Ensinar aos estudantes os fundamentos e a prática do processamento de dispositivos (opto)eletrônicos em sala limpa, apresentando-lhes cada uma das etapas importantes do processo do ponto de vista teórico e depois do ponto de vista experimental usando o método “hands on” (mão na massa). Será usada apenas a infraestrutura do nosso laboratório (Laboratório de Novos Materiais Semicondutores) que é autossuficiente para esta disciplina (https://portal.if.usp.br/mbe/pt-br/node/323).
-Sala limpa (classificação, fabricação, funcionamento, componentes externos, módulos internos, segurança, vestimentas, manutenção). -Fotolitografia (fundamentos, outros tipos de litografia, limpeza das amostras e ferramentas, fotorresiste positivo e negativo, spinner, 1ª cura (soft bake)). -Máscaras (design, programas, camadas, substratos (blanks), modos de fabricação, fotolitografia sem máscara). -Alinhadora de máscaras (fundamentos, operação, resolução, modo de soft & hard contact). -Transferência do padrão na amostra (revelação, 2ª cura (hard bake), tipos de corrosão (seca e úmida), perfil de corrosão). -Avaliação da profundidade da corrosão (tipos de perfilômetro, fundamentos e operação do perfilômetro mecânico, taxa de corrosão, ajuste da corrosão). -Preparação para a metalização dos contatos elétricos (segunda etapa de litografia, inversão de imagem, alinhamento dos padrões, revelação, limpeza com plasma de oxigênio (ashing), remoção do óxido da amostra). -Metalização dos contatos (tipos de evaporadora, fundamentos e operação de uma evaporadora por feixe de elétrons (e-beam), tipos de contatos elétricos (ôhmicos e Schottky), lift off). -Recozimento rápido (RTA) dos contatos (fundamentos e operação do sistema RTA, ligas ôhmicas, perfil de difusão). -Teste dos dispositivos com probe station (fundamentos e operação da probe station, fundamentos e operação do analisador de parâmetros semicondutores, curvas I-V, curvas C-V). -Microssoldas com fios de ouro (tipos de chip carrier, fundamentos e operação da microssoldadora (wirebonder), tipos de contatos (ball bonding, wedge bonding)). -Teste de dispositivos em baixas temperaturas (fundamentos de vácuo e criogenia, operação de uma bomba de vácuo e de um criostato, medidas de curvas I-V a 77K).
Modern GaAs Processing Methods, by Ralph Williams, ISBN-13: 978-0-89006-343-9 Fabrication of GaAs devices, by Albert G. Baca and Carol I. H. Ashby,ISBN-13: 978-1-84919-067-1