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Instituto de Física
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Física
 
Disciplina: 4300358 - Propostas e Projetos para o Ensino de Física e Ciências
Proposals and Projects for Teaching Physics

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 1
Carga Horária Total: 90 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 30 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2022 Desativação:

Objetivos
Compreender processos e práticas da construção de currículo e elementos da história da educação e do ensino de ciências da natureza no Brasil. Caracterizar os pressupostos científicos, pedagógicos e culturais de projetos nacionais e internacionais de ensino de Física e Ciências, livros didáticos, ambientes virtuais de aprendizagem e outras propostas institucionais. Aprofundar o estudo crítico das diretrizes curriculares, no sentido de identificar práticas coerentes com os princípios curriculares. Capacitar o/a estudante para avaliar possibilidades concretas de utilização em sala de aula dos projetos estudados, desenvolvendo critérios para seleção e organização de atividades curriculares.
 
Characterize the scientific, pedagogical, and cultural assumptions of national and international projects for teaching Physics, textbooks, virtual learning environments, and other institutional proposals. Deepen the critical study of curriculum guidelines and parameters to identify practices consistent with curriculum principles. Enable the student to assess concrete possibilities of using the projects studied in the classroom, developing criteria for selecting and organizing curricular activities.
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3560046 - Andre Machado Rodrigues
292275 - Cristina Leite
 
Programa Resumido
Currículo e saberes escolares. Legislação da Educação Básica. História da Educação e do Ensino de Ciências da Natureza no Brasil. Avaliação de documentos curriculares oficiais de Ciências da Natureza, incluindo a BNCC. Análise dos grandes projetos nacionais e internacionais na área de Ensino de Física, tanto de relevância histórica como contemporâneos (como, por exemplo, FAI, PBEF, PEF, GREF, ISS, PSSC, Nuffield, Harvard, PLON, Proposta Curricular do Estado de São Paulo, etc.). Identificação das concepções de física, de proposta educacional, de modelo de ensino-aprendizagem e de abordagem dos conteúdos físicos presentes nesses projetos. Análise dos livros e materiais didáticos nacionais atuais e de ambientes virtuais de aprendizagem e projetos de ensino de física à distância. Análise dos critérios de avaliações institucionais e exames como PNLD, Enem, Enade e demais sistemas de avaliação (Saresp, Prova Brasil, PISA etc.). 
 
Discussion of the guidelines of the current educational and curricular legislation in the physics and sciences areas. Analysis of major national and international projects in Physics Education, both of historical and contemporary relevance (such as, for example, FAI, PBEF, PEF, GREF, ISS, PSSC, Nuffield, Harvard, PLON, São Paulo Curriculum Proposal, etc.). Identify the concepts of physics, educational proposal, teaching-learning model, and approach to physical content present in these projects. Analysis of current national textbooks and teaching materials and virtual learning environments and remote physics teaching projects. Analysis of institutional evaluation criteria such as PNLD, ENEM and other evaluation systems (SARESP, PISA etc.).
 
 
Programa
Currículo e saberes escolares. Legislação da Educação Básica. História da Educação e do Ensino de Ciências da Natureza no Brasil.  Avaliação de documentos curriculares oficiais de Ciências da Natureza, incluindo a BNCC. Análise dos grandes projetos nacionais e internacionais na área de Ensino de Física, tanto de relevância histórica como contemporâneos (como, por exemplo, FAI, PBEF, PEF, GREF, ISS, PSSC, Nuffield, Harvard, PLON, Proposta Curricular do Estado de São Paulo, etc.). Identificação da concepção de Física, proposta educacional, modelo de ensino-aprendizagem, abordagem do conteúdo, atividades experimentais desenvolvidas, etc. presentes nesses projetos. Análise dos livros e materiais didáticos nacionais. Análise dos critérios de avaliações institucionais, como PNLEM, ENEM e demais sistemas de avaliação (SARESP, etc.). Análise de ambientes virtuais de aprendizagem e Projetos de Ensino à Distância.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas-dialógicas, uso de variadas metodologias para aprendizagem ativa, sala de aula invertida, trabalhos em grupos, discussões coletivas, realização de atividades práticas e seminários apresentados pelos/as estudantes. Realização e/ou participação em atividades de discussão sobre os temas tratados, com elaboração de trabalhos e relatos de síntese.
Critério
Média ponderada das notas de provas, exercícios, apresentações orais e/ou trabalhos. Participação e envolvimento nas leituras, discussões e trabalhos ao longo do curso. Apresentação de seminários. Os pesos dependerão do critério a ser especificado pelo/a docente responsável no início do semestre.
Norma de Recuperação
Definida no início da disciplina pelo/a professor/a.
 
Bibliografia
     
GRAMOWSKI, V. B.; DELIZOICOV, N. C.; MAESTRELLI, S. R. P. O PNLD e os guias dos livros didáticos de ciências (1999 - 2014): uma análise possível. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências (Belo Horizonte), v. 19, n. 0, 2017.
KRASILCHIC, M. (1987). A evolução no ensino de ciências no período de 1950-1985. In: O professor e o currículo das ciências. São Paulo: EPU. 
KRASILCHIK, M. (2000). Reformas e realidade: O caso do ensino das ciências. São Paulo Em Perspectiva, 14(1), 85–93.
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ALVARENGA, B. (1991). Livro didático: análise e seleção. In. Tópicos de Ensino de Ciências. MOREIRA, M.A. & AXT R. (orgs.) Porto Alegre: Sagra, 18-46.
BICCAS, Maurilane de S.; FREITAS, M.C. História Social da Educação no Brasil. S.Paulo:
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FRACALANZA & MEGID (orgs.). (2006). O livro didático de Ciências no Brasil. Campinas: Editora Komedi, 2006. 224p.
BRASIL. MEC/FNDE/SEB. Edital PNLEM (Física). Edital PNLD (Ciências).
GASPAR, A. Cinqüenta anos de ensino de física: muitos equívocos, alguns acertos e a necessidade do resgate do papel do professor. XV Encontro de Físicos do norte e Nordeste.
BITTENCOURT, C. (2008). Livro didático e saber escolar (1810-1910). São Paulo: Autêntica.
SACRISTÁN, J.G.  (org.) Saberes e Incertezas sobre o currículo. Penso.
FORQUIN, J.C. Saberes escolares, imperativos didáticos e dinâmicas sociais. Teoria & Educação, vol. 5. 1992
BRASIL (2007). Indagações sobre o currículo. Brasília: MEC
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Ciências da Natureza. Brasília: MEC, 2018.
Projetos de Ensino de Física: FAI, PBEF, PEF, GREF, ISS, PSSC, Nuffield, Harvard, PLON.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular: Educação é a base. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/historico/BNCC_EnsinoMedio_embaixa_site_110518.pdf. 
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SÃO PAULO. Conselho Estadual de Educação – CEE/SP. Currículo do Estado de São Paulo. Deliberação CEE N° 169/2019. Disponível em: http://siau.edunet.sp.gov.br/ItemLise/arquivos/RESOLU%C3%87%C3%83O,%20DE%206-8-2019.HTM?Time=13/07/2020%2020:57:30. 
Parecer CNE/CEB nº 22/2009, aprovado em 9 de dezembro de 2009 - Diretrizes Operacionais para a implantação do Ensino Fundamental de 9 (nove) anos. Disponível  em:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=2259-pceb022-09-pdf&category_slug=dezembro-2009-pdf&Itemid=30192.

Proposta Curricular da Prefeitura e do Estado de São Paulo
Livros didáticos de Física e Ciências da Educação Básica aprovados no PNLD.
 

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