Esta disciplina experimental pretende introduzir os alunos na física da matéria condensada através de uma abordagem hands-on de tópicos de pesquisa modernos. As atividades permitirão que os alunos tenham contato com diversas técnicas experimentais avançadas que compõem o estado da arte na área de física dos materiais, incluindo tanto métodos para a síntese de materiais como para sua caracterização, com enfoque para medidas elétricas, ópticas e magnéticas.
A disciplina prevê a realização de diversas experiências em laboratórios de pesquisa do departamento de Física dos Materiais. O tempo letivo será dividido em uma estrutura que inclui: exposição do assunto, planejamento e a realização de experimentos e análise e discussão dos resultados. Os temas abordados são: 1. Síntese de materiais para a produção de amostras com diferentes tipos de condutividade, incluindo supercondutividade, ordens magnéticas e propriedades ópticas. 2. Transporte eletrônico e propriedades ópticas em materiais semicondutores com especial atenção aos efeitos Hall (clássico e quântico) e Kerr magneto-óptico. 3. Magnetização e susceptibilidade alternada, medidas em baixas temperaturas com o intuito de caracterizar diferentes tipos de ordenamentos magnéticos e extrair informações sobre interações magnéticas em diferentes materiais. 4. Caracterização estrutural e óptica de complexos luminescentes baseados em íons terras raras através das técnicas de difração de raios X e fotoluminescência.
1. Introduction to Solid State Physics, C. Kittel, Wiley 2005. 2. Solid State Chemistry: An Introduction, E.A. Moore, L. E. Smart, CRC Press 2012. 3. Spin Physics in Semiconductors, M. I. Dyakonov, Springer Series in Solid-State Sciences 2008. 4. Magnetism from fundamentals to nanoscale dynamics. J. Stöhr H. C. Siegmann, Springer Series in Solid-State Sciences 2006.