Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 

Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Física
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Física
 
Disciplina: 4300491 - Introdução à Pesquisa em Ensino de Física
Introduction to Research in Physics Teaching

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 15/07/2022 Desativação:

Objetivos
Introduzir os/as estudantes ao Ensino de Física enquanto área de Pesquisa, incluindo suas linhas de pesquisa, seus resultados e contribuições. Apresentar a estrutura geral de um projeto de pesquisa e orientar acerca dos elementos para sua construção. 
 
 
 
Docente(s) Responsável(eis)
292275 - Cristina Leite
3436360 - Valéria Silva Dias
 
Programa Resumido
Temas e questões da Área de Pesquisa em Ensino de Física. Elementos para sua caracterização enquanto Área. Breve histórico e evolução das preocupações, assim como de teorias de aprendizagem e focos de interesse. Principais linhas de pesquisa. Localização das fontes de pesquisa: periódicos e suas especificidades, eventos, dissertações e teses. Desenvolvimento do contexto de uma questão de pesquisa, apresentando orientações para a realização e elaboração de revisões bibliográficas. Estrutura geral de um trabalho de pesquisa na área de Ensino de Física. Metodologias e Estratégias mais utilizadas em pesquisas dessa área. Articulação com enfoques e dimensões educacionais
 
 
 
Programa
Temas e questões da Área de Pesquisa em Ensino de Física. Elementos para sua caracterização enquanto Área. Breve histórico e evolução das preocupações, assim como de teorias de aprendizagem e focos de interesse. Principais linhas de pesquisa. Localização das fontes de pesquisa: periódicos e suas especificidades, eventos, dissertações e teses. Desenvolvimento do contexto de uma questão de pesquisa, apresentando orientações para a realização e elaboração de revisões bibliográficas. Estrutura geral de um trabalho de pesquisa na área de Ensino de Física. Metodologias e Estratégias mais utilizadas em pesquisas dessa área. Articulação com enfoques e dimensões educacionais
 
 
 
Avaliação
     
Método
Aulas expositivas e de discussões. Análise conjunta de trabalhos da área. Elaboração e discussão de revisões bibliográficas. Desenvolvimento de algumas estratégias de pesquisa pelos alunos.
Critério
Adequação e estruturação de um projeto de pesquisa a ser elaborado e apresentado, de acordo com os elementos discutidos ao longo da disciplina.
Norma de Recuperação
Não há 2a avaliação.
 
Bibliografia
     
Bardin, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.
Ludke M. e Andre, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.
Moraes, R. e Galiazzi, M. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2015.
Nardi, R. (org.). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007.
Salem, S. Perfil, evolução e perspectivas do Ensino de Física no Brasil. Tese de Doutorado. PPG Interunidades em Ensino de Ciências da USP. São Paulo, IFUSP, 2012. 
Santos, F e Greca, I. A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.
Severino, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2002.
Stake, R. Pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Penso, 2011.
Artigos de periódicos, dissertações e teses da área de Ensino de Física/Ciências.
Artigos apresentados em eventos da área de Ensino de Física/Ciências.
 

Clique para consultar os requisitos para 4300491

Clique para consultar o oferecimento para 4300491

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2024 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP