Os objetivos da disciplina Física Experimental A são: a) estabelecer um ambiente de trabalho ativo “hands on” que ensine e exercite o estudo experimental de um fenômeno de forma sistemática e organizada, através da interação ativa com o mundo físico (através de instrumentos, materiais etc.) visando a obtenção dos resultados desejados;b) proporcionar oportunidade de aprender e aplicar metodologias de investigação experimental que contribuam para a compreensão dos resultados obtidos (teste de hipóteses, métodos estatísticos, análise de incertezas, tratamento de dados, gráficos, instrumentação);c) proporcionar oportunidade de revisão de conceitos teóricos aprendidos através da experimentação ativa e participativa.Ao final, espera-se que o aluno seja capaz de:a) Planejar e executar um experimento à luz da teoria conhecida, que gere uma medida ou um resultado desejado;b) Compreender a necessidade de uma abordagem investigativa (experimental) de fenômenos da Natureza;c) Dominar métodos de análise e apresentação de resultados que permitam obter a grandeza desejada (teste de hipóteses, métodos estatísticos, análise de incertezas, tratamento de dados, gráficos, instrumentação);d) Trabalhar de forma organizada e cooperativa.
A cada semestre a equipe deverá escolher 5 experiências dentre as listadas abaixo:Física Experimental A (Mecânica)1) Mesa de ar: colisões 2-D e forças centrais. 2) Plano inclinado: carrinho + mola / cinemática + estática3) Pêndulo simples (explorando, inclusive, o comportamento para grandes ângulos)4) Roda de inércia com queda de pesos - conservação de momento angular.5) Pêndulo de torção (movimento oscilatório com e sem amortecimento).6) Cordas vibrantes (determinação da relação entre frequência, tensão e densidade linear da corda)7) Viscosidade (viscosímetro de Stokes)8) Ponte de treliças (estática).
1. A.P. French, Mecânica Newtoniana, Curso de Física do MIT, volume 3, Ed. Reverté, 2006; 2. H.M. Nussenzveig, Mecânica, Curso de Física Básica, vol. I.; 3. R.A. Serway, Física 1, 3a Edição, 1996.4. H. M. Nussenzveig, Curso de Física Básica, vol. 2; 5. R.A. Serway, Física 1 e Física 2, 3a Edição, 1996; 6. Sears & Zemansky, Física Universitária.