Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Física
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Física
 
Disciplina: 4300490 - Monografia para Licenciatura em Física
Monograph in Physics Teaching

Créditos Aula: 0
Créditos Trabalho: 6
Carga Horária Total: 180 h
Tipo: Anual
Ativação: 01/01/2009 Desativação: 31/12/2019

Objetivos
Promover práticas orientadas diretamente para a atuação profissional futura.
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
292275 - Cristina Leite
3436360 - Valéria Silva Dias
 
Programa Resumido
 
 
 
 
Programa
Orientação para o desenvolvimento de atividades e a elaboração de uma monografia de fim de curso. O conteúdo desses trabalhos é amplo, sendo o tema específico de livre-escolha dos alunos, desde que tenha vinculação às práticas de sala de aula no ensino de primeiro e segundo graus, ou a outras instâncias da educação científica. Deve incluir justificativa do tema e um levantamento das contribuições já existentes sobre o assunto. Deve também apresentar objetivos e estratégias claras, assim como o desenvolvimento e conclusões.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Discussões, trabalhos individuais e coletivos.
Critério
A aprovação da Monografia será realizada pela análise de seu texto, por um/a parecerista indicado/a pela coordenação da disciplina.
Norma de Recuperação
Apenas para aqueles que tiverem apresentado suas monografias e não tiverem sido aprovados. Reapresentação da Monografia, incorporando as críticas e sugestões recebidas quando da primeira avaliação
 
Bibliografia
     
Eco, U. Como se faz uma tese. São Paulo: Perspectiva, 1983.
Ludke, M. e Andre, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
Nardi, R. (org.). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007.
Nardi, R. Memórias da Educação em Ciências no Brasil: a pesquisa em ensino de Física. Revista Investigações em Ensino de Ciências, v. 10, n.1, 2005.
Salem, S. Perfil, evolução e perspectivas do Ensino de Física no Brasil. Tese de Doutorado, PPG Interunidades em Ensino de Ciências. São Paulo, IFUSP, 2012. 
Santos, F e Greca, I. A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí, Unijuí, 2006.
Severino, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2002.
Artigos de periódicos, dissertações e teses da área de Ensino de Física/Ciências.
Artigos apresentados em eventos da área de Ensino de Física/Ciências.
 

Clique para consultar os requisitos para 4300490

Clique para consultar o oferecimento para 4300490

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP