Apresentar ao aluno os princípios e a prática da tecnologia moderna de gerenciamento de informação e conhecimento, no contexto da Educação em Física. Apresentar e treinar o uso de ferramentas colaborativas em rede e as suas aplicações no Ensino de Física. Prover as ferramentas analíticas e conceituais necessárias para fazer escolhas técnicas e tomar decisões na área da tecnologia de informação e comunicação no contexto de instituições educativas.
Nesta disciplina serão apresentados, treinados e colocados em prática: 1. os princípios e técnicas modernas de disseminação e gerenciamento de informação e conhecimento;2. novas tecnologias e ferramentas que permitem colaboração em rede, com ênfase nas tecnologias da Web moderna;3. noções básicas de uso, avaliação e construção de software e mídia digital para aplicações no Ensino de Física e4. aspectos das políticas de adoção e desenvolvimento de TIC.
Uso e avaliação de tecnologia educacional; Hipermídia; Construção e uso de mídias digitais; Mídia social e ferramentas colaborativas em rede no Ensino; Direitos Autorais, Acesso Aberto, Tecnologia e aplicativos Web, Política de TIC nas escolas; Ambientes Virtuais e Ambientes Pessoais de Aprendizagem.
Michael Moore e Greg Kearsley, Educação a Distância: Uma Visão Integrada (Thomson Heinle, 2007). Terry Anderson, The Theory and Practice of Online Learning (Athabasca University Press, 2008), disponível online em http://www.aupress.ca/books/ Terry_Anderson.php. Robin Mason e Frank Rennie, E-Learning and Social Networking Handbook (Routledge, New York, 2008). Yochai Benkler, The Wealth of Networks (Yale University Press, 2006), disponível online em http://www.benkler.org/wealth_of_networks/index.php/Main_Page.