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Júpiter - Sistema de Gestão Acadêmica da Pró-Reitoria de Graduação


Instituto de Física
 
Disciplinas Interdepartamentais do IF - para EP
 
Disciplina: 4323201 - Física Experimental A
Experimental Physics A

Créditos Aula: 2
Créditos Trabalho: 0
Carga Horária Total: 30 h
Tipo: Semestral
Ativação: 01/01/2015 Desativação:

Objetivos
Os objetivos da disciplina Física Experimental A são: 
a) estabelecer um ambiente de trabalho ativo “hands on” que ensine e exercite o estudo experimental de um fenômeno de forma sistemática e organizada, através da interação ativa com o mundo físico (através de instrumentos, materiais etc.) visando a obtenção dos resultados desejados;
b) proporcionar oportunidade de aprender e aplicar metodologias de investigação experimental que contribuam para a compreensão dos resultados obtidos (teste de hipóteses, métodos estatísticos, análise de incertezas, tratamento de dados, gráficos, instrumentação);
c) proporcionar oportunidade de revisão de conceitos teóricos aprendidos através da experimentação ativa e participativa.

Ao final, espera-se que o aluno seja capaz de:
a) Planejar e executar um experimento à luz da teoria conhecida, que gere uma medida ou um resultado desejado;
b) Compreender a necessidade de uma abordagem investigativa (experimental) de fenômenos da Natureza;
c) Dominar métodos de análise e apresentação de resultados que permitam obter a grandeza desejada (teste de hipóteses, métodos estatísticos, análise de incertezas, tratamento de dados, gráficos, instrumentação);
d) Trabalhar de forma organizada e cooperativa.
 
 
 
Programa Resumido
 
 
 
 
Programa
A cada semestre a equipe deverá escolher 5 experiências dentre as listadas abaixo:

Física Experimental A (Mecânica)

1) Mesa de ar: colisões 2-D e forças centrais.
2) Plano inclinado: carrinho + mola / cinemática + estática
3) Pêndulo simples (explorando, inclusive, o comportamento para grandes ângulos)
4) Roda de inércia com queda de pesos - conservação de momento angular.
5) Pêndulo de torção (movimento oscilatório com e sem amortecimento).
6) Cordas vibrantes (determinação da relação entre frequência, tensão e densidade linear da corda)
7) Viscosidade (viscosímetro de Stokes)
8) Ponte de treliças (estática).
 
 
 
Avaliação
     
Método
Realização de experiências em Laboratório Didático.
Critério
Relatórios tipo formulário para serem preenchidos durante a aula e entregues ao final da aula para o professor. O professor deverá pontuar os relatórios com { 0, 1 ou 2} no prazo de 1 semana. Relatórios com nota menor que 2 poderão ser refeitos e reapresentados até a aula seguinte, a critério do aluno. A média final de relatórios deverá ser normalizada para 10 (dez). O aluno que alcançar média final maior ou igual a 5,0 será considerado aprovado.
Norma de Recuperação
Sem recuperação.
 
Bibliografia
     
1. A.P. French, Mecânica Newtoniana, Curso de Física do MIT, volume 3, Ed. Reverté, 2006; 
2. H.M. Nussenzveig, Mecânica, Curso de Física Básica, vol. I.;
3. R.A. Serway, Física 1, 3a Edição, 1996.
4. H. M. Nussenzveig, Curso de Física Básica, vol. 2;
5. R.A. Serway, Física 1 e Física 2, 3a Edição, 1996;
6. Sears & Zemansky, Física Universitária.
 

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