimento físico no Ensino Fundamental ao longo da história da educação brasileira. O conhecimento físico e suas interfaces no ensino fundamental. Análise dos livros didáticos de Ciências, Propostas Curriculares, Projetos de Ensino e materiais didáticos nacionais e/ou internacionais. Seleção e organização de conteúdos e atividades curriculares. Estratégias didáticas. Perfil e identidade do professor dessa etapa de ensino.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, trabalhos em grupos, discussões coletivas, realização de atividades práticas e seminários apresentados pelos alunos. Realização e/ou participação em atividades de discussão sobre os temas tratados, com elaboração de trabalhos e relatos de síntese, provas.
Critério
Média ponderada de provas, exercícios ou trabalhos, segundo critério a ser especificado pelo docente responsável no início do semestre. Participação e envolvimento nas leituras, discussões e trabalhos ao longo do curso. Apresentação de seminários.
Norma de Recuperação
Disciplina com 2ª avaliação.
 
Bibliografia
     
BITTENCOURT, C. (2008). Livro didático e saber escolar (1810-1910). São Paulo: Autêntica.  
BRASIL. PCN (Ciências). Brasília: MEC, 2000. 
BRASIL (2007). MEC/SEB. Indagações sobre o currículo.
BRASIL. MEC/FNDE/SEB. Edital PNLD (Ciências). 
BRASIL (2017). Base Nacional Comum Curricular. Ciências das Natureza.
CARVALHO, A.M.P. et al. (2013). Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione.
FRACALANZA & MEGID (orgs.). (2006). O livro didático de Ciências no Brasil. Campinas: Editora Komedi, 2006. 224p.
KLYSIS, A. ; SCARINCI, A. L. ; SONCINI, M. I. ; FONSECA, A. (2010). Brinca Ciência - Um ensaio lúdico de ciência e tecnologia para a rede municipal de Santo André. 1. ed. Santo André: Soft Editora, vols. 1 e 2.
KRASILCHIC, M. (1987). A evolução no ensino de ciências no período de 1950-1985. In: O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU. 

MOZENA, E. ; LEITE, C. (2003). A Física no Ensino de Ciências no Brasil: condicionantes históricos. Atas do XIII REF. Buenos Aires: Associación de Professores de Física de la Argentina.
PAVÃO, A.C., FREITAS, D. (2008). QUANTA CIENCIA HÁ NO ENSINO DE CIENCIAS. São Paulo: EDUFSCAR.
PIERSON, A. (1990). Física no 1o grau? Dissertação de mestrado. USP.
SACRISTÁN, J.G. (org.). Saberes e Incertezas sobre o currículo.
SCHROEDER, C. (2007). A importância da física nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Rev. Bras. Ens. Fís. V.29 vol.1.
ZIMMERMAM, E., EVANGELISTA, P.C.Q. (2007). Pedagogos e o ensino de Física nas séries iniciais do ensino fundamental. Cad.Bras.Ens.Fís. V.24 vol.2.
Propostas Curriculares de Ciências. Livros Didáticos de Ciências. Projetos de Ensino de Ciências.
 

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