Introduzir ao estudante a reflexão sobre as relações entre a química, seu desenvolvimento científico, suas aplicações tecnológicas, e a sociedade. Proporcionar a compreensão do desenvolvimento científico como um processo de produção histórico/social. Refletir sobre o papel da educação científica frente às atuais necessidades e complexidade da sociedade moderna.
Ciência e sociedade. A produção científica na atualidade. Educação científica.
1. Relações entre ciência e sociedade: Conseqüências dos progressos técnicos/científicos sobre o trabalho, meio ambiente, tecnologia e mentalidades. Questões éticas, sociais e filosóficas colocadas pelos avanços do conhecimento científico. A indústria química e o desenvolvimento econômico. 2. Os determinantes da pesquisa e inovação: Fontes de financiamento para o desenvolvimento científico, o papel dos órgãos públicos e da iniciativa privada.3. Ciência e educação científica: Alfabetização científica para o exercício da cidadania. Divulgação científica e a mídia.
H. COLLINS e T. PINCH, O Golem - O Que Você Deveria Saber Sobre a Ciência, São Paulo, Edunesp, 2003.A. CHALMERS, O Que é Ciência Afinal? São Paulo, Brasiliense, 1993.I.V. PETRIANOV e D.N. TRIFONOV, A Lei Grandiosa, Moscou, Mir, 1987.N. WITKOWSKI (Coord.), Ciência e Tecnologia Hoje, São Paulo, Editora Ensaio, 1995.