O objetivo central desta disciplina é o de construir e desenvolver um material didático de física apresentando objetivos, metodologia e processo de avaliação. Isso passa, também, pelos processos de análise crítica e redimensionamento da proposta ao longo do processo que envolve: aprender a desenvolver um projeto de material didático de física; aprender a executar o projeto, redimensionando e adequando a proposta de material didático ao longo da sua produção; aprender a realizar leitura crítica de outros materiais didáticos de física a partir de critérios bem definidos.
Construção e desenvolvimento de um projeto de material didático. Execução de parte do projeto do material didático. Avaliação do material didático.
- Construção e desenvolvimento de um projeto de material didático. Nesta etapa os/as estudantes constroem um projeto editorial do material didático de física para a educação básica. Como um projeto de ensino, devem ser explicitados: os conteúdos específicos de física, os pressupostos teóricos, os objetivos, a metodologia, o público a que se destina, o período de sua aplicação e os materiais necessários para sua execução. Ao mesmo tempo, devem estar explícitas as ênfases curriculares escolhidas, assim como os elementos e estratégias didáticas de ensino de física que serão adotados. O material deve estar em consonância com esses pressupostos, apresentando coerência e consistência interna. - Execução de parte do projeto do material didático. Nesta etapa, uma amostra significativa do material didático projetado é produzida. Nela devem estar presentes todos os pressupostos apresentados no projeto inicial. Vários recursos didáticos podem ser utilizados, entre eles: textos, experimentos, demonstrações, páginas web, softwares, aplicativos, redes sociais, jogos etc. Estes instrumentos devem ser coordenados entre si de modo que reflitam a proposta editorial feita no planejamento. - Avaliação do material didático. Nesta etapa, todo material didático produzido é apresentado aos colegas de turma, por meio de seminários, que são avaliados pelo professor e pelos outros colegas, por meio de uma análise crítica dos materiais apresentados e que serve como base para repensar o planejamento e os resultados obtidos até o momento.
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