Capacitar o aluno a estabelecer vínculos entre o conhecimento científico e aspectos de natureza sócio-cultural, refletindo sobre a relação ciência, educação e cultura. Promover possibilidades para que o aluno participe ativamente de atividades científico-culturais que possam contribuir para sua formação profissional. Capacitar o aluno para conhecer e explorar as possibilidades pedagógicas dos recursos e equipamentos culturais e científicos presentes na sociedade.
Relações entre ciência e cultura. Relações entre ciência e arte. Relações entre ciência e contexto social. Diferentes âmbitos da educação científica. A educação científica em espaços de educação formal e não formal (museus, centros de ciência, exposições, etc.) Educação para a ciência e educação para a tecnologia. Desenvolvimento de atividades acadêmico-científico-culturais com vistas a sua formação profissional.
1) Snow, C.P., As duas culturas e uma segunda leitura, S. Paulo, EDUSP, 1997. 2) Zanetic, J., Física também é cultura. Tese de doutoramento, USP, 1990. 3) Bronowski, J., O olho visionário. Ensaios sobre, literatura e ciência. Brasília, Editora UNB, 1998. 4) Almeida, M.J.P.M. e Silva, H.C., (orgs.) Linguagens, leituras e ensino da ciência. Campinas, Mercado de letras, 1998.