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Instituto de Física
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Física
 
Disciplina: 4300356 - Elementos e Estratégia para o Ensino de Física e Ciências
Elements and Strategies for Physics Teaching

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2022 Desativação:

Objetivos
Identificar e analisar os principais elementos filosóficos e sociais que compõem o Ensino de Física e Ciências. Investigar os processos didáticos relacionados  aos conteúdos nas diversas áreas da Física e das Ciências.  Analisar com maior profundidade e abrangência as várias questões envolvidas no processo pedagógico no Ensino de Física e Ciências da educação básica. Promover o entendimento articulado dos elementos que compõem a totalidade do processo envolvido no Ensino de Física. Além disso, essa disciplina pretende fornecer uma base para o estudo de outras questões abordadas nas disciplinas que compõem o bloco de Ensino de Física do Curso de Licenciatura do IFUSP e elementos da filosofia e sociologia da educação e do ensino de ciências da natureza.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3560046 - Andre Machado Rodrigues
292275 - Cristina Leite
 
Programa Resumido
Construção histórica e individual do conhecimento Físico e científico mais geral. I) Natureza do conhecimento Físico e científico: o papel da Física e da ciência na sociedade; os contextos histórico-sociais de seus desenvolvimentos. A estrutura do conhecimento físico e científico; o significado das teorias, leis e modelos; o papel do formalismo matemático na física. A relação entre ciência, cultura e tecnologia. II) A educação como formação humana. Educação em uma Perspectiva Crítica. Educação e Transformação Social. O papel da educação científica e os objetivos da física na Educação Básica. Diretrizes e propostas curriculares para o Ensino de Física e de Ciências. III) A construção do conhecimento científico no processo de aprendizagem. Concepções alternativas, mudança conceitual e perfil conceitual. IV) Propostas de melhoria do Ensino de Física e Ciências, na perspectiva da pesquisa e das implicações no ambiente escolar: a inserção da história e da filosofia no desenvolvimento do conteúdo, a utilização de atividades experimentais e/ou lúdicas em sala de aula, o papel do livro didático, a resolução de problemas, a divulgação científica, a contextualização, o cotidiano e o emprego de novas tecnologias no Ensino de Física e Ciências.
 
 
 
Programa
Construção histórica e individual do conhecimento Físico e científico mais geral. I) Natureza do conhecimento Físico e científico: o papel da Física e da ciência na sociedade; os contextos histórico-sociais de seus desenvolvimentos. A estrutura do conhecimento físico e científico; o significado das teorias, leis e modelos; o papel do formalismo matemático na física. A relação entre ciência, cultura e tecnologia. II) O papel da educação científica e os objetivos da física na Educação Básica. Diretrizes e propostas curriculares para o Ensino de Física e de Ciências. III) A construção do conhecimento científico no processo de aprendizagem. Concepções alternativas, mudança conceitual e perfil conceitual. IV) Propostas de melhoria do Ensino de Física e Ciências, na perspectiva da pesquisa e das implicações no ambiente escolar: a inserção da história e da filosofia no desenvolvimento do conteúdo, a utilização de atividades experimentais e/ou lúdicas em sala de aula, o papel do livro didático, a resolução de problemas, a divulgação científica, a contextualização, o cotidiano e o emprego de novas tecnologias no Ensino de Física e Ciências.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas-dialógicas, uso de variadas metodologias para aprendizagem ativa, sala de aula invertida, apresentações orais de seminários temáticos, leituras e discussões em grupo
Critério
Atividades realizadas de acordo com critérios pré-estabelecidos pelo/a professor/a. O/A estudante deve ter presença mínima em 70% nas aulas.
Norma de Recuperação
Definida no início da disciplina pelo/a professor/a.
 
Bibliografia
     
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encruzilhada das aprendizagens: o conhecimento, a indisciplina, a violência. Revista
Perspectiva (Florianópolis), 22, n.2, 2004.   https://periodicos.ufsc.br/index.php/perspectiva/article/view/9649
 

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