Desenvolver técnicas de tratamento estatístico de dados experimentais bem como apresentar e demonstrar suas propriedades gerais, usando o formalismo da teoria de probabilidade. O estudante deverá, após o curso, ser capaz de tratar de forma rigorosa seus dados e, quando necessário, aprofundar seus conhecimentos e resolver problemas mais complexos.
Revisão dos métodos de análise de medidas de uma grandeza, no caso de dados gaussianos e no caso geral, funções de probabilidade de X2, t de Student e F de Fisher; revisão dos métodos de ajuste de parâmetros; covariância e correlação entre grandezas, funções densidade de probabilidade das estimativas. Teoria da Probabilidade e fundamentação dos métodos de inferência estatística; intervalos de confiança paramétricos e não paramétricos; o método do bootstrap. Os métodos da Máxima Verossimilhança e dos Mínimos Quadrados, propriedades desses métodos e limites de aplicabilidade. Método matricial de ajuste de parâmetros de funções (lineares ou não) com dados correlacionados; inclusão de vínculos lineares entre os parâmetros. Exemplos, aplicações e algoritmos estão dispersos ao longo do curso. Observação: Quando for necessário recorrer à computação, os cálculos serão desenvolvidos com o programa Mathematica, que dispõe de uma base de funções estatísticas grande e organizada; esse programa está disponível a todos os estudantes e docentes da USP, por meio de licença institucional (www.cce.usp.br). Os estudantes poderão usar qualquer ferramenta computacional na elaboração de seus seminários, mas o horário das aulas práticas nas primeiras semanas será usado para uma introdução à computação dos métodos estatísticos com o Mathematica, de modo que todos possam usar uma linguagem de alto nível adequada aos cálculos necessários na análise de dados.
Texto Principal: - “Análise Estatística de Dados em Ciências Experimentais”, V.R. Vanin, P. Gouffon e Otaviano Helene. Outros Textos: - O. Helene e V.R. Vanin, “Tratamento Estatístico de Dados em Física Experimental”, Edgard Blucher, 2ª ed. (1991). - O. Helene – “Método dos Mínimos Quadrados com Formalismo Matricial”, Editora Livraria da Física, 2006.