Disciplinas experimentais devem contribuir para sedimentar nos estudantes as bases da metodologia científica bem como apresentar com clareza a importância das atividades experimentais no processo de produção do conhecimento. A fim de se atingir esse objetivo, deve-se dar ênfase ao desenvolvimento da habilidade de analisar e interpretar quantitativa e rigorosamente as medidas realizadas, com o uso dos princípios da teoria de erros, conhecimento sobre a instrumentação utilizada e de técnicas avançadas de análise de dados, inclusive simulações computacionais, assim como a habilidade de avaliar os resultados obtidos, comparando-os com teorias, modelos e outros experimentos, identificando limitações e propondo aprimoramentos. Todas as atividades devem ser planejadas para estimular o raciocínio e senso crítico, bem como para orientar o desenvolvimento da capacidade de trabalho coletivo dos alunos.Os objetivos gerais das disciplinas de Física Experimental VI são:1. Consolidar a independência do aluno do ponto de vista experimental e científico.2. Introduzir experimentos de física contemporânea de modo a ampliar seus horizontes e dar-lhe uma visão mais ampla da física atual.3. explorar técnicas avançadas para realização de medidas;4. realizar simulações de modo a planejar experimentos e entender resultados experimentais;5. saber resolver ambiguidades experimentais. Identificar e saber tratar dados correlacionados (covariância);6. explorar fenômenos físicos complexos, nos quais previsões teóricas se mostram insuficientes para o entendimento completo do problema;7. divulgar resultados através de textos compactos, como artigos científicos;8. confrontar resultados e debater experimentos através de apresentações orais.
ok
Aperfeiçoamento de técnicas de tomada e análise de dados. Todo o conteúdo das disciplinas de física Experimental I a V é novamente revisado e explorado de modo a permitir o amadurecimento do aluno em metodologia científica.A disciplina consta de uma lista de experimentos propostos em Física Contemporânea com o uso de laboratórios de pesquisa do IFUSP para seu desenvolvimento. Laboratórios de outras unidades também devem ser considerados, quando necessários.
1. Fundamentos da Teoria de Erros, J. H. Vuolo, Ed. Edgard Blucher ltda.2. Tratamento estatístico de dados em física experimental, O. Helene e V. Vanin, ed. Edgard Blucher.