1. Proporcionar uma introdução básica sobre a história da ciência e seus diferentes enfoques, metodologias e objetos de estudo. 2. Proporcionar uma introdução básica sobre diferentes correntes epistemológicas que surgiram em função da revolução científica do início do século XX. 3. Exemplificar essa abordagem histórico-epistemológica com temas da física clássica e/ou da física contemporânea. 4. Proporcionar uma análise da função social da ciência com base em estudo de temas da física clássica e/ou da física contemporânea.
A Física da Antiguidade. A descrição do sistema planetário: Ptolomeu e Copérnico. A Renascença. Galileu, Newton e a Revolução Científica. A Física e a Revolução Industrial. As Revoluções científicas modernas: Einstein e Planck. A Física do mundo Contemporâneo. O papel social da Física.
1. Textos de evolução dos conceitos especialmente preparados para a disciplina. 2. Max Jammer. "The conceptual development of quantum mechanics". McGraw-Hill, 1966. 3. Jun'ichi Osada. "Evolução das idéias da física". ed. E. Blücher e Edusp, 1972. 4. Mário Schemberg. "Pensando a física". Ed. Brasiliense, 1984. 5. George Gamow. "Treinta años que conmovieron la física". Ed. Universitária de Buenos Aires, 1974. 6. Thomas S. Kuhn. "A estrutura das revoluções científicas". Ed. Perspectiva, 1998. 7. Paul Feyerabend. "Contra o método". Ed. Francisco Alves, 1977. 8. Gaston Bachelard. "O novo espírito científico". Ed. Tempo Brasileiro, 1985.