Apresentar ao aluno, de forma sistemática, a Área de Pesquisa em Ensino de Física, caracterizando a natureza dos trabalhos desenvolvidos, assim como resultados já estabelecidos. Capacitar o aluno a elaborar um projeto de pesquisa nessa área, sobre tema de seu interesse. Esse projeto poderá ser desenvolvido como Monografia de Final de Curso, embora o desenvolvimento do projeto e elaboração da monografia não esteja incluída nessa disciplina.
Temas e questões da Área de Ensino de Física. Caracterização da Área: Breve histórico e evolução de teorias de aprendizagem e focos de interesse. Principais linhas de pesquisa. Principais fontes de pesquisa: periódicos, eventos, dissertações e teses. Contexto de uma questão de pesquisa: orientações para uma revisão bibliográfica. Estrutura de um trabalho de pesquisa na área de Ensino de Física. Metodologias e Estratégias de Pesquisa na área de Ensino de Física. Enfoques educacionais.
Bardin, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009. Ludke M. e Andre, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986. Moraes, R. e Galiazzi, M. Análise Textual Discursiva. Ijuí: Ed. Unijuí, 2015. Nardi, R. (org.). A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007. Salem, S. Perfil, evolução e perspectivas do Ensino de Física no Brasil. Tese de Doutorado. PPG Interunidades em Ensino de Ciências da USP. São Paulo, IFUSP, 2012. Santos, F e Greca, I. A pesquisa em Ensino de Ciências no Brasil e suas metodologias. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006. Severino, A. J. Metodologia do Trabalho Científico. São Paulo: Cortez, 2002. Stake, R. Pesquisa qualitativa. Porto Alegre: Penso, 2011. Artigos de periódicos, dissertações e teses da área de Ensino de Física/Ciências. Artigos apresentados em eventos da área de Ensino de Física/Ciências.