Compreender processos e práticas da construção de currículo e elementos da história da educação e do ensino de ciências da natureza no Brasil. Caracterizar os pressupostos científicos, pedagógicos e culturais de projetos nacionais e internacionais de ensino de Física e Ciências, livros didáticos, ambientes virtuais de aprendizagem e outras propostas institucionais. Aprofundar o estudo crítico das diretrizes curriculares, no sentido de identificar práticas coerentes com os princípios curriculares. Capacitar o/a estudante para avaliar possibilidades concretas de utilização em sala de aula dos projetos estudados, desenvolvendo critérios para seleção e organização de atividades curriculares.
Currículo e saberes escolares. Legislação da Educação Básica. História da Educação e do Ensino de Ciências da Natureza no Brasil. Avaliação de documentos curriculares oficiais de Ciências da Natureza, incluindo a BNCC. Análise dos grandes projetos nacionais e internacionais na área de Ensino de Física, tanto de relevância histórica como contemporâneos (como, por exemplo, FAI, PBEF, PEF, GREF, ISS, PSSC, Nuffield, Harvard, PLON, Proposta Curricular do Estado de São Paulo, etc.). Identificação das concepções de física, de proposta educacional, de modelo de ensino-aprendizagem e de abordagem dos conteúdos físicos presentes nesses projetos. Análise dos livros e materiais didáticos nacionais atuais e de ambientes virtuais de aprendizagem e projetos de ensino de física à distância. Análise dos critérios de avaliações institucionais e exames como PNLD, Enem, Enade e demais sistemas de avaliação (Saresp, Prova Brasil, PISA etc.).
Currículo e saberes escolares. Legislação da Educação Básica. História da Educação e do Ensino de Ciências da Natureza no Brasil. Avaliação de documentos curriculares oficiais de Ciências da Natureza, incluindo a BNCC. Análise dos grandes projetos nacionais e internacionais na área de Ensino de Física, tanto de relevância histórica como contemporâneos (como, por exemplo, FAI, PBEF, PEF, GREF, ISS, PSSC, Nuffield, Harvard, PLON, Proposta Curricular do Estado de São Paulo, etc.). Identificação da concepção de Física, proposta educacional, modelo de ensino-aprendizagem, abordagem do conteúdo, atividades experimentais desenvolvidas, etc. presentes nesses projetos. Análise dos livros e materiais didáticos nacionais. Análise dos critérios de avaliações institucionais, como PNLEM, ENEM e demais sistemas de avaliação (SARESP, etc.). Análise de ambientes virtuais de aprendizagem e Projetos de Ensino à Distância.
GRAMOWSKI, V. B.; DELIZOICOV, N. C.; MAESTRELLI, S. R. P. O PNLD e os guias dos livros didáticos de ciências (1999 - 2014): uma análise possível. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 19, n. 0, 2017. KRASILCHIC, M. (1987). A evolução no ensino de ciências no período de 1950-1985. In: O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU. KRASILCHIK, M. (2000). Reformas e realidade: O caso do ensino das ciências. São Paulo Em Perspectiva, 14(1), 85–93. BRASIL. PCN. Brasília: MEC, 2000. BRASIL. PCN+. Brasília: MEC, 2002. ALVARENGA, B. (1991). Livro didático: análise e seleção. In. Tópicos de Ensino de Ciências. MOREIRA, M.A. & AXT R. (orgs.) Porto Alegre: Sagra, 18-46. BICCAS, Maurilane de S.; FREITAS, M.C. História Social da Educação no Brasil. S.Paulo: Cortez Ed., 2009. FRACALANZA & MEGID (orgs.). (2006). O livro didático de Ciências no Brasil. Campinas: Editora Komedi, 2006. 224p. BRASIL. MEC/FNDE/SEB. Edital PNLEM (Física). Edital PNLD (Ciências). GASPAR, A. Cinqüenta anos de ensino de física: muitos equívocos, alguns acertos e a necessidade do resgate do papel do professor. XV Encontro de Físicos do norte e Nordeste. BITTENCOURT, C. (2008). Livro didático e saber escolar (1810-1910). São Paulo: Autêntica. SACRISTÁN, J.G. (org.) Saberes e Incertezas sobre o currículo. Penso. FORQUIN, J.C. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria & Educação, vol. 5. 1992 BRASIL (2007). Indagações sobre o currículo. Brasília: MEC BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ciências da Natureza. Brasília: MEC, 2018. Projetos de Ensino de Física: FAI, PBEF, PEF, GREF, ISS, PSSC, Nuffield, Harvard, PLON. BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. -Hilsdorf, M.L.S. História da educação brasileira: leituras. 2a. Reimp. (S. Paulo: Thomson- Learning, 2006). SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação – CEE/SP. Currículo do Estado de São Paulo. Deliberação CEE N° 169/2019. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/RESOLU%C3%87%C3%83O,%20DE%206-8-2019.HTM?Time=13/07/2020%2020:57:30. Parecer CNE/CEB nº 22/2009, aprovado em 9 de dezembro de 2009 - Diretrizes Operacionais para a implantação do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2259-pceb022-09-pdf&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192. Proposta Curricular da Prefeitura e do Estado de São Paulo Livros didáticos de Física e Ciências da Educação Básica aprovados no PNLD.