Com as reformas educacionais ocorridas nas duas últimas décadas, os conteúdos da Física passaram a ter papel importante na disciplina de Ciências para o Ensino Fundamental, fazendo com que professores formados nesta área passassem a lecionar neste nível de ensino. Assim, os objetivos da disciplina são: Avaliar o papel da inserção de temáticas da física no nível fundamental de ensino da educação básica. Caracterizar os pressupostos científicos, pedagógicos e culturais envolvidos na inserção da física nesta etapa da educação. Analisar projetos nacionais, internacionais, livros didáticos, ambientes virtuais de ensino-aprendizagem e outras propostas institucionais de ensino de física para o nível fundamental de ensino. Aprofundar o estudo crítico das diretrizes, dos parâmetros curriculares e da Base Nacional Comum Curricular no sentido de identificar práticas que com elas sejam coerentes. Avaliar possibilidades concretas de utilização em sala de aula das propostas e dos projetos estudados. Desenvolver critérios para seleção e organização de conteúdos e atividades curriculares.
Inserção da Física no Ensino Fundamental: o quê? Por quê? Quem? e Como? Discussão das orientações das legislações, dos Parâmetros Curriculares Nacionais e da Base Nacional Comum Curricular para o ensino de ciências no nível fundamental de ensino. Conhecimento físico no Ensino Fundamental ao longo da história da educação brasileira. O conhecimento físico e suas interfaces no ensino fundamental. Análise dos livros didáticos de Ciências, Propostas Curriculares, Projetos de Ensino e materiais didáticos nacionais e/ou internacionais. Seleção e organização de conteúdos e atividades curriculares. Estratégias didáticas. Perfil e identidade do professor dessa etapa de ensino.
BITTENCOURT, C. (2008). Livro didático e saber escolar (1810-1910). São Paulo: Autêntica. BRASIL. PCN (Ciências). Brasília: MEC, 2000. BRASIL (2007). MEC/SEB. Indagações sobre o currículo. BRASIL. MEC/FNDE/SEB. Edital PNLD (Ciências). BRASIL (2017). Base Nacional Comum Curricular. Ciências das Natureza. CARVALHO, A.M.P. et al. (2013). Ciências no Ensino Fundamental: o conhecimento físico. São Paulo: Scipione. FRACALANZA & MEGID (orgs.). (2006). O livro didático de Ciências no Brasil. Campinas: Editora Komedi, 2006. 224p. KLYSIS, A. ; SCARINCI, A. L. ; SONCINI, M. I. ; FONSECA, A. (2010). Brinca Ciência - Um ensaio lúdico de ciência e tecnologia para a rede municipal de Santo André. 1. ed. Santo André: Soft Editora, vols. 1 e 2. KRASILCHIC, M. (1987). A evolução no ensino de ciências no período de 1950-1985. In: O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU. MOZENA, E. ; LEITE, C. (2003). A Física no Ensino de Ciências no Brasil: condicionantes históricos. Atas do XIII REF. Buenos Aires: Associación de Professores de Física de la Argentina. PAVÃO, A.C., FREITAS, D. (2008). QUANTA CIENCIA HÁ NO ENSINO DE CIENCIAS. São Paulo: EDUFSCAR. PIERSON, A. (1990). Física no 1o grau? Dissertação de mestrado. USP. SACRISTÁN, J.G. (org.). Saberes e Incertezas sobre o currículo. SCHROEDER, C. (2007). A importância da física nas quatro primeiras séries do ensino fundamental. Rev. Bras. Ens. Fís. V.29 vol.1. ZIMMERMAM, E., EVANGELISTA, P.C.Q. (2007). Pedagogos e o ensino de Física nas séries iniciais do ensino fundamental. Cad.Bras.Ens.Fís. V.24 vol.2. Propostas Curriculares de Ciências. Livros Didáticos de Ciências. Projetos de Ensino de Ciências.