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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Física
 
Disciplinas Interdepartamentais do Instituto de Física
 
Disciplina: 4302213 - Física Experimental III
Experimental Physics III

Créditos Aula: 4
Créditos Trabalho: 2
Carga Horária Total: 120 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Disciplinas experimentais devem contribuir para sedimentar nos estudantes as bases da metodologia científica bem como apresentar com clareza a importância das atividades experimentais no processo de produção do conhecimento. A fim de se atingir esse objetivo, deve-se dar ênfase ao desenvolvimento da habilidade de analisar e interpretar quantitativa e rigorosamente as medidas realizadas, com o uso dos princípios da teoria de erros, conhecimento sobre a instrumentação utilizada e de técnicas avançadas de análise de dados, inclusive simulações computacionais, assim como a habilidade de avaliar os resultados obtidos, comparando-os com teorias, modelos e outros experimentos, identificando limitações e propondo aprimoramentos. Todas as atividades devem ser planejadas para estimular o raciocínio e senso crítico, bem como para orientar o desenvolvimento da capacidade de trabalho coletivo dos alunos.
Nesta disciplina deve ser adotada uma postura onde a compreensão física e a percepção intuitiva dos conceitos de medida e sua incerteza sejam enfatizadas.
Cada experimento deve ser realizado ao longo de algumas semanas não havendo, em um semestre letivo, mais do que cinco experimentos.
O objetivo desta disciplina é aprofundar as bases da metodologia científica através de experimentos complexos envolvendo, principalmente, aspectos do eletromagnetismo, dentre os quais:
1. Circuitos elétricos em corrente contínua e alternada
2. Medidas de campos elétricos e magnéticos
3. Movimento de partículas em campos elétricos e magnéticos
4. Aspectos das leis de Gauss, Ampère e Faraday
Introduzir conceitos sobre:
1. Aperfeiçoamento do conceito físico de medida.
2. Aprendizado de técnicas para a realização de medidas científicas, tratamento e apresentação dos resultados.
3. Aprofundamento à teoria de probabilidades e sua aplicação no tratamento de dados experimentais.
4. Desenvolvimento de espírito crítico na confrontação de modelos teóricos e resultados experimentais.
5. Desenvolvimento da capacidade de leitura e redação de textos científicos.
6. Desenvolvimento da habilidade de aplicar conhecimentos adquiridos em novas situações.
 
 
 
Programa Resumido
ok
 
 
 
Programa
Estudar experimentalmente aspectos do eletromagnetismo, dentre os quais:
1. Circuitos elétricos em corrente contínua e alternada
2. Medidas de campos elétricos e magnéticos
3. Movimento de partículas em campos elétricos e magnéticos
4. Aspectos das leis de Gauss, Ampère e Faraday
Através da realização de experimentos diversos, desenvolver habilidades para:

1. praticar tomadas de dados cuidadosas e sistemáticas;
2. identificar a existência e quantificar incertezas experimentais;
3. desenvolver a análise crítica do conjunto de dados.
Para o tratamento de dados, introduzir formalmente os conceitos de:
1. distribuições de probabilidade, incluindo gaussiana, binomial e de Poisson;
4. Métodos diversos de ajustes de funções. Ajustes de funções não lineares.
5. Testes de significância. O teste-t de Student
Para a análise, síntese e apresentação dos resultados:
1. sistematizar a apresentação e análise dos dados através de tabelas gráficos e histogramas;
2. continuar estimulando a utilização do computador para a organização e análise de dados. Pode-se ampliar a utilização do computador, estimulando a utilização de simulações na descrição e previsão dos resultados;
3.obter da compilação dos dados as informações sobre o experimento e sobre o fenômeno físico em questão;
4. realizar comparações de resultados obtidos por diferentes metodologias;
5. criticar discrepâncias encontradas, levando em conta limitações experimentais e teóricas envolvidas na obtenção dos resultados.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Experimentos diversos focando principalmente aspectos do eletromagnetismo.
O formato adotado para a disciplina é o do laboratório aberto, ou seja, os alunos têm uma aula formal, de duas horas, no início da semana, onde são discutidos objetivos, métodos e análises anteriores. Neste formato, os alunos têm os laboratórios à disposição durante a semana para fazer as medições propostas, através de reserva antecipada.
Critério
Sínteses de experimentos, relatórios de experimentos, apresentações orais, desenvolvimento de projetos e provas.
Norma de Recuperação
Não há.
 
Bibliografia
     
1. Fundamentos da Teoria de Erros, J. H. Vuolo, Ed. Edgard Blucher ltda.
2. Tratamento estatístico de dados em física experimental, O. Helene e V. Vanin, ed. Edgard Blucher.
 

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