Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Física
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Física
 
Disciplina: 4300459 - Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino de Física
Information and Communication Technology in Physics Teaching

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2011 Desativação:

Objetivos
Apresentar ao aluno os princípios e a prática da tecnologia moderna de gerenciamento de informação e conhecimento, no contexto da Educação em Física. Apresentar e treinar o uso de ferramentas colaborativas em rede e as suas aplicações no Ensino de Física. Prover as ferramentas analíticas e conceituais necessárias para fazer escolhas técnicas e tomar decisões na área da tecnologia de informação e comunicação no contexto de instituições educativas.
 
 
 
Programa Resumido
Nesta disciplina serão apresentados, treinados e colocados em prática: 
1. os princípios e técnicas modernas de disseminação e gerenciamento de informação e conhecimento;
2. novas tecnologias e ferramentas que permitem colaboração em rede, com ênfase nas tecnologias da Web moderna;
3. noções básicas de uso, avaliação e construção de software e mídia digital para aplicações no Ensino de Física e
4. aspectos das políticas de adoção e desenvolvimento de TIC.
 
 
 
Programa
Uso e avaliação de tecnologia educacional; Hipermídia; Construção e uso de mídias digitais; Mídia social e ferramentas colaborativas em rede no Ensino; Direitos Autorais, Acesso Aberto, Tecnologia e aplicativos Web, Política de TIC nas escolas; Ambientes Virtuais e Ambientes Pessoais de Aprendizagem.  
 
 
 
Avaliação
     
Método
Os fundamentos e embasamento teórico serão apresentados por meio de exemplos, estudos de caso e investigações da literatura recente, mas a maior ênfase será em exemplos práticos de uso de computadores, da tecnologia de rede e da Web. Todos os trabalhos, projetos e estudos de caso serão focados no Ensino de Física.
Critério
A avaliação dos alunos será feita pelas contribuições feitas num espaço de trabalho virtual da disciplina e pela participação em sala de aula. No final do semestre será entregue (um relatório de) um projeto feito em grupo. Este projeto final pode ser um relatório final de alguma pesquisa em literatura, um relatório dos resultados de uma aplicação de uma ferramenta em sala de aula ou uma sistematização e documentação de um projeto de construção de algum tipo de software ou “site”.
Norma de Recuperação
Disciplina com 2ª avaliação.
 
Bibliografia
     
Michael Moore e Greg Kearsley, Educação a Distância: Uma Visão Integrada (Thomson Heinle, 2007).  Terry Anderson, The Theory and Practice of Online Learning (Athabasca University Press, 2008), disponível online em http://www.aupress.ca/books/ Terry_Anderson.php. Robin Mason e Frank Rennie, E-Learning and Social Networking Handbook (Routledge, New York, 2008). Yochai Benkler, The Wealth of Networks (Yale University Press, 2006), disponível online em http://www.benkler.org/wealth_of_networks/index.php/Main_Page.
 

Clique para consultar os requisitos para 4300459

Clique para consultar o oferecimento para 4300459

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP