Informa??es da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Física
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Física
 
Disciplina: 4300462 - Tecnologia de Ensino de Física II
Technology of Physics Teaching II

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 60 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2009 Desativação:

Objetivos
Possibilitar aos participantes o domínio de conhecimentos e habilidades fundamentais em Tecnologia da Educação, para o planejamento e criação de materiais instrucionais (textos auto-instrutivos interativos, vídeos, CD-ROM, sistemas ensino-aprendizagem disponibilizados via Internet) para a aprendizagem de física. Propiciar aos participantes orientação e apoio para o desenvolvimento de projeto para aprendizagem de física, para níveis médio e superior, com extensão de 50 a 100 páginas, a forma de um um meio instrucional, de sua escolha, com uso de fundamentos derivados da Tecnologia da Educação.
 
 
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
Etapas no planejamento e criação de sistema ensino/aprendizagem de física, segundo enfoque derivado da Tecnologia Educativa: caracterização da população-alvo, especificação de objetivos, análise do conteúdo, hierarquização de conceitos, roteirização, elaboração dos materiais e meios educativos. Técnicas de especificação operacional de objetivos. Planejamento e criação de meios e materiais auto-instrutivos, de natureza interativa, para a aprendizagem de física. Criação de materiais educativos de física (livro-texto, VT, "softwares", hipertextos, etc.) para a implantação de educação à distância. Elaboração de livro-texto de física, interativo e auto-suficiente, para auto-aprendizagem. Desenvolvimento de projeto: criação de livro-texto para a aprendizagem de física (2º ou 3º graus).


 
 
 
Avaliação
     
Método
Exposições dialogadas, leituras individuais e em grupo, trabalhos individuais e em grupo, debates. Desenvolvimento de projeto.
Critério
Não há provas formais; é feita a avaliação a partir de trabalhos individuais e, particularmente, de projeto desenvolvido durante o curso, com extensão média de 50 páginas.
Norma de Recuperação
Trabalho extra.
 
Bibliografia
     
1) Tecnologia da Educação e sua aplicação à aprendizagem de física, C.Z. Dib, São Paulo, Ed. Pioneira, 1974. 2) Developing auto-instructional materials, A.J. Romszowski, London, Kogan Page, 1986. 3) Instructional Development Paradigms, C.R. Dills & A.J. Romiszowski, Englewood Cliffs, Educational Technology Publications, 1997. 4) The technology of text - principles for structuring, designing and displaying text, D.H. Jonassen, ed. Englewood Cliffs, Educational Technology Publications, 1982. 5) Cerca de 30 artigos, separatas, material de referência, etc., entregue aos alunos para leitura, debates e realização de trabalhos.
 

Clique para consultar os requisitos para 4300462

Clique para consultar o oferecimento para 4300462

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2020 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP