Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Física
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Física
 
Disciplina: 4300380 - Ciência e Cultura
Science and Culture

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 210 h ( Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 200 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
Capacitar o aluno a estabelecer vínculos entre o conhecimento científico e aspectos de natureza sócio-cultural, refletindo sobre a relação ciência, educação e cultura. Promover possibilidades para que o aluno participe ativamente de atividades científico-culturais que possam contribuir para sua formação profissional. Capacitar o aluno para conhecer e explorar as possibilidades pedagógicas dos recursos e equipamentos culturais e científicos presentes na sociedade.
 
 
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
Relações entre ciência e cultura. Relações entre ciência e arte. Relações entre ciência e contexto social. Diferentes âmbitos da educação científica. A educação científica em espaços de educação formal e não formal (museus, centros de ciência, exposições, etc.) Educação para a ciência e educação para a tecnologia. Desenvolvimento de atividades acadêmico-científico-culturais com vistas a sua formação profissional.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas, leituras programadas, discussão de material de divulgação científica (jornais, TV, internet), realização de debates, visitas a museus, exposições, centros de ciência e atividades que possibilitem a discussão da relação ciência e cultura a partir de situações concretas. Discussões coletivas e acompanhamento da participação em atividades científico-culturais. Atividades Discentes: Realização e/ou participação em atividades culturais relacionadas à educação científica e/ou ensino de Física. Essas atividades devem configurar-se como "atividades acadêmico-científico-culturais", de acordo coom as características apresentadas no Programa de Formação de Professores da USP para essa modalidade de atividades. Elaboração de relatórios sobre as atividades desenvolvidas.
Critério
Aprovação dos Relatórios sobre as atividades desenvolvidas, com comprovação de realização das atividades culturais correspondentes.
Norma de Recuperação
Essa disciplina não inclui segunda avaliação.
 
Bibliografia
     
1) Snow, C.P., As duas culturas e uma segunda leitura, S. Paulo, EDUSP, 1997. 2) Zanetic, J., Física também é cultura. Tese de doutoramento, USP, 1990. 3) Bronowski, J., O olho visionário. Ensaios sobre, literatura e ciência. Brasília, Editora UNB, 1998. 4) Almeida, M.J.P.M. e Silva, H.C., (orgs.) Linguagens, leituras e ensino da ciência. Campinas, Mercado de letras, 1998.
 

Clique para consultar os requisitos para 4300380

Clique para consultar o oferecimento para 4300380

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP