Organização da orientação para o desenvolvimento de atividades que subsidiem e acompanhem a elaboração individual de uma monografia de fim de curso. O conteúdo a ser abordado nesses trabalhos pode ser amplo, sendo o tema específico de livre-escolha dos/das estudantes, desde que tenha vinculação às práticas de sala de aula na educação básica, ou, ainda, a outras instâncias da educação científica. O projeto a ser desenvolvido deve incluir uma apresentação do tema, acompanhado de sua justificativa, além de um levantamento bibliográfico das contribuições já existentes sobre o assunto. A pesquisa a ser desenvolvida deve apresentar objetivos bem definidos, assim como estratégias claras sobre seu encaminhamento. Da mesma forma, deverão estar presentes tanto a descrição de seu desenvolvimento como os resultados obtidos, além de uma conclusão coerente e consistente.
Desenvolvimento de atividades que subsidiem e acompanhem a elaboração individual de uma monografia de fim de curso. Embora a monografia seja individual, seu acompanhamento pode ser realizado através de reuniões e discussões coletivas, com compartilhamento de realizações.
Eco, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1983. Ludke, M. e Andre, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. Nardi, R. (org.). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. Nardi, R. Memórias da Educação em Ciências no Brasil: a pesquisa em ensino de Física. Revista Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n.1, 2005. Salem, S. Perfil, evolução e perspectivas do Ensino de Física no Brasil. Tese de Doutorado, PPG Interunidades em Ensino de Ciências. São Paulo, IFUSP, 2012. Santos, F e Greca, I. A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí, Unijuí, 2006. Severino, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2002. Artigos de periódicos, dissertações e teses da área de Ensino de Física/Ciências. Artigos apresentados em eventos da área de Ensino de Física/Ciências.