Introduzir os/as estudantes ao Ensino de Física enquanto área de Pesquisa, incluindo suas linhas de pesquisa, seus resultados e contribuições. Apresentar a estrutura geral de um projeto de pesquisa e orientar acerca dos elementos para sua construção.
Temas e questões da Área de Pesquisa em Ensino de Física. Elementos para sua caracterização enquanto Área. Breve histórico e evolução das preocupações, assim como de teorias de aprendizagem e focos de interesse. Principais linhas de pesquisa. Localização das fontes de pesquisa: periódicos e suas especificidades, eventos, dissertações e teses. Desenvolvimento do contexto de uma questão de pesquisa, apresentando orientações para a realização e elaboração de revisões bibliográficas. Estrutura geral de um trabalho de pesquisa na área de Ensino de Física. Metodologias e Estratégias mais utilizadas em pesquisas dessa área. Articulação com enfoques e dimensões educacionais
Bardin, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009. Ludke M. e Andre, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. Moraes, R. e Galiazzi, M. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2015. Nardi, R. (org.). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. Salem, S. Perfil, evolução e perspectivas do Ensino de Física no Brasil. Tese de Doutorado. PPG Interunidades em Ensino de Ciências da USP. São Paulo, IFUSP, 2012. Santos, F e Greca, I. A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. Severino, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2002. Stake, R. Pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Penso, 2011. Artigos de periódicos, dissertações e teses da área de Ensino de Física/Ciências. Artigos apresentados em eventos da área de Ensino de Física/Ciências.