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Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Física
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Física
 
Disciplina: 4300415 - Projetos - ATPA
Projects - ATPA

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 7
Carga Horária Total: 210 h ( Atividades Acadêmicos-Científico-Culturais = 200 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2019 Desativação:

Objetivos
Estudos curriculares apontam que a formação de futuros profissionais não deve se restringir às atividades em sala de aula, ou mesmo em contexto escolar. Ações de educação não-formal precisam ser valorizadas e as atuais diretrizes nacionais para a formação de professores (CNE 2/2015) as regulamentam exigindo que cursos de licenciatura tenham no mínimo 200 horas de Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPAs). Estas atividades serão realizadas ao longo do curso com acompanhamento docente e serão registradas no sistema Júpiter por meio desta disciplina.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
3298395 - Ivã Gurgel
 
Programa Resumido
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPAs).
 
 
 
Programa
São exemplos de ATPA atividades como: participação em eventos acadêmicos, tais como congressos, simpósios, jornadas, seminários etc; participação em atividades culturais relacionadas a ações de formação docente; atuação em projetos de cultura e extensão; atuação em projetos de pesquisa relacionadas à docência ou a atividades educacionais; atuação em projetos sociais relacionados à educação.
 
 
 
Avaliação
     
Método
O detalhamento das atividades que serão consideradas como ATPA, bem como a forma de contabilização das horas para cada uma delas, será definida pela Comissão de Coordenação do Curso de Licenciatura em Física, que indicará anualmente um docente que acompanhará a realização das mesmas pelos graduandos. O mesmo docente será responsável pela avaliação da validade das atividades apresentadas pelos estudantes, com o objetivo de registro do total de 200 horas.
Critério
Apresentação de portfólio de atividades.
Norma de Recuperação
Não há
 
Bibliografia
     
GHANEM, E.; TRILLA, J. Educação Formal e Não-Formal. São Paulo: Summus, 2008. JACOBUCCI, D. Contribuições dos Espaços Não-Formais de Educação para a Formação da Cultura Científica. Em Extensão, vol.7, 2008. ZANETIC, J. Física e Cultura. In: Ciência e Cultura, vol. 57, n. 3, p. 21-24, 2005.
 

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