Os objetivos da disciplina Física Experimental B são: a) estabelecer um ambiente de trabalho ativo “hands on” que ensine e exercite o estudo experimental de um fenômeno de forma sistemática e organizada, através da interação ativa com o mundo físico (através de instrumentos, materiais etc.) visando a obtenção dos resultados desejados;b) proporcionar oportunidade de aprender e aplicar metodologias de investigação experimental que contribuam para a compreensão dos resultados obtidos (teste de hipóteses, métodos estatísticos, análise de incertezas, tratamento de dados, gráficos, instrumentação);c) proporcionar oportunidade de revisão de conceitos teóricos aprendidos através da experimentação ativa e participativa.Ao final, espera-se que o aluno seja capaz de:a) Planejar e executar um experimento à luz da teoria conhecida, que gere uma medida ou um resultado desejado;b) Compreender a necessidade de uma abordagem investigativa (experimental) de fenômenos da Natureza;c) Dominar métodos de análise e apresentação de resultados que permitam obter a grandeza desejada (teste de hipóteses, métodos estatísticos, análise de incertezas, tratamento de dados, gráficos, instrumentação);d) Trabalhar de forma organizada e cooperativa.
A cada semestre a equipe deverá escolher 5 experiências dentre as listadas abaixo:Física Experimental B (eletromagnetismo):1) Balança de corrente2) Balança Eletrostática3) Velocidade da onda eletromagnética num cabo coaxial (linha de transmissão)4) Difração e interferência ótica5) Espectroscopia ótica 6) Constante de Planck (limiar de emissão de diodos)
1. Física III e Física IV, Young & Freedman, 12a. Edição, Pearson & Addison-Wesley, 2009. 1. " 2. Volumes 3 e 4 do ``Curso de Física Básica'', Moysés Nussenzveig, Ed. Edgard Blücher. 3. Volumes 1, 2 e 3 do ``The Feynman Lectures on Physics'', R. P. Feynman, R. B. Leighton e M. Sands, Addison-Wesley Pub. Co