Os principais objetivos da disciplina são: (a) Adquirir sensibilidade para as grandezas básicas do eletromagnetismo; (b) Diferenciar a abstração dos circuitos e componentes da difícil concretização prática com fios e terminais; (c) Obter comportamentos de diversos componentes distintos com variações de tensão aplicada; (d) Aprender a escolher e utilizar equipamentos adequados para arranjos envolvendo fenômenos do eletromagnetismo; (e) Observar e analisar o comportamento da diferença de potencial em diversos componentes de um circuito tanto para tensões contínuas como para tensões alternadas; (f) Observar campos elétricos e magnéticos em diversas situações; (g) Explorar fenômenos ondulatórios para várias frequências de ondas eletromagnéticas; e (h) Completar o estudo do eletromagnetismo explorando aspectos experimentais e práticos.
Estudo do comportamento de diferentes dispositivos em circuitos de corrente contínua e alternada; Campos magnéticos; Linhas de Transmissão; Polarização de micro-ondas; e Difração e interferência da luz. A disciplina está dividida nos seguintes tópicos: 1. Circuitos elétricos simples 2. Medidas de curvas características 3. Descargas em circuitos RC 4. Oscilações em circuito RLC 5. Ressonância em circuito RLC 6. Mapeamento de campo magnético 7. Linhas de Transmissão 8. Polarização de micro-ondas 9. Difração e interferência da luz
1. Apostila da disciplina disponível em http://portal.if.usp.br/labdid/pt-br/apostilas 2. J. H. Vuolo, “Fundamentos da Teoria de Erros'”, São Paulo, Editora Edgard Blücher Ltda, 2a edição (1996). 3. O. A. M. Helene e V. R. Vanin, “Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental”, São Paulo, Editora Edgard Blücher Ltda, 2a edição (1991). 4. D. Halliday, R. Resnick, K. S. Krane, e P. E. Stanley, “Física 3”, São Paulo, LTC, 5a edição (2003).