Estudos curriculares apontam que a formação de futuros profissionais não deve se restringir às atividades em sala de aula, ou mesmo em contexto escolar. Ações de educação não-formal precisam ser valorizadas e as atuais diretrizes nacionais para a formação de professores (CNE 2/2015) as regulamentam exigindo que cursos de licenciatura tenham no mínimo 200 horas de Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPAs). Estas atividades serão realizadas ao longo do curso com acompanhamento docente e serão registradas no sistema Júpiter por meio desta disciplina.
Atividades Teórico-Práticas de Aprofundamento (ATPAs).
São exemplos de ATPA atividades como: participação em eventos acadêmicos, tais como congressos, simpósios, jornadas, seminários etc; participação em atividades culturais relacionadas a ações de formação docente; atuação em projetos de cultura e extensão; atuação em projetos de pesquisa relacionadas à docência ou a atividades educacionais; atuação em projetos sociais relacionados à educação.
GHANEM, E.; TRILLA, J. Educação Formal e Não-Formal. São Paulo: Summus, 2008. JACOBUCCI, D. Contribuições dos Espaços Não-Formais de Educação para a Formação da Cultura Científica. Em Extensão, vol.7, 2008. ZANETIC, J. Física e Cultura. In: Ciência e Cultura, vol. 57, n. 3, p. 21-24, 2005.