Informações da Disciplina

 Preparar para impressão 
Júpiter - Sistema de Graduação

Instituto de Física
 
Disciplinas Interdepartamentais do IF - Outras Unidades
 
Disciplina: 4310115 - Laboratório de Fisica I
Laboratory of Physics I

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2010 Desativação:

Objetivos
Desenvolver a capacidade de observação, compreensão e análise de um fenômeno físico. Utilizar corretamente escalas lineares e logarítmicas nos gráficos. Avaliar a precisão de vários instrumentos de medida e das medições. Iniciação propagação de erros e ajuste de retas.
 
 
 
Programa Resumido
 
 
 
Programa
Medidas físicas. Instrumentos de medida. Precisão e algariamos significativos. Erros sistemáticos e erros estatísticos. Histogramas, médias e desvios. Representação gráfica de uma lei física. Ajuste de curvas. O programa dese ser ilustrado com uma série de experiências simples envolvendo conceitos já conhecidos pelo estudante quando de seu ingresso na Universidade (cinemática e dinâmica de partícula, calorimetria, ótica geométrica, circuitos de corrente contínua...). Ao término do curso, o estudante deve estar dominando o uso de escalas lineares, semi-log e log-log e saber empregar corretamente vários instrumentos de medida (de comprimento, tempo, massa, temperatura, grandezas elétricas,...) com diferentes níveis de precisão.
 
 
 
Avaliação
     
Método
Cada grupo é dividido em turmas A e B. Cada turma terá aula de laboratório em semanas alernadas. Inicia com um exercício de análise de dados, um experimento e tomada de dados e análise. O aluno entrega o relatório do experimento na semana seguinte.
Critério
Notas médias obtidas nos exercícios (E) e dos relatórios das 6 experiências (R) e uma prova semestral (P). A média M é calculada como M = (4R+E+P)/10. Para aprovação do curso, o aluno deve obter M superior a 5,0 (cinco).
Norma de Recuperação
Sem 2a avaliação.
 
Bibliografia
     
1) Introdução à Teoria de Erros, J.H. Vuolo, IFUSP, 1999. 2) Tratamento estatístico de dados, O.M. Helene e V.R. Vanin, Ed. Edgard Blucher, 1991.
 

Clique para consultar os requisitos para 4310115

Clique para consultar o oferecimento para 4310115

Créditos | Fale conosco
© 1999 - 2019 - Superintendência de Tecnologia da Informação/USP