Possibilitar aos participantes o domínio de conhecimentos e habilidades fundamentais em Tecnologia da Educação, para o planejamento e criação de materiais instrucionais (textos auto-instrutivos interativos, vídeos, CD-ROM, sistemas ensino-aprendizagem disponibilizados via Internet) para a aprendizagem de física. Propiciar aos participantes orientação e apoio para o desenvolvimento de projeto para aprendizagem de física, para níveis médio e superior, com extensão de 50 a 100 páginas, a forma de um um meio instrucional, de sua escolha, com uso de fundamentos derivados da Tecnologia da Educação.
Etapas no planejamento e criação de sistema ensino/aprendizagem de física, segundo enfoque derivado da Tecnologia Educativa: caracterização da população-alvo, especificação de objetivos, análise do conteúdo, hierarquização de conceitos, roteirização, elaboração dos materiais e meios educativos. Técnicas de especificação operacional de objetivos. Planejamento e criação de meios e materiais auto-instrutivos, de natureza interativa, para a aprendizagem de física. Criação de materiais educativos de física (livro-texto, VT, "softwares", hipertextos, etc.) para a implantação de educação à distância. Elaboração de livro-texto de física, interativo e auto-suficiente, para auto-aprendizagem. Desenvolvimento de projeto: criação de livro-texto para a aprendizagem de física (2º ou 3º graus).
1) Tecnologia da Educação e sua aplicação à aprendizagem de física, C.Z. Dib, São Paulo, Ed. Pioneira, 1974. 2) Developing auto-instructional materials, A.J. Romszowski, London, Kogan Page, 1986. 3) Instructional Development Paradigms, C.R. Dills & A.J. Romiszowski, Englewood Cliffs, Educational Technology Publications, 1997. 4) The technology of text - principles for structuring, designing and displaying text, D.H. Jonassen, ed. Englewood Cliffs, Educational Technology Publications, 1982. 5) Cerca de 30 artigos, separatas, material de referência, etc., entregue aos alunos para leitura, debates e realização de trabalhos.