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Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Física
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Física
 
Disciplina: 4300461 - Tecnologia de Ensino de Física I
Technology of Physics Teaching I

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h ( Práticas como Componentes Curriculares = 60 h )
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
Possibilitar aos participantes o domínio de conhecimentos e habilidades relativos à utilização de fundamentação científica no planejamento, execução e avaliação de sistemas de ensino-aprendizagem de física. Concientizar os participantes sobre as limitações do modelo tradicional de ensino e a necessidade de promover-se a transição em direção ao modelo tecnológico. Dar aos participantes os intrumentos necessários para promover a inovação educativa nos diferentes aspectos do ensino, particularmente nos procedimentos em sala de aula, na criação e elaboração de materiais e metodologias intrucionais, no atendimento às características e necessidades individuais do estudante e da sociedade. Capacitar os participantes para a criação de estratégias eficazes e eficientes para o processo ensino-aprendizagem de física, em consonância com a realidade educacional.
 
 
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
Tecnologia da Educação e Tecnologia de Ensino de Física : conceituação e características. Auto-diagnóstico individual e grupal dos participantes, com relação a seus procedimentos docentes. Educação tradicional versus educação fundamentada em Tecnologia Educativa. "Mitologia educativa": crítica à educação convencional. Fundamentos da Tecnologia da Educação: Teorias Psicológicas (Skinner, Gagné, Piaget, Bruner, Ausubel, Rogers, Neill), Teoria de Sistemas, Teoria da Comunicação, Bases Sócio-Antropológicas. Macromodelo e Micromodelo da Tecnologia Educativa. Planejamento e criação de sistema ensino/aprendizagem fundamentado na Tecnologia Educativa. Transferência de Tecnologia da Educação nos níveis de ciência, tecnologia e técnica. Aprendizagem de conceitos em física: conceitos simples e afirmações conceituais (leis, princípios e afirmações científicas). Planejamento e criação de materiais educativos para a aprendizagem de conceitos físicos. Desenvolvimento e aplicação de sistema para a aprendizagem de física, com a utilização de Tecnologia Educativa. Educação Formal, Não-Formal e Informal: conceituação e utilização. Um modelo para a transição da Educação Formal para a Não-Formal. Utilização do modelo de transição para o aperfeiçoamento do processo ensino/aprendizagem em sala de aula. Estratégias não-formais e a criação de processos inovativos no ensino de física. Uso do livro-texto de física em sala de aula, pelo aluno, segundo enfoque derivado da Tecnologia Educativa. Educação à distância no ensino da física: características, estratégias, materiais educativos, esquemas de controle, etc. Emprego da Tecnologia da Educação na criação de "softwares" educativos para a aprendizagem de Física.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Exposições dialogadas, com auxílio de transparências e diapositivos, leituras individuais, debates, jogos e exercícios educativos, trabalhos individuais em grupo.
Critério
Não há provas formais; a avaliação é semanal, a partir de cerca de 25 trabalhos individuais realizados durante o curso.
Norma de Recuperação
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Bibliografia
     
1) Tecnologia da Educação e sua aplicação à aprendizagem de física, C.Z. Dib, São Paulo, Ed. Pioneira, 1974. 2) Developing auto-instructional materials, A.J. Romszowski, London, Kogan Page, 1986. 3) Tecnologia Educacional para el docente, C.B. Chadwick, Barcelona, Paidos, 1987. 4) Instructional Development Paradigms, C.R. Dills & A.J. Romiszowski, Englewood Cliffs, Educational Technology Publications, 1997. 5) Cerca de 50 artigos, separatas, material de referência, etc., entregue aos alunos para leitura, debates e realização de trabalhos.
 

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